Segurança
Publicidade
Por , para o TechTudo


Firewall é uma barreira que protege o PC de possíveis ameaças na web, como ataques de hackers e atividades fraudulentas. Ele atua como uma porta ou filtro entre o dispositivo e a navegação na Internet e seleciona o que é confiável ou não. Desta forma, o firewall é uma ferramenta indispensável para a segurança dos internautas. Nas linhas abaixo, o TechTudo preparou um guia completo com as principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais detalhes sobre o que é, como funciona e veja motivos para utilizar esta ferramenta.

Firewall: entenda o que é, para que serve e qual a importância — Foto: Reprodução/Canva/TechTudo
Firewall: entenda o que é, para que serve e qual a importância — Foto: Reprodução/Canva/TechTudo

📝 Como saber se meu pendrive está com vírus? Confira no Fórum do TechTudo!

1. O que é firewall?

Firewall é um sistema de segurança que controla o tráfego de dados entre diferentes redes, visando evitar acessos não autorizados, ataques e malwares. Ele age como uma barreira ou porta que autoriza ou bloqueia determinados dados, analisando se eles são confiáveis ou não.

O firewall de rede é instalado em roteadores ou servidores, e protege toda a rede. Ele filtra o tráfego de entrada e saída, separando redes públicas externas e redes privadas internas, como as redes Wi-Fi domésticas e intranets corporativas.

Por outro lado, o firewall de host visa proteger dispositivos individuais, como computadores ou celulares, monitorando o tráfego e garantindo que aconteçam apenas as conexões autorizadas. Ele pode ser executado como um serviço do sistema operacional ou por meio de um aplicativo de segurança. Sendo assim, pode investigar o tráfego da web, o que é útil para gerenciar qual conteúdo chega ao dispositivo.

Firewall tenta impedir que o computador seja prejudicado online — Foto: Pond5
Firewall tenta impedir que o computador seja prejudicado online — Foto: Pond5

2. Para que serve firewall?

O firewall possibilita aumentar a segurança e preservar dados sensíveis, ao proteger tanto a rede quanto os dispositivos. Afinal, sem a ferramenta, a rede fica exposta e suscetível a ataque de hackers, disseminação de malwares e vírus. Vale destacar que o firewall também é uma ferramenta útil para a supervisão parental. Além disso, a ferramenta permite restringir a navegação no local de trabalho, impedindo que os funcionários usem as redes corporativas para acessar determinados serviços, como redes sociais. Os firewalls ainda podem ser usados até mesmo por governos que desejam bloquear o acesso da população a determinados conteúdos.

Embora ajudem a manter a segurança online, eles não podem proteger o dispositivo contra todos os tipos de ataques. Por isso, é indicado combinar métodos, como antivírus, atualizações regulares do sistema e hábitos de navegação seguros.

Firewall serve para proteger redes e dispositivos — Foto: Reprodução
Firewall serve para proteger redes e dispositivos — Foto: Reprodução

3. Como desativar o firewall do Windows?

O firewall do Windows pode bloquear determinadas conexões com a Internet para garantir a segurança do usuário, contudo, essa ação pode atrapalhar o funcionamento de alguns programas. Vale ressaltar que a Microsoft recomenda que os usuários mantenham o firewall do Windows ativo mesmo que utilizem outro firewall, para evitar o acesso não autorizado.

Ainda assim, se você quiser desativar o Microsoft Defender Firewall no Windows, vá ao menu inicial e selecione as configurações. No tópico “Atualização e Segurança”, clique em “Segurança do Windows” e, em seguida, em “Firewall e proteção de rede”. Escolha a rede do domínio, privada ou pública e, depois, troque a opção para “desativado” no Microsoft Defender Firewall.

Como desativar o Microsoft Defender Firewall no Windows — Foto: Laura Storino/TechTudo
Como desativar o Microsoft Defender Firewall no Windows — Foto: Laura Storino/TechTudo

4. Motivos para ter um firewall

Os principais motivos para ter um firewall no PC são relacionados à segurança. A ferramenta protege o dispositivo e a rede contra atividades mal-intencionadas e não autorizadas, fazendo com que somente os endereços IP confiáveis e seguros ​​acessem o dispositivo. Desta maneira, é possível proteger tanto os dados pessoais quanto profissionais nas redes domésticas, por exemplo, considerando especialmente as pessoas que usam o mesmo computador para lazer e trabalho remoto.

Firewall é uma ferramenta essencial para a segurança online — Foto: Reprodução/Unsplash/FLY:D
Firewall é uma ferramenta essencial para a segurança online — Foto: Reprodução/Unsplash/FLY:D

O firewall também pode ser usado com um antivírus para complementar e aumentar a proteção contra malwares, vírus e outros softwares danosos. Isso porque bloqueia endereços IP suspeitos e tráfego não desejado, incluindo pop-ups maliciosos que atrapalham a navegação e podem conter vírus que danificam o computador, caso a pessoa clique neles por acidente.

Por fim, lembre-se de que, embora os sistemas operacionais já tenham firewalls integrados, eles possuem uma proteção limitada, com foco no dispositivo onde o sistema está instalado. Como as redes domésticas costumam ser conectadas a outros dispositivos, como Smart TVs e câmeras, é recomendado investir em um firewall de rede, que filtra o tráfego entre dispositivos, impedindo a ação de hackers. Afinal, esses outros aparelhos não possuem firewall e ficam expostos aos cibercriminosos.

Com informações de Make Use Of, Microsoft (1 e 2) e Kaspersky.

Veja também: Como tirar vírus do celular? Veja o que fazer com o seu aparelho

Como tirar vírus do celular? Veja o que fazer com o seu aparelho

Como tirar vírus do celular? Veja o que fazer com o seu aparelho

Mais recente Próxima Nubank APK: saiba tudo sobre o mod que promete dinheiro infinito
Mais do TechTudo