Fan Speed no ar-condicionado: conheça a função e seus benefícios de uso
Modo funciona como um ventilador e pode ser útil em dias de menos calor ou mesmo para complementar o ar-condicionado; saiba o que é, vantagens, como funciona e como usar
Fan Speed é um modo de funcionamento do ar-condicionado, que aciona um ventilador interno para melhorar a circulação de ar no ambiente. Também conhecido apenas como Fan, o recurso pode ser útil para combater o calor, economizar energia e também poupar o seu aparelho, já que ele não serve para refrigerar o local diretamente. Seu uso é recomendado em dias de temperatura mais amena, nos quais é apenas necessário manter o clima agradável, sem mudanças de temperatura. A seguir, explicamos melhor como o Fan Speed funciona no ar-condicionado, além de dicas de uso e muito mais.
🔎 Qual é o plural de ar-condicionado? Conheça 8 curiosidades do aparelho
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 Qual ar condicionado gasta pouca energia? Saiba no Fórum TechTudo
Veja os tópicos que serão abordados sobre o Fan Speed no ar-condicionado:
- O que é Fan Speed no ar-condicionado?
- Benefícios do Fan Speed no ar-condicionado
- Quando usar o Fan Speed no ar-condicionado
- Erros ao usar o Fan Speed no ar-condicionado
- Fan Speed ou ventilador?
O que é Fan Speed no ar-condicionado?
O Fan Speed serve para ligar o ventilador interno do ar-condicionado, justamente para circular o ar ambiente sem, no entanto, acionar o sistema de refrigeração. De forma mais simples, este recurso consegue transformar o seu aparelho em um ventilador.
Nesse modo de operação, o dispositivo funciona de forma mais controlada, e atua apenas circulando o ar do ambiente, ou seja, sem diminuir sua temperatura de forma drástica. Além disso, o local não tende a ficar mais seco ou úmido, algo comum quando o compressor e as funções de resfriamento do ar-condicionado estão acionados.
Benefícios do Fan Speed no ar-condicionado
1. Melhora a circulação de ar
O ventilador vai mover o ar do seu ambiente e promover vento, mas também circulação de ar. Essa também é uma forma de controlar temperatura, já que elimina bolsões de ar quente ou frio no seu espaço, tornando a sensação térmica mais homogênea. Além disso, o modo tem efeito positivo na diminuição da umidade, elemento que contribui muito para a sensação de abafamento.
2. Diminui o consumo de energia
O ventilador interno do ar-condicionado é muito menos intensivo no consumo de energia. Em dias de não tanto calor, acionar o modo Fan Speed pode ser uma forma interessante de manter a temperatura interna confortável, mas sem gastar muita energia com o acionamento do compressor do sistema.
3. Prolonga a vida útil do ar-condicionado
Como o modo Fan não envolve circulação de fluido refrigerante, processos de troca de calor com contração, assim como dilatação de superfícies e acionamento do compressor, o ar-condicionado é poupado durante o processo. Isso, claro, alivia o desgaste e prolonga a útil do sistema.
Outro benefício é que o modo ventilador pode contribuir para eliminar acúmulo de umidade dentro do aparelho de ar-condicionado. Se não for controlada, essa umidade pode contribuir para proliferação de mofo e liberação de odores.
Quando usar o Fan Speed no ar-condicionado
Como o Fan Speed não vai derrubar a temperatura, o momento correto para acioná-lo é quando não está tão quente. Em dias (e noites também) de temperatura mais amena, acionar o modo pode ser suficiente para deixar a temperatura interna mais agradável.
Além disso, períodos como o amanhecer podem ser ideais. O ar ainda está mais fresco nesses momentos, e apenas ventilar a casa pode ser o suficiente para deixar tudo confortável até que o calorão do dia apareça.
Outra dica é ligar o modo quando a casa ficou o dia todo fechada sob o sol. Se você circular bem o ar para tirar todo o volume superaquecido de dentro de casa, seu ar-condicionado vai trabalhar com menor intensidade quando você o acionar para baixar a temperatura.
Você também pode experimentar ligar o Fan Speed depois que o ar já trabalhou e deixou a temperatura da sua sala no ponto ideal. Assim, o ventilador vai mover o ar já refrigerado, o que também pode contribuir para uma eficiência maior do seu sistema e, consequentemente, menor consumo de energia no fim do mês.
Erros ao usar o Fan Speed no ar-condicionado
Como vimos, usar o ar-condicionado para resfriar e, depois, acionar Fan Speed é uma estratégia interessante de uso do aparelho. Entretanto, um hábito que você deve evitar é ligar o termostato do ar na temperatura mínima, esperando que isso vá resfriar o ar em menos tempo. Quando acionar o Fan em seguida, o ambiente vai esquentar mais rápido e você vai entrar num ciclo de liga e desliga dos dois modos, aumentando o consumo de energia e acentuando o desgaste do seu aparelho.
É interessante evitar também deixar o Fan Speed ligado o tempo todo, especialmente quando não há necessidade. O ventilador girando no interior do ar-condicionado vai movimentar poeira no aparelho e, se você não desligar nunca, nunca terá condições de limpar a unidade.
Fan Speed ou ventilador?
Se o modo Fan Speed é só um tipo de ventilação sem resfriamento, então qual é a diferença para um ventilador? A verdade é que bem pouca. Se você considerar um ventilador de teto ou pedestal, essas soluções são mais eficientes na tarefa de circular ar simplesmente, já que normalmente apresentam pás bem maiores e movem mais ar por rotação, gerando um efeito mais perceptível. Outro detalhe é que o Fan Mode do ar-condicionado vai gastar mais eletricidade do que o ventilador convencional.
Entretanto, o ponto é que o Fan Mode é o ventilador com um ar-condicionado anexo. Este é um extra e um recurso a mais para usar, enquanto o ventilador está restrito a mover ar, sem nenhuma capacidade adicional para refrigerar o ambiente.
Com informações de CrownPower, Arlinghausair, Moncriefair e Airconadvisory
🎥 O que gasta mais energia: ventilador ou ar-condicionado?
O que gasta mais energia: ventilador ou ar-condicionado?