O que é centrifugação na máquina de lavar roupa? Veja significado da função
As máquinas de lavar automáticas contam com o recurso para agilizar o processo de lavagem e secagem das peças; veja o que é e para que serve a centrifugação de roupas
As máquinas de lavar roupa possuem três funções principais: lavagem, enxágue e centrifugação. Os dois primeiros processos são decifráveis pelo próprio nome, enquanto o terceiro, por ser um termo com significado amplo, pode trazer dúvidas para os usuários — especialmente os que não têm costume de lavar roupas. Porém, a centrifugação desempenha um papel tão fundamental quanto qualquer outro recurso do eletrodoméstico. Logo, entender a sua importância pode ajudar a otimizar o uso do aparelho, garantindo peças mais limpas e secas em menos tempo.
Pensando nisso, o TechTudo preparou um guia completo sobre o que é e para que serve a centrifugação na máquina de lavar. Ainda, listamos as principais dificuldades que os usuários podem encontrar durante o uso da centrífuga, como barulhos, falta de força no tambor e peças com defeitos, além de oferecer soluções para esses problemas. Veja, a seguir, o que significa e como funciona a centrifugação da máquina de lavar.
📝 As máquinas de lavar atuais duram pouco? Veja no Fórum do TechTudo
O que é centrifugar na máquina de lavar?
- O que é centrifugação na máquina de lavar roupa?
- Como funciona a centrifugação na máquina de lavar roupa?
- Posso usar a máquina de lavar só para centrifugar?
- Possíveis problemas na centrifugação;
- Outras funções da máquina de lavar.
1. O que é centrifugação na máquina de lavar roupa?
A centrifugação da máquina de lavar serve para remover o excesso de água das roupas, fazendo com que elas sequem mais rápido. A função substitui o hábito manual de torcer, diminuindo o esforço físico do usuário e facilitando o ciclo geral da lavagem. Além disso, ela evita que a lavanderia ou a área externa da casa fiquem molhadas ao estender as roupas no varal.
Essa opção está geralmente localizada no painel de controle da lavadora, e a configuração da velocidade vai depender do modelo escolhido. Ainda, é necessário que o consumidor verifique as instruções do fabricante sobre o uso da máquina para determinar o modo adequado de centrifugação para diferentes tipos de tecidos e níveis de sujeira das roupas – alto, médio ou baixo.
Antigamente, os protótipos de máquina de lavar eram mecânicos e contavam somente com a função de lavar. Foi apenas com a invenção da modelo elétrico, no início do século XX, que a centrifugação passou a integrar o aparelho. Assim, a primeira máquina de lavar automática com centrifugação foi lançada em 1951.
2. Como funciona a centrifugação na máquina de lavar roupa?
A centrifugação consiste no ato de girar em torno de um eixo fixo enquanto uma força é aplicada a ele. Na máquina de lavar, esse recurso auxilia na secagem das roupas. Para isso, o aparelho gira em alta velocidade, criando uma força centrífuga que separa a água das roupas e faz com que ela escorra.
Isso só acontece porque o eletrodoméstico possui um tambor interno com furos, e quando ele gira, produz a força centrífuga, que remove a maior parte da água das roupas. Em seguida, o líquido sai pelos buracos do tambor e pode até ser reutilizado para outras finalidades, como a limpeza do quintal.
É importante destacar que o modo de centrifugação não seca complementarmente as roupas, apenas extrai o excesso de água. Dessa forma, caso a máquina não seja do modelo lava e seca, o consumidor precisará colocar as roupas para secar no varal naturalmente ou usar uma secadora.
3. Posso usar a máquina de lavar só para centrifugar?
A maioria das lavadoras permite pular algumas etapas do ciclo de lavagem e utilizar apenas uma função, como a centrífuga. A alternativa é ideal quando o consumidor deseja lavar trajes à mão ou no tanquinho, mas não quer torcer de forma manual. Então, sim, é possível usar a máquina de lavar só para centrifugar.
Se a toalha de mesa da cozinha estiver manchada de ketchup e precisar de lavagem à mão, por exemplo, basta lavar e centrifugar para ficar limpo. Inclusive, vale ressaltar que itens da categoria "cama, mesa e banho" são geralmente pesados devido ao tamanho e ao tipo de tecido. Portanto, usar o modo de centrifugação pode facilitar o processo de torção de toalhas, edredons e similares.
Também é importante destacar que em lavadoras lava e seca, além da opção das roupas passarem pela centrífuga, elas podem entrar no modo de secagem. Assim, no final do processo, as peças estarão prontas para serem guardadas.
4. Possíveis problemas na centrifugação
Máquina de lavar não centrifuga: o que fazer?
Após determinado tempo de uso, a lavadora pode apresentar problemas na centrifugação. Mas para ter certeza de que se trata de uma falha técnica, primeiro verifique se a tampa da máquina está completamente fechada. Se estiver meio aberta e a trava de segurança não for ativada, a máquina não irá iniciar o ciclo.
Além disso, confira a ordem de comandos no painel de controle. Alguns modelos exigem a seleção de um botão para continuar a lavagem ou ajustes para funcionamento sem intervenção manual. A mangueira também é importante, pois caso esteja com um nó, torcida, torta ou muito alta, a água não vai escoar e, consequentemente, interferir na centrífuga.
Outro ponto é a posição da lavadora. O ideal é que ela esteja afastada da parede ou móveis em cerca de 10 cm. O pé nivelador também precisa estar rosqueado e firme, para a máquina não balançar e não ficar desnivelada. Ainda, é preciso verificar a situação elétrica da casa, que altera o funcionamento do aparelho. Por exemplo, disjuntor desarmado; picos de energia ou voltagem errada da tomada.
Se, mesmo após verificar todos esses pontos, a máquina de lavar continuar sem centrifugar, o recomendado é falar com a assistência técnica especializada. Nesses casos, o problema pode estar nos botões do painel de controle, em uma questão mecânica ou em uma falha elétrica.
Máquina de lavar faz barulho ao centrifugar
A maioria das máquinas de lavar emitem sons durante a centrifugação. Mas, se o barulho for muito alto, pode existir algum problema. As causas mais comuns incluem excesso de roupas na máquina, objetos esquecidos nos bolsos e desnivelamento do aparelho em relação ao piso. O problema também pode ser mecânico, envolvendo o motor de transferência, que conduz a rotação do motor para o tambor, ou peças associadas, como o câmbio.
Ainda, outros componentes, como o capacitor, o atuador de freios e os fios elétricos, também podem estar com defeito. Independente das razões, o ideal é chamar um serviço de assistência técnica para identificar se a dificuldade é mecânica ou elétrica, consertar e garantir o bom funcionamento da máquina.
Máquina de lavar não tem força para centrifugar
Se a máquina de lavar faz a centrifugação, mas sem força suficiente, ela não vai conseguir remover o excesso de água das roupas. Geralmente, esse problema está relacionado a questões mecânicas, envolvendo as peças do equipamento, que podem precisar de limpeza, substituição ou reparo. Por exemplo, um capacitor com defeito pode fornecer energia insuficiente ao motor, enquanto uma engrenagem que conecta o motor ao agitador pode impedir a transferência adequada de energia, resultando em uma agitação fraca.
Além disso, há a correia e a polia, itens essenciais para o funcionamento adequado do aparelho. Caso uma delas esteja folgada, quebrada ou danificada, a centrífuga será afetada. O filtro também influencia na centrifugação, colhendo resíduos sólidos e objetos pequenos, evitando que eles entrem na tubulação ou prejudiquem a bomba de água.
5. Outras funções da máquina de lavar
- Adiar lavagem: agenda um horário para o aparelho funcionar, se adaptando à rotina do usuário;
- Lavagem com esterilização: destinada para roupas de bebês e a remoção de bactérias e sujeira dos tecidos — algumas máquinas contam com partículas de prata para retirar os micro-organismos;
- Tira manchas: remoção de manchas em partes mais difíceis das roupas, como mangas ou golas. Este modo costuma utilizar água em temperatura quente ou morna.
Com informações de Electrolux, Panasonic, Mueller e Home & Garden.
📹 Vídeo: Casa conectada: quantos dispositivos inteligentes dá para ter em casa?
Casa conectada: quantos dispositivos inteligentes dá para ter em casa?