Rise of the Ronin chega no PC? Veja gameplay e mais detalhes sobre o jogo
Também chamado de A Ascensão de Ronin no Brasil, jogo ação do estúdio Team Ninja promete ser um dos grandes exclusivos do PS5
Rise of the Ronin chega em 22 de março no PlayStation 5 (PS5) e tem produção do estúdio Team Ninja, conhecido pela série Ninja Gaiden e pelos títulos da saga Nioh. Também chamado no Brasil de A Ascensão de Ronin, o game é uma das principais apostas da Sony para este ano, com exclusividade total – por enquanto. A empresa divulgou algumas prévias e detalhes do que esperar, bem como informações sobre multiplayer cooperativo, armas e estilo de combate. Saiba mais detalhes sobre gameplay e lançamento do jogo.
🎮 Helldivers 2 roda no PS4? Veja tudo sobre gameplay para mandar bem no jogo
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Rise of the Ronin: veja gameplay e guia do novo jogo exclusivo de PS5
👉 Quais são os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo
Rise of the Ronin chega no PC?
Rise of the Ronin é um jogo totalmente exclusivo do PS5. Alguns games recentes publicados pela Sony recebem lançamentos simultâneos no PC e no PS5, mas não é este o caso, para este título. O jogo também não vai ser lançado no PlayStation 4 (PS4), já que, desde o princípio de sua produção, Rise of the Ronin foi pensado apenas para a nova geração da empresa.
Com o tempo, isso pode mudar, mas nem Team Ninja, nem Sony divulgaram qualquer plano neste sentido. A probabilidade de que isso ocorra vem com base em outros jogos exclusivos do PS4 e PS5 que, após algum tempo, foram lançados também no PC, como Marvel’s Spider-Man, Horizon: Forbidden West e God of War. Porém, nada foi confirmado ou sugerido para Rise of the Ronin.
História de Rise of the Ronin
A história de Rise of the Ronin se passa no final do século 19, no Japão, em Edo, região que hoje é conhecida como a cidade de Tóquio. O jogo é descrito como um épico samurai no período do Bakumatsu, como é chamada a fase final do “Período Edo”. Pode parecer confuso, mas os japoneses comumente nomeiam seus períodos com base em cidades, nomes de personalidades importantes e outros aspectos. Rise of the Ronin, até certo ponto, segue uma cartilha histórica.
Neste cenário, o jogador assume o papel de um guerreiro samurai sem lorde, ou seja, um ronin, que precisa lidar com a queda de forças militarizadas e com o início de uma nova era no Japão. O “herói” de Rise of the Ronin é um quadro em branco para que o jogador crie sua própria história, diferente de, por exemplo, Ghost of Tsushima.
É souls-like?
Se você quiser, é possível considerar Rise of the Ronin como um “souls-like”, ainda que ele não receba este apelido oficialmente e nem mesmo tenha sido divulgado desta forma. Acontece que jogos do tipo foram apelidados assim por fazerem parte de séries como Dark Souls e derivados, produzidos pela From Software. Porém, qualquer jogo baseado em combates acirrados, de alto nível de dificuldade e que exige boa técnica do jogador, pode entrar na categoria. Foi assim com Nioh, também do Team Ninja, que é um “souls-like” pela alta dificuldade.
Vale lembrar, porém, que a From Software não inventou o conceito de “jogos difíceis”. Muitos anos antes, a própria Team Ninja foi responsável pela série Ninja Gaiden, que por si só já eram games extremamente difíceis e que exigiam grande técnica na jogabilidade para se dar bem. Portanto, o conceito de “souls-like” pode ser bem amplo para os dias atuais.
Gameplay de Rise of the Ronin
Rise of the Ronin é um jogo totalmente de ação e exploração em terceira pessoa. A jogabilidade se baseia no controle livre do personagem, conforme explora um mundo semi-aberto ao seu redor. Como citamos, a técnica vai fazer toda a diferença na jogabilidade. O jogador vai poder usar uma grande variedade de armas, sejam elas brancas ou de fogo, além de combinar ataques.
O jogo também tem sistema de escolhas que definem o caminho da história. Será possível criar aliados ou inimigos, conforme avançamos no enredo. Nenhuma gameplay será igual à outra. No mapa, várias cidades históricas serão exploráveis, além da já citada Edo. Outros exemplos são Yokohama e Quioto. Por fim, estilos diferenciados de combate também estarão presentes: Estilo Mumyo, com golpes em pares, Estilo Hokushin Itto, com sequências de ataques, e Estilo Yagyu Shinkage, com uso de espadas.
Multiplayer Cooperativo ou PvP
A produção de Rise of the Ronin confirmou, recentemente, que o jogo terá multiplayer cooperativo. Será possível criar grupos de quatro jogadores para realizar missões da história em conjunto. É claro que, para isso, é necessário ter uma assinatura ativa da PS Plus. Além disso, Rise of the Ronin não terá nenhum componente PvP, ou seja, “player versus player”, de “jogador contra jogador”.
Nada está gravado em pedra. Da mesma forma que vários outros jogos receberam atualizações com novas formas de jogabilidade após o lançamento, Rise of the Ronin, um dia, pode receber um componente PvP. Porém, por ora, ele não está previsto em qualquer formato.
Mais detalhes sobre o jogo e Team Ninja
Por fim, espere por mais surpresas em Rise of the Ronin. O jogo pretende não ser apenas “mais um” no mercado e sim trazer algum diferencial para os dois lados: games japoneses e também games que prezam por combates técnicos. Jogadores de “souls-like” e quem está acostumado a títulos do Team Ninja devem se sentir em casa, mas esperar por um frescor em sua gameplay e nos detalhes da história. O game pretende usar um pano de fundo histórico, mas também com alguns elementos de fantasia em seus combates e exploração.
Vale lembrar que isso é comum em jogos do Team Ninja. Além de Nioh e Ninja Gaiden, o estúdio já trabalhou na série Dead or Alive e em jogos como Hyrule Warriors, Marvel Ultimate Alliance 3 e no recente Wo Long: Fallen Dynasty. O Team Ninja é parte da Koei Tecmo e existe desde 1995, começando sua história justamente com a saga de luta Dead or Alive.
Jogos de Playstation 2: os melhores títulos de todos os tempos