Jogos casuais
Publicidade
Por , para o TechTudo


Infinity Nikki é o novo lançamento da chinesa Infold Games e o quinto título da franquia de montar looks que é um fenômeno nos dispositivos móveis há mais de uma década. Desta vez, a aventura toma proporções sem precedentes na série com um vasto mundo de fantasia para exploração, seguindo a fórmula de sucessos como Genshin Impact e Wuthering Waves. Além de personalizar a protagonista homônima com várias peças de roupa, acessórios e maquiagens, os usuários também podem destravar vestidos funcionais que concedem habilidades de gameplay exclusivas.

O jogo traz um sistema de gacha para a obtenção das diferentes peças de roupas e está disponível gratuitamente no PC (Epic Games Store), PlayStation 5 (PS5) e dispositivos Android e iPhone (iOS). Em menos de uma semana, ele já registrou mais de 10 milhões de downloads no mundo todo e já é considerado um grande sucesso. O TechTudo teve a oportunidade de experimentar o lançamento e traz, a seguir, as impressões de Infinity Nikki. Confira:

Infinity Nikki é o quinto e mais ambicioso lançamento da franquia da Infold Games — Foto: Divulgação/Infold Games
Infinity Nikki é o quinto e mais ambicioso lançamento da franquia da Infold Games — Foto: Divulgação/Infold Games

Um jogo para expressar sua beleza

Desde a sua revelação nos eventos digitais do State of Play, Infinity Nikki tem chamado a atenção pela sua temática fofinha e visuais, cuidadosamente confeccionados na Unreal Engine 5. Essa é uma tônica ao longo da experiência: os gráficos são muito chamativos pela sua qualidade e direção artística, especialmente no que diz respeito aos detalhes dos trajes disponíveis para uso de modo a retratar seus diferentes tipos de tecido.

Acima de tudo, é possível afirmar que o jogo é um dos mais completos simuladores de moda disponíveis nos videogames. Os usuários têm liberdade para personalizar a personagem principal minuciosamente, com um crescente catálogo de itens que são destravados com a progressão ou através de um sistema de gacha — que traz peças exclusivas por tempo limitado para obtenção.

Infinity Nikki traz mecânicas de montar looks com exploração 3D em mundo aberto; conheça — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães
Infinity Nikki traz mecânicas de montar looks com exploração 3D em mundo aberto; conheça — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

Embora haja conjuntos pré-definidos, incluindo os chamados Vestidos Funcionais que concedem novas habilidades de gameplay com o progresso na história, também existe um modo de criação que bebe da fonte dos jogos anteriores da franquia e oferece liberdade para misturar todo o guarda-roupa que tiver à disposição. Ou seja, o jogo consegue dar utilidade até mesmo para aquelas peças de três estrelas e que normalmente não têm uma raridade tão desejável.

Cada item equipável traz uma pontuação em diferentes categorias, que ajudam a dar uma classificação geral para o look da protagonista. Isso é importante porque há momentos em que Nikki se vê em competições de moda, nas quais é preciso atingir uma pontuação mínima para conquistar a vitória. Por vezes, é preciso montar um look com alguma temática pré-estabelecida e atender aos requisitos.

Infinity Nikki traz um sistema de gacha para a obtenção de novas peças para seus looks — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães
Infinity Nikki traz um sistema de gacha para a obtenção de novas peças para seus looks — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

Em outras palavras, se você gosta de exercitar a criatividade e se interessa por mecânicas de moda nos videogames, Infinity Nikki é sem dúvidas uma experiência imperdível. Essa característica é digna de um jogo dedicado por si só, refinando tudo aquilo que definiu a série nos seus doze anos de existência. Mas ele não é descrito como o lançamento mais ambicioso da série à toa e seu conteúdo vai além.

Mundo aberto convidativo para iniciantes

O maior diferencial de Infinity Nikki está no seu escopo, traduzindo-se sobretudo na presença de um vasto mundo aberto para exploração. Um detalhe que pode saltar aos olhos dos fãs é a presença de Kentaro Tominaga como um dos diretores responsáveis pelo jogo. Antes, ele atuou como diretor de game design em The Legend of Zelda: Breath of the Wild e conta com uma longa carreira na Nintendo.

O resultado é um mundo de fantasia que instiga a curiosidade e recheado de surpresas. Entre elas estão quebra-cabeças, itens coletáveis, animais fofinhos para cuidar e muitos segredos. A história principal, que segue uma estrutura de quests muito semelhante a Genshin Impact, também serve como uma forma de guiar o jogador pelos pontos de interesse do seu mundo aberto.

Com os Vestidos Funcionais, Nikki pode planar no mundo aberto e explorar com mais facilidade — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães
Com os Vestidos Funcionais, Nikki pode planar no mundo aberto e explorar com mais facilidade — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

Os Vestidos Funcionais, que mencionado anteriormente, cumprem um papel fundamental nas mecânicas de gameplay. Com o progresso, o jogador ganha acesso a croquis que servem de base para fabricar conjuntos de roupa específicos, exigindo materiais que podem ser encontrados com a exploração. Depois disso, é possível equipar as habilidades em um menu rápido que faz com que Nikki troque de roupa instantaneamente.

Os Vestidos Funcionais podem conceder habilidades como pulo duplo, planar, purificar inimigos em momentos de combate e até mesmo algumas mais específicas, como por exemplo cuidar de bichinhos fantásticos, pescar, cuidar de plantas, capturar insetos e até mesmo consertar disjuntores com uma roupa de eletricista. São pelo menos dez habilidades destraváveis e que constituem a base de gameplay nos momentos de exploração.

Com o progresso na história, Nikki ganha acesso a novas habilidades com os seus looks e que são acessíveis em um menu dedicado — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães
Com o progresso na história, Nikki ganha acesso a novas habilidades com os seus looks e que são acessíveis em um menu dedicado — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

O principal objetivo do jogo é transmitir alegria e positividade, algo que se mostrou necessário, segundo os desenvolvedores, após o período de pandemia vivido em 2020. Isso faz de Infinity Nikki o "jogo-conforto" ideal para quem busca algo novo para espairecer e passar o tempo. O jogo também incentiva a registrar momentos da sua aventura com um modo de fotografia completo e intuitivo, que ressalta sua qualidade gráfica.

Também vale mencionar que as mecânicas de gameplay não são punitivas, sendo pensadas principalmente para pessoas que não têm experiência com títulos de plataforma tridimensionais. Ainda que a exploração não seja o elemento pelo qual a franquia se consolidou, Infinity Nikki é bastante competente nesse aspecto.

Durantes os testes, a interface de usuário se mostrou sufocante pela sobrecarga de informação, algo natural de jogos como serviço, mas aos pouquinhos os usuários começam a entender para que serve cada de suas funções. Essa é uma das poucas ressalvas e que pode assustar novos jogadores pela velocidade com que o menu fica recheado de ícones que não fazem sentido em um primeiro momento.

Em Infinity Nikki, também é possível escolher o tom de pele da protagonista — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães
Em Infinity Nikki, também é possível escolher o tom de pele da protagonista — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

Vale experimentar?

Infinity Nikki tem bastante potencial para ser o maior sucesso da franquia, reforçando uma temporada repleta de jogos gratuitos de qualidade para curtir em diferentes plataformas. Ainda que sejam traçados paralelos com jogos como Genshin Impact e The Legend of Zelda, o título da Infold Games se diferencia pela sua engenhosa mecânica de montar looks e que dá muita margem para a expressão individual dos jogadores.

Aqueles que quiserem curtir um mundo aberto de maneira descompromissada e se divertir em minigames também encontram, aqui, um possível novo favorito. A história, por sua vez, está recheada de mistérios e tem uma profundidade que pode pegar os usuários de surpresa. Por isso, se você se interessa por mundos de fantasia e tramas recheadas de mistério, também vale dar uma chance.

A localização em português do Brasil também é de altíssima qualidade com textos bem escritos, satisfatórios de ler e repletos de expressões divertidas, com destaque para os nomes de itens e animais que encontramos pelo caminho.

É natural haja muita resistência a jogos "encasulados" por sistemas de gacha, mas os testes mostram que Infinity Nikki se beneficia bastante dessa estrutura. Há uma utilidade para todas as peças obtidas e os recursos são abundantes, pelo menos nesta época de lançamento. Não há a necessidade de gastar dinheiro, a menos que o usuário queira acelerar o processo de obter os trajes completos. Cabe ao jogador gerenciar seu inventário com prudência, seguindo a premissa de títulos semelhantes.

Infinity Nikki: saiba tudo sobre o novo jogo de moda e exploração 'estilo' Zelda

Infinity Nikki: saiba tudo sobre o novo jogo de moda e exploração 'estilo' Zelda

Mais recente Próxima Flappy Bird volta em 2025 com projeto de fãs após perda de patente; entenda
Mais do TechTudo