Reconhecimento facial do Gov.br: tudo sobre a biometria no aplicativo
Reconhecimento facil do Gov.br dá acesso a documentos como CPF e CNH, permite utilizar serviço de assinatura eletrônica e realizar prova de vida; confira e saiba usar
É possível usar reconhecimento facial no Gov.br, o aplicativo oficial do Governo Federal. A plataforma, disponível para dispositivos Android e iPhone (iOS), permite que usuários usem a tecnologia de segurança no lugar da senha para ter acesso a diversos serviços, como a versão digital de documentos e a assinatura digital. Para isso, basta cadastrar o método de segurança no app e, a cada acesso, manter a cabeça bem posicionada enquanto o mapeamento é feito. As imagens capturadas são comparadas às fotos já disponíveis, como da CNH Digital e do e-Título para confirmar a identidade do cidadão.
Para realizar o reconhecimento facial do Gov.br, o usuário deve ter feito o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou possuir uma Carteira Nacional de Trânsito (CNH). A tecnologia garante mais segurança e privacidade a dados e informações sensíveis e é recomendada para usuários que tenham acesso a ela. A seguir, confira mais informações e dicas de como fazer o reconhecimento facial no Gov.br.
📝Aplicativo Celular Seguro precisa estar logado para usar? Usuários respondem no Fórum TechTudo
✍🏽Como criar conta no Gov.br? Passo a passo para fazer no celular ou PC
O que é reconhecimento facial?
O reconhecimento facial funciona como uma biometria que mapeia o rosto humano para confirmar a identidade de uma pessoa. A tecnologia, já utilizada em smartphones Android e iPhone, capta características faciais de um indivíduo e compara as informações coletadas com as de um banco de dados para encontrar uma correspondência. Uma das principais vantagens em usar a tecnologia é a segurança que a função oferece ao usuário. Quando bem calibrado, o reconhecimento facial evita o acesso de pessoas não autorizadas a dispositivos, protegendo dados sensíveis.
O recurso também é bastante utilizado em aeroportos para identificar pessoas que estejam em investigação criminal. Diversas empresas também utilizam a tecnologia para identificar funcionários, trocando os crachás pelo reconhecimento facial. Além disso, aplicativos de banco usam da tecnologia para garantir que transações consideradas suspeitas estejam sendo realizadas pelo titular da conta.
Como fazer reconhecimento facial no Gov.br?
Passo 1. Baixe e instale o app Gov.br. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, algumas informações serão exibidas. Pule as telas ou toque em "Próximo" algumas vezes e aperte em "Começar". Depois, vá em "Entrar com Gov.br" e digite o seu CPF e senha para fazer login na sua conta. Caso não seja cadastrado, insira seu CPF, toque em “Continuar” e siga as instruções;
Passo 2. Na tela seguinte, serão exibidas dicas para realizar a validação facial. Toque em "Fazer reconhecimento facial" e, se necessário, autorize que o app acesse a câmera do seu celular.
Passo 3. Após isso, siga as instruções na tela para alinhar seu rosto e aguarde que o reconhecimento seja feito. Vale destacar que é necessário que o usuário esteja em um ambiente de fundo uniforme, claro e iluminado. Também é indicado deixar o rosto bem visível, sem sombras em volta dos olhos, nariz ou boca. O celular deve ser segurado na altura do rosto na vertical e a cabeça deve ser mantida no círculo durante todo o processo.
Passo 4. Quando a mensagem “Reconhecimento facial realizado com sucesso!” aparecer na tela, toque em “Ok”. Pronto, sua biometria foi concluída.
Reconhecimento facial Gov.br não funciona: o que fazer?
É possível que algumas pessoas tenham mais dificuldades para realizar o reconhecimento facial do Gov.br por algumas razões. É importante lembrar que, caso o usuário não esteja inserido nas bases da Justiça Eleitoral ou do Denatran, a comparação não poderá ser realizada. Ou seja, caso o cidadão não tenha um título de eleitor ou uma CNH cadastrados com biometria, os dados biométricos faciais enviados não irão coincidir com os dados dessas bases. Sendo assim, o reconhecimento facial será considerado inválido e não poderá ser usado para criação da conta Gov.br.
Outra possibilidade para a falha é que o usuário pode não estar seguindo as recomendações do app na hora do reconhecimento. Dessa maneira, o processo não é concluído e precisa ser iniciado novamente. Porém, deve-se atentar ao número de tentativas, pois caso elas sejam feitas mais de cinco vezes, o processo será bloqueado e outra tentativa só poderá ser feita no dia seguinte.
Além disso, muitas pessoas podem ter problemas com a captura por não conseguirem usar a câmera frontal ou segurar o celular da forma adequada. Felizmente, agora é possível usar a câmera traseira dos smartphones para fazer o reconhecimento biométrico dos usuários da plataforma. A medida torna o processo mais simples e é de grande ajuda a pessoas com deficiência e idosos, que podem precisar da ajuda de amigos e familiares para realizar o cadastro no Gov.br.
Dicas para fazer o reconhecimento facial no Gov.br
Para fazer o reconhecimento facial no Gov.br, é necessário que as condições da foto, como posição e visibilidade do rosto, qualidade da imagem e iluminação do ambiente, estejam adequadas. Caso a tecnologia não esteja funcionando, pode ser indicativo de que a imagem está sendo captada em condições inadequadas. Neste caso, a recomendação é que o local da foto seja trocado e sejam seguidas à risca as dicas do app para facilitar a captura. Dessa forma, ambientes escuros, sombras e objetos cobrindo o rosto devem ser evitados. Além disso, é preciso que você se mantenha parado para não haver falhas durante o reconhecimento.
Por fim, vale lembrar que, na primeira vez que for acessar o sistema do Governo Federal em um novo dispositivo, é necessário vincular este aparelho ao aplicativo, por questões de segurança. Portanto, tenha em mente que o reconhecimento facial do Gov.br não irá funcionar caso esse procedimento não tenha sido feito.
Veja também: Como gravar tela do celular iPhone e Android? COM ÁUDIO e SEM APPS!
Como gravar tela do celular iPhone e Android? COM ÁUDIO e SEM APPS!