Ainda existe Hot Coffee no GTA San Andreas? Veja tudo sobre o mod de sexo
Caso gerou polêmica, tonando o jogo alvo de ações de autoridades; saiba se ainda dá para acessar o conteúdo explícito e secreto
GTA: San Andreas é um clássico que revolucionou o cenário de games de mundo aberto, e foi cercado por polêmicas como o "Hot Coffee". Esse é o nome de um minijogo com conteúdo sexual explícito disponível em versões modificadas do game para PlayStation 2 (PS2), Xbox e PC. Lançado pela Rockstar em 2004, o jogo teria essa opção de gameplay "escondida" em seu código, e o mod basicamente "destravou" a possibilidade no game original. Isso levou a problemas sérios em alguns países, como na Austrália e nos Estados Unidos, impactando a disponibilização do jogo.
Ainda assim, a aventura de CJ contornou a situação e se tornou um dos grandes clássicos da história dos games, presente atualmente nos principais consoles e dispositivos do mercado, incluindo versões remasterizadas que chegaram até mesmo ao mobile, no Android e iPhone (iOS). Veja, a seguir, tudo sobre o "Hot Coffee" de GTA: San Andreas, como funcionava e se ainda é possível acessar o minigame nos dias de hoje.
👉 Quais são os 10 melhores jogos na sua opinião? Opine no Fórum do TechTudo
🔻Guia do WhatsApp: baixe o e-book gratuito sobre o aplicativo agora
Ainda existe Hot Coffee no GTA San Andreas? Veja tudo sobre o mod de sexo
- O que é o Hot Coffe em GTA San Andreas?
- Ainda existe Hot Coffe no GTA San Andreas?
- Impactos do Hot Coffe no GTA San Andreas
- Outras polêmicas do GTA San Andreas
O que é o Hot Coffee em GTA: San Andreas?
Hot Coffee em GTA: San Andreas é o momento em que uma das namoradas de CJ oferece "um café" ao protagonista. Na versão padrão do jogo, ele entra na casa e o tempo passa, sinalizando que passou a noite com a NPC. Vale lembrar que CJ pode ter relacionamentos amorosos com seis garotas ao longo do jogo, com vantagens específicas: Denise, Millie, Helena, Katie, Michelle e Barbara. Enquanto duas namoradas são encontradas nas missões Burning Desire e Key to Her Heart, respectivamente, as demais estão espalhadas pelo mapa, sendo identificadas por uma seta azul acima das cabeças.
Não é novidade que encontros melhoram o nível do namoro e, se tudo der certo, CJ acaba convidado para "tomar um café" — uma metáfora para fazer sexo. O Hot Coffee enquanto minijogo surgiu em 2005, quando modders vazaram essa gameplay alternativa que foi abandonada durante a produção e permaneceu escondida no código-fonte.
O minijogo secreto, chamado de Hot Coffee, era para ser uma piada interna, mas gerou muitos prejuízos para a Rockstar. Isso porque permitia que os jogadores entrassem no quarto das garotas e controlassem as ações de Carl durante o ato, em vez de apenas assistir à cutscene. Além disso, incluía comandos que permitiam assumir várias posições sexuais.
Impactos do Hot Coffee no GTA: San Andreas
O Hot Coffee levou a uma reação negativa de autoridades, como a então senadora Hillary Clinton, que pediu que a Rockstar fosse processada e que a classificação indicativa de GTA: San Andreas mudasse de +17 para +18. Isso de fato aconteceu, afetando as primeiras cópias do jogo nos Estados Unidos e na Austrália. Mas a classificação foi revertida após a Rockstar remover o conteúdo explícito.
No fim, a dona da Rockstar, a Take Two Interactive, resolveu o processo ao pagar uma multa com valor maior do que US$ 20 milhões. Em uma resposta controversa, a empresa incluiu no GTA 4 a Estátua da Felicidade — uma paródia da Estátua da Liberdade com o rosto de Clinton segurando uma xícara de café.
Ainda existe Hot Coffee no GTA: San Andreas?
Em 2021, o assunto voltou à tona com o lançamento de Grand Theft Auto: The Trilogy - Definitive Edition, uma versão remasterizada que inclui GTA 3 e GTA: Vice City. A coletânea chegou a ser removida temporariamente pela Rockstar Games Launcher, após internautas revelarem scripts sobre notas de desenvolvedores, músicas sem licença e o Hot Coffee presentes erroneamente nos arquivos do game.
Por isso, o Hot Coffee só é acessível hoje por meio de mods recriados, sem depender de conteúdo bloqueado nos arquivos originais do game. Essas modificações podem ser encontrados em sites especializados, mas o TechTudo não recomenda instalá-los. Além do risco de corromper seu save, o minijogo não acrescenta nenhum benefício relevante à gameplay.
Outras polêmicas de GTA
A franquia GTA tem um longo histórico de controvérsias relacionadas à violência e ao mundo do crime. San Andreas, por exemplo, enfrentou críticas por um mod que alterava o modo online, permitindo brigas de torcidas organizadas de futebol, incluindo personalizações como camisas de times, bonés, tatuagens e acessórios. Outras controvérsias envolvem o cassino de GTA 5, acusações de violação de direitos autorais contra um DJ mirim brasileiro e o banimento da franquia em países como Arábia Saudita, China e Austrália.
Com informações de IGN (1, 2 e 3), VGC, CBR, FandomWire e GTA Fandom
GTA 6: saiba tudo sobre PERSONAGENS, MAPAS e CONSOLES do game