Apple Intelligence x Galaxy AI: compare IAs do iPhone e da Samsung
Apple Intelligence e Galaxy AI estão nos smartphones top de linha da Samsung e iPhone; ferramentas de inteligência artificial apresentam prós e contras; compare
Apple Intelligence e Galaxy AI são as inteligências artificiais (IA) nativas de aparelhos da Apple e da Samsung, respectivamente. As tecnologias foram anunciadas como assistentes virtuais, para facilitar o dia a dia de usuários dos celulares dos sistemas operacionais, principalmente em tarefas do dia a dia. A tecnologia do iPhone, por exemplo, promete uma Siri mais humanizada, integração com o ChatGPT e notificações prioritárias. Já o software da big tech coreana pretende se destacar por recursos avançados voltados para edição de imagem, traduções simultâneas e ferramentas de escrita.
No entanto, mesmo com avanços, os recursos de IA apresentam falhas, pontuadas por especialistas e usuários de ambas marcas. Pensando nisso, o TechTudo montou um comparativo entre as inteligências artificiais do iPhone e da Samsung. Nas próximas linhas, conheça mais detalhes sobre a Apple Intelligence e a Galaxy AI, e entenda qual é a melhor para você.
📝 Google Fotos cheio, o que fazer? Saiba mais no Fórum do TechTudo
Apple Intelligence apresenta novos recursos de escrita e Siri humanizada
A Apple Intelligence chega aos smartphones com novas Ferramentas de Escrita. O recurso revisa textos, reescreve e sugere versões mais completas, além de indicar o tom ideal e palavras apropriadas para cada situação. Além disso, é possível também resumir textos e páginas da web no Safari. A funcionalidade ainda tem integração ao ChatGPT, que possibilita que o recurso seja utilizado em conjunto com a Siri para esclarecer dúvidas sobre fotos, documentos ou qualquer outro tema.
A assistente virtual da Apple também recebeu melhorias. Agora, ela apresenta nuances mais naturais e pode reconhecer o contexto pessoal do usuário para garantir um desempenho mais eficiente e personalizado.
Outro destaque da inteligência artificial da Apple é a edição de imagens. Com o app Playground de Imagens, é possível gerar e editar imagens em diferentes estilos e conceitos a partir de uma simples descrição. Além disso, os usuários podem criar emojis do zero. A criação é feita diretamente pelo teclado do dispositivo, ajustando os detalhes até alcançar o resultado desejado.
Galaxy AI: recursos de edição de imagens impressionam
O Galaxy AI também tem recursos avançados voltados para edição de imagens. Um deles é a Sugestão de Edição, que analisa uma mídia e propõe melhorias para otimizar a imagem. Outro destaque é a Edição de Fotos Generativa, onde, com o auxílio da IA, o usuário pode inserir, remover ou substituir elementos em fotos e vídeos. Já a funcionalidade Câmera Lenta Instantânea permite transformar qualquer trecho de um vídeo em slow motion.
Outro recurso que se destaca no Galaxy AI é o Circle to Search, ou Circule para Pesquisar em português. Como o nome sugere, basta circular um ponto em uma imagem para receber informações detalhadas sobre ele. Essa funcionalidade simplifica e agiliza pesquisas, eliminando a necessidade de alternar entre aplicativos ou ferramentas para obter informações. Além disso, o recurso pode ser usado para traduções automáticas. Basta selecionar um trecho ou um conteúdo completo, e a IA traduz o texto diretamente para o idioma escolhido.
No campo das ferramentas de escrita, a inteligência artificial da Samsung oferece a funcionalidade Notas Inteligentes, que cria resumos a partir de anotações. Outro recurso útil é o Assistente de Transcrição, capaz de transformar áudios, como palestras, em textos, com a opção de traduzir o conteúdo para diferentes idiomas. Já o Resumidor de Sites do Google analisa o conteúdo de uma página na web, resume os principais pontos e apresenta a informação em tópicos, otimizando o tempo do usuário e facilitando a leitura.
Apple Intelligence: IA enfrenta críticas por erros e pouca integração com ecossistema da marca
Um dos pontos negativos da Apple Intelligence está no fato dela estar disponível apenas para celulares de topo de linha da Apple. Liberada a partir do update do iOS 18, a IA está integrada ao iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max, iPhone 16 Pro, iPhone 16 Pro Max, iPhone 16 Plus e iPhone 16. Além disso, diversas funções anunciadas pela Apple na WWDC 2024, evento em que a IA foi revelada, ainda estão em versão Beta, e não têm uma data certa para serem liberados oficialmente para os usuários.
Outro tópico a se considerar está no suporte apenas para o inglês da IA, embora a empresa já tenha prometido um novo pacote de atualizações que incluirá suporte para outras línguas, incluindo o português. O recurso de resumo de notificações gerado pela IA também passa por críticas. A Apple enfrentou reclamações públicas da BBC após o recurso distorcer uma notícia publicada pelo veículo britânico. A expectativa é de que a empresa melhore os modelos de linguagem utilizados para evitar novas falhas.
Galaxy AI ainda apresenta pontos a serem melhorados pela Samsung
Assim como a inteligência artificial da Apple, a ferramenta da Samsung está disponível apenas nos dispositivos de topo de linha da série Galaxy. Modelos como Galaxy S24, Galaxy S24 Plus e Galaxy S24 Ultra já saem de fábrica com o recurso instalado. Já os dispositivos Galaxy S23, Galaxy S23 Plus, Galaxy S23 Ultra, Galaxy S23 FE, Galaxy Z Fold 5, Galaxy Z Flip 5 e Galaxy Tab S9 receberam a funcionalidade após atualizações. No entanto, outro ponto negativo que chama atenção na Galaxy AI é que, segundo a própria Samsung, o serviço será gratuito apenas até o fim de 2025, sugerindo que a partir de 2026, o acesso ao recurso poderá ser comercializado separadamente.
Embora a OpenAI tenha procurado a Samsung para integrar o ChatGPT à suíte de ferramentas do Galaxy AI, a parceria não parece viável a curto prazo. Isso ocorre porque a fabricante sul-coreana trabalha em colaboração com o Google, que fornece o modelo Gemini. Uma possível negociação com a OpenAI exigiria uma reestruturação dos acordos comerciais com o Google. Nesse cenário, a maior interessada seria a própria OpenAI, já que, ao integrar seu produto à linha Galaxy, teria acesso a um público de cerca de 200 milhões de usuários e consolidaria ainda mais o ChatGPT como o chatbot mais utilizado atualmente.
No quesito texto, o Galaxy AI pode apresentar limitações. Apesar de os assistentes virtuais serem projetados para "conversar" como humanos, ainda demonstram dificuldades em lidar com nuances e informalidades. Um dos recursos mais interessantes, o tradutor de chamadas, é ideal para reuniões de trabalho com pessoas que falam diferentes idiomas. No entanto, devido às limitações da IA, algumas traduções podem não captar exatamente o que foi dito. Por isso, a ferramenta é mais indicada para conversas curtas e objetivas, em vez de reuniões longas e com muitos participantes.
Com informações de CNet (1 e 2), Service Center, Ars Technica, Nex Pit, Tech Radar e The Verge
Veja também: Como desativar a Meta AI do WhatsApp?
Como desativar a Meta AI do WhatsApp?
Mais lidas da semana
- Apple
- Apple Intelligence
- Apps
- ChatGPT
- Galaxy AI
- Galaxy S23
- Galaxy S23 FE
- Galaxy S23 Plus
- Galaxy S23 Ultra
- Galaxy S24
- Galaxy S24 Plus
- Galaxy S24 Ultra
- Galaxy Tab S9
- Galaxy Z Flip 5
- Galaxy Z Fold 5
- Gemini Google
- Mobile
- Navegadores
- OpenAI
- Safari
- Samsung
- Siri
- Sistemas Operacionais
- Softwares
- WWDC
- iOS
- iOS 18
- iPhone
- iPhone 14 Plus
- iPhone 15 Pro
- iPhone 15 Pro Max
- iPhone 16
- iPhone 16 Plus
- iPhone 16 Pro
- iPhone 16 Pro Max