Streaming
Publicidade

Por Maria Alice Freire, da Redação


Criar um podcast no Spotify é o desejo de muitos usuários. A possibilidade de falar sobre diversos assuntos em diferentes formatos tem atraído não só ouvintes para a podosfera, mas também novos criadores de conteúdo: só em 2021 foram publicados mais de 1,2 milhão de novos podcasts no Spotify. Mas criar e gravar um podcast do zero ainda pode parecer um desafio para aqueles que nunca tiveram contato com a produção de um programa em áudio. Pensando nisso, o Spotify compartilhou, com exclusividade ao TechTudo, seis dicas para fazer um podcast.

Vale ressaltar que o Spotify tem um programa para dar visibilidade a criadores de conteúdo iniciantes. Trata-se do RADAR Podcasters, iniciativa em que o streaming seleciona dois ou três criadores em ascensão entre os milhões de podcasters que usam a Anchor, a plataforma de criação de podcast do Spotify. Uma vez selecionados, os podcasters escolhidos se beneficiarão de oportunidades editoriais e promocionais no Spotify, como a inclusão na playlist local RADAR Podcasters Brasil, o que pode impulsionar o alcance da audiência.

Como criar um podcast: Spotify dá dicas exclusivas para criadores de conteúdo iniciantes — Foto: Getty Images
Como criar um podcast: Spotify dá dicas exclusivas para criadores de conteúdo iniciantes — Foto: Getty Images

Como mudar o nome de usuário do Spotify? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

1. Escolha o tópico e formato de podcast

Segundo o Spotify, o primeiro passo para criar um podcast é definir o tema do programa. Uma boa dica para estar sempre motivado a gravar é escolher um assunto que você gosta. Se você é apaixonado por cinema, por exemplo, pode ser interessante fazer um programa para comentar os últimos lançamentos de filmes. Escolhido o tema, defina o seu público-alvo. Seguindo o exemplo dado, um podcast sobre cinema pode ser direcionado para diferentes audiências, como apreciadores de filmes clássicos, fãs da cultura geek e interessados em títulos fora do circuito comercial.

A escolha do assunto e formato do seu podcast são primordiais no processo de criação — Foto: Unsplash
A escolha do assunto e formato do seu podcast são primordiais no processo de criação — Foto: Unsplash

Depois, é preciso decidir qual será a estrutura e formato do podcast. Quantos minutos os episódios terão, em média? O programa será um monólogo, um bate-papo com amigos ou terá entrevistas com convidados? É importante tomar todas essas decisões antes de começar, de fato, a criar o programa.

2. Prepare seu episódio piloto

Em seguida, é preciso montar o roteiro do seu primeiro episódio. Ele vai ser muito importante para apresentar o seu conteúdo e mostrar para o público o que eles podem esperar do programa. Para começar a construção do roteiro, o Spotify recomenda fazer uma breve introdução sua e do seu podcast. Esta é uma forma dos seus ouvintes te conhecerem melhor e entenderem como você vai trabalhar.

Construa um roteiro para definir detalhes técnicos e não esquecer nenhuma informação importante — Foto: Unsplash
Construa um roteiro para definir detalhes técnicos e não esquecer nenhuma informação importante — Foto: Unsplash

Nesse processo, também vale demarcar a identidade sonora do seu programa. Você pode, por exemplo, escolher algumas músicas disponíveis na biblioteca do Anchor para usar na abertura e nas transições. Além disso, o Spotify recomenda que você prepare e padronize um encerramento para os episódios. É este o momento de dar os créditos à sua equipe e divulgar seu perfil das redes sociais.

3. Prepare-se para gravar

Depois de finalizar o roteiro, é hora de gravar. Para isso, é importante investir em um bom microfone para podcast — que não necessariamente precisa ser caro. Independente da qualidade de captação do aparelho, o Spotify recomenda que você escolha um lugar agradável e sem muitos ruídos. Por isso, tente minimizar o som ao seu redor.

Escolha um lugar calmo e sem barulhos externos para gravar seu podcast — Foto: Reprodução/Unsplash
Escolha um lugar calmo e sem barulhos externos para gravar seu podcast — Foto: Reprodução/Unsplash

Vale, por exemplo, fechar a janela para não entrar barulhos externos ou até mesmo desligar alguns eletrodomésticos que possam atrapalhar a gravação, como ventiladores e ar condicionado. Outra dica importante é ficar bem próximo ao microfone. Desse jeito, você parece mais envolvido na conversa e evita parecer distante dos ouvintes.

4. Edite o episódio

Para uma edição de alta qualidade, o Spotify recomenda seguir alguns passos básicos. A primeira etapa é importar as gravações para a plataforma Anchor (anchor.fm). Lá, você pode cortar os arquivos de áudio no e selecionar quais trechos você quer usar. O editor também conta com o recurso de música de fundo inteligente, que te ajuda a escolher e ajustar uma música de background. Assim, o volume não fica muito alto e nem muito baixo em relação à sua voz.

Recursos do Anchor permitem adicionar música de fundo e fazer transições — Foto: Unsplash
Recursos do Anchor permitem adicionar música de fundo e fazer transições — Foto: Unsplash

Outro recurso interessante do editor são as "Transições do Anchor". Com elas, é possível escolher uma música para suavizar os cortes do programa. As transições também podem ser usadas para demarcar a passagem de um bloco para o outro, por exemplo. Depois de finalizar a edição, basta salvar o áudio final.

5. Publique o podcast

Com a edição pronta, você já pode publicar o seu podcast. De acordo com o Spotify, é importante escolher um título curto, com no máximo 30 caracteres, e que represente o programa. Além disso, o podcast vai precisar de uma descrição, que também não deve ser muito longa. Pense em algo interessante e que reflita o tom do conteúdo em menos de 100 palavras.

Escolha um título e uma descrição breve para o seu podcast — Foto: Unsplash
Escolha um título e uma descrição breve para o seu podcast — Foto: Unsplash

Outra escolha a ser feita é a capa do podcast. O Anchor disponibiliza um criador de capas com diversas imagens disponíveis. Basta escolher uma do acervo, personalizar o texto e pronto. Feito isso, você já pode começar a distribuir o seu podcast nas plataformas de streaming. É possível que elas demorem algumas horas ou dias para publicar o programa. Assim que o podcast estiver disponível, basta compartilhá-lo nas suas redes sociais para começar a ganhar ouvintes.

6. Escolha a frequência de publicação

Por fim, é preciso decidir de quanto em quanto tempo você irá publicar novos episódios. Assim, o público pode saber quando esperar por novos capítulos, e você consegue ter um "termômetro" para analisar o crescimento da audiência.

De acordo com o Spotify, programas publicados todos os dias ou com mais de um episódio por semana têm taxa de crescimento mais rápida. Mas nada impede que você comece lançando conteúdos quinzenais e estipule outras metas de crescimento ao longo do tempo.

É importante definir uma frequência de publicação para o podcast — Foto: Unsplash
É importante definir uma frequência de publicação para o podcast — Foto: Unsplash

Além disso, é comum que muitos podcasters dividam os programas em temporadas. Elas podem variar entre seis e 20 episódios, o que permite ao criador de conteúdo tirar um descanso entre o final de uma e o início de outra.

Veja também: como colocar música do Spotify no Instagram

Como colocar música do Spotify no Instagram

Como colocar música do Spotify no Instagram

Mais recente Próxima Golpe oferece Netflix de graça para roubar seus dados; saiba se proteger
Mais do TechTudo