Tabela de disjuntores para ar-condicionado: saiba como calcular amperagem
Disjuntores protegem os aparelhos de ar-condicionado, mas é necessário saber a amperagem correta; confira a tabela com os valores adequados para o seu equipamento
Um disjuntor para ar-condicionado é projetado para proteger o circuito elétrico que alimenta o aparelho, garantindo que ele suporte uma alta demanda de energia durante o funcionamento. A peça desarma em casos de sobrecarga ou curto-circuito, evitando danos ao equipamento e riscos de incêndio. Nesse sentido, a amperagem correta é de suma importância, uma vez que, se for inferior às exigências do aparelho, o interruptor será desarmado constantemente; por outro lado, se for superior, pode não proteger especificamente, comprometendo a segurança da instalação.
O cálculo que determina a amperagem ideal de um disjuntor, para garantir o funcionamento seguro do ar-condicionado, leva em consideração a potência do aparelho em watts e a tensão da rede em volts. Ainda que seja de importante que o usuário saiba qual amperagem escolher, recomenda-se que a instalação seja feita por um profissional qualificado, para preservar a eficiência e segurança no funcionamento do sistema. A seguir, tudo o que você precisa saber sobre a amperagem de disjuntores para ar-condicionado.
📝 Qual ar condicionado gasta pouca energia? Comente no Fórum do TechTudo
O que é o disjuntor do ar-condicionado?
O disjuntor do ar-condicionado é um dispositivo elétrico usado para ligar e desligar o circuito que alimenta o aparelho, funcionando como um ponto de controle manual. Fabricado com materiais resistentes ao calor e isolantes, ele interrompe automaticamente o fluxo de corrente quando detecta problemas, evitando danos ao aparelho e riscos como incêndios e garantindo que o aparelho funcione dentro dos seus limites.
Os interruptores podem ser classificados como monopolar, bipolar ou tripolar dependendo do tipo de sistema elétrico e da potência do ar-condicionado que está conectado. Como dito anteriormente, na hora de escolher o disjuntor ideal, também é de suma importância levar em consideração a amperagem necessária.
Qual é a importância de escolher a amperagem certa?
A amperagem ideal de um disjuntor tem que levar em consideração a voltagem da rede elétrica e a potência do ar-condicionado. Em regra geral, interruptores para este fim podem variar de 10 a 25A, podendo proteger o funcionamento de aparelhos de 9.000 BTUs e 36.000 BTUs. De forma que, a amperagem do disjuntor seja proporcional a potência do aparelho. Um interruptor de amperagem inferior à necessidade do equipamento será desarmado frequentemente, mesmo sem sobrecarga real, interrompendo o funcionamento do aparelho e causando desconforto ou prejuízos, especialmente em sistemas como o ar condicionado, que requerem funcionamento contínuo.
Por outro lado, um interruptor com amperagem superior ao necessário não será desarmado em caso de sobrecarga, deixando o sistema vulnerável a superaquecimentos e curtos-circuitos. Isso pode resultar em danos a cabos elétricos, equipamentos e até incêndios. A escolha envolve tanto a eficiência quanto a segurança do sistema elétrico, tornando essencial calcular a amperagem correta com base na potência do aparelho e na capacidade do circuito.
Tabela de disjuntores para ar-condicionado
O cálculo para saber quantos amperes um disjuntor deve ter para garantir o funcionamento correto e seguro de um ar-condicionado, envolve a potência do aparelho, o tipo de tensão e uma margem segura para uso. Confira a seguir uma tabela, que estima a quantidade necessária de amperes para proteger aparelhos levando em consideração de refrigeração do aparelho em BTUs.
Potência em BTUs x Amperagem
Potência em BTUs | Amperagem |
9.000 BTUs | 10 a 15A |
12.000 BTUs | 10 a 16A |
18.000 BTUs | 15A a 20A |
24.000 BTUs | 20A |
30.000 BTUs | 20 a 25A |
36.000 BTUs | 25A |
48.000 BTUS | 20A trifásico |
60000 BTUs | 25A trifásico |
Diferenças entre disjuntores monopolares, bipolares e tripolares
Os disjuntores monopolares, bipolares e tripolares são diferenciados principalmente pela quantidade de fases que eles protegem no circuito elétrico. O interruptor monopolar é indicado para circuitos unifásicos, ou seja, onde há apenas uma fase e um neutro. Ele é comumente utilizado em instalações residenciais, como para proteção de iluminação ou pequenas cargas que não fecham mais de uma fase. Esse tipo de interruptor é capaz de interromper o circuito quando há uma sobrecarga ou curto-circuito em um único fio de fase.
Já o interruptor bipolar foi projetado para circuitos bifásicos, ou seja, aqueles que utilizam duas fases. Esse tipo é frequentemente empregado em sistemas elétricos que demandam mais potência, como para alguns aparelhos e aparelhos de maior consumo. Por sua vez, o interruptor tripolar é indicado para circuitos trifásicos, com três fases, sendo utilizado em sistemas industriais ou comerciais que desativam uma carga elétrica ainda maior.
Levando em consideração que existem poucos aparelhos de ar-condicionado 110 V , a maioria dos aparelhos de ar-condicionado são instalados em sistemas bifásicos, e por consequência demandam disjuntores bipolares.
Irregularidades e exceções
Como vimos, a maioria dos sistemas de ar condicionado, especialmente os residenciais e comerciais de porte médio, podem ser instalados em sistemas bifásicos. Isso significa que eles demandam interruptores bipolares, que são específicos para proteger circuitos com duas fases. Esse tipo de instalação é comum em aparelhos de ar condicionado com potência de até cerca de 30.000 BTUs.
No entanto, sistemas de ar condicionado com potência superior a 30.000 BTUs , como os utilizados em ambientes comerciais ou industriais, exigem uma rede trifásica, que oferece maior capacidade de distribuição de energia eléctrica. Nesse cenário, o ar condicionado exige uma alimentação trifásica para suportar a carga mais alta, e o interruptor tripolar é necessário para proteger especificamente as três fases do circuito.
🎥 5 tipos de ar-condicionado para FUGIR se você quiser economizar
5 tipos de ar-condicionado para FUGIR se você quiser economizar