Por que a Alexa fica amarela? Entenda sinais luminosos das caixas Echo
Assistente virtual da Amazon responde a comandos por meio de voz, mas também emite sinais luminosos. Confira o significado de cada uma das luzes da Alexa neste guia.
Por Jorge Lucas Bernardes, para o TechTudo
A Alexa é uma das assistentes virtuais mais populares do mundo. Presente nas caixas de som Amazon Echo, no Fire TV Stick e em alguns fones de ouvido, a tecnologia da Amazon responde a comandos por meio da voz. Presentes em boa parte das casas conectadas, as caixinhas com Alexa também emitem sinais luminosos em sua base com diferentes significados. Luzes azuis e verdes podem indicar que o dispositivo está pronto para realizar comandos, ou que está recebendo uma chamada, por exemplo. Conhecer as diferenças entre cada cor é essencial para fazer um melhor uso da Amazon Echo.
Se você tem um dispositivo como este, provavelmente já se perguntou por que a Alexa fica amarela, verde, ou roxa. Para saber o significado destas e de outras cores, confira a matéria do TechTudo e entenda todos os sinais luminosos das caixas Echo.
Alexa amarela
Quando o dispositivo exibe uma luz amarela pulsando, significa que a Alexa tem uma mensagem ou uma notificação. Para resolver, basta usar os comandos: “Alexa, quais são as minhas notificações?” ou "Alexa, quais são as minhas mensagens?". Após o aparelho revelar as novas mensagens ao usuário, a luz deixará de ser exibida, normalizando o status do dispositivo.
Alexa azul
Já quando o dispositivo exibe uma luz azul, com um detalhe em ciano (tonalidade que fica entre o azul e o verde), significa que a Alexa está ouvindo sua pergunta ou pedido. É possível observar isso quando aparece a luz amarela e o consumidor utiliza o comando de mostrar as notificações, por exemplo. A Alexa irá exibir a luz azul e logo falará quais são as novas mensagens disponíveis.
Quando a Alexa já ouviu e está processando o pedido, as cores são mantidas, porém a luz passa a brilhar mais rapidamente, diferenciando o sinal luminoso para este tipo de comando. Outro significado que uma luz azul brilhando rapidamente pode ter é que o dispositivo está recebendo uma atualização de software — neste caso, basta aguardar o encerramento da atualização.
Alexa vermelha
A luz vermelha aparece quando o botão de ligar/desligar o microfone é pressionado, consequentemente indicando que a Alexa não estará mais ouvindo comandos. Neste caso, para voltar a usar a Alexa, o usuário precisa habilitar o microfone novamente, pressionando o botão no próprio aparelho. Em dispositivos com câmera acoplada, a luz vermelha significa que o vídeo não será compartilhado.
Alexa com azul girando
Quando a Alexa fica com as cores ciano e azul girando lentamente, significa que o dispositivo está sendo iniciado. Este caso não exige nenhuma ação do usuário, bastando aguardar a inicialização completa da caixa Echo. Caso o aparelho ainda não tenha sido configurado, a luz ficará laranja quando o dispositivo estiver preparado para receber a configuração.
Alexa laranja girando
Quando a luz laranja é exibida, significa que o dispositivo está tentando se conectar à internet ou está no modo de configuração. Quando o dispositivo for ativado, logo tentará se conectar à rede Wi-Fi e esta tentativa será representada pela luz laranja. Já a segunda opção ocorre quando o dispositivo ainda não foi configurado. Para resolver, basta que o usuário realize a configuração da Alexa.
Alexa verde
A cor verde aparece em duas ocasiões, ambas relacionadas a chamadas. Para diferenciá-las, o usuário precisa prestar atenção na movimentação do sinal luminoso. Quando a luz verde pulsa, significa que o usuário está recebendo uma chamada no dispositivo. Já se a luz verde estiver girando, quer dizer que o dispositivo já está em uma chamada ou que tem uma chamada "Drop In" ativa.
O Drop In é um recurso opcional disponível nos aparelhos, que permite a conexão instantânea com outros dispositivos Echo. Caso o usuário pense em ativar o recurso, poderá realizar uma chamada sem que o outro usuário aceite essa ligação, fazendo-o atender automaticamente. Para usuários mais discretos, que não gostam desta ideia, basta não ativar a opção.
Alexa roxa
A luz roxa pode aparecer na inicialização do dispositivo ou durante o uso. Na configuração inicial, a luz roxa pode indicar que há problemas de conexão Wi-Fi. No site da fabricante, há tópicos com diferentes motivos e soluções para esse problema. Basta buscar a aba "Ajuda e Serviço de atendimento ao cliente" e o tópico "O dispositivo Echo está com problemas de Wi-Fi".
Fora isso, a cor roxa também é exibida quando o recurso “Não perturbe” é ligado. Com esta função ativa, a Alexa fica bloqueada para exibir notificações. Por outro lado, ela ainda transmitirá alarmes, timers ou lembretes previamente ativados.
Alexa branca
A luz branca exibe os níveis de volume da caixa Echo. Para controlar o volume da Alexa, o usuário pode usar os próprios botões do aparelho ou apenas realizar o comando de voz, usando “Alexa, volume dois”, por exemplo. Os níveis de volume da Alexa vão de zero a dez, sendo zero o modo mudo e dez o volume máximo.
Com informações de Amazon
Smart
Echo Dot (3ª Geração)
R$ 349
Hub integrado
Echo com Alexa (4ª Geração)
R$ 559,00
Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes ao mês de maio de 2023.