O filme Noé é um dos destaques da Netflix desta semana. O longa, lançado nos cinemas em março de 2014, usa da história da Arca de Noé para construir um épico apocalíptico sem relação direta com as passagens bíblicas. Dirigido por Darren Aronofsky (A Baleia), a produção tem no elenco principal Russel Crowe (Thor: Amor e Trovão) no papel de Noé, um homem centenário chamado por Deus para construir uma arca.
A perspectiva livre do longa não deixa de representar figuras importantes da Bíblia, como os filhos de Noé (Sem, Cam e Jafé), o patriarca centenário Matusálém e o rei Tubalcaim. Aqui você confere informações sobre o enredo, elenco, equipe técnica e repercussão do filme.
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Enredo de Noé
Após os eventos do Jardim do Éden, a humanidade cresceu e se multiplicou. Porém, nações sucumbiram à violência de tiranos como Tubalcaim (Ray Winstone), descendente de Caim, o primeiro homicida da Terra. No passado, quando ainda era um jovem rei, Tubalcaim matou Lamech (Marton Csokas), pai de Noé, que testemunhou o assassinato quando era mais novo.
Anos passam e, já adulto, Noé recebe um chamado de Deus para a construção de uma gigantesca arca de madeira. O motivo seria um dilúvio para inundar a Terra e recomeçar a humanidade. Na embarcação, somente a família de Noé e um casal de cada espécie animal deverão entrar. No entanto, Tubalcaim e seu exército não deixarão que Noé siga em paz com o plano divino.
Elenco e equipe técnica
Para compor a família de Noé, foram escalados a atriz Jennifer Connelly como Naamá, esposa de Noé; Anthony Hopkins (Dois Papas) como Matusalém, avô centenário do personagem principal; Emma Watson como Ila, órfã criada pelo casal e esposa de Sem (Douglas Booth, de O Destino de Júpiter), filho mais velho de Noé. Cam, o filho do meio, é interpretado por Logan Lerman (O Efeito Borboleta). Já o filho mais novo, Jafé, é interpretado por Leo McHugh Carroll.
Os anjos Grigori, que na Bíblia são retratados como anjos caídos misturados entre os humanos, são interpretados por Frank Langella (Frank e o Robô), na voz de Og; Nick Nolte (Cabo do Medo), na voz de Samyaza; Mark Margolis (Breaking Bad) dubla Magogue; e Kevin Durand (Lost) dá voz à Ramiel.
Repercussão entre público e crítica
Em votação do público no IMDb, Noé tem nota 5,8, com base em 259 mil votações. No agregador Metacritic, a nota da crítica é 68, enquanto a do público é de 5.4. Já no Rotten Tomatoes, a aprovação técnica é de 75%, com selo “Fresco”, e 41% na visão do público. No consenso do site, é dito que “Noé de Darren Aronofsky é um épico bíblico em pleno século 21”.
A obra chegou a ser elogiada por setores cristãos nos EUA, como a American Bible Society e a National Catholic Register, que parabenizaram a “adaptação criativa” da história de Noé feita no longa. No entanto, o filme não chegou a ser exibido em países islâmicos da África e Oriente Médio, como Egito, Arábia Saudita, Tunísia e Emirados Árabes Unidos.
Confira o trailer de Noé
Com informações de BBC, Bíblia Português, The Guardian (1, 2), Huffpost (1, 2), IMDb, Metacritic, NBC News, Rotten Tomatoes, Variety