Vai viajar no Ano Novo? 5 ajustes para fazer nos seus aparelhos antes de sair
Antes de sair para comemorar o fim de ano, não se esqueça de fazer esses ajustes nos seus eletrodomésticos. Caso contrário, a conta de luz pode pesar no seu bolso; veja dicas
No final do ano, a conta de luz tende a aumentar muito, tanto por conta das festas quanto pelo calor intenso. Além disso, muitas pessoas aproveitam esse período para viajar, o que torna esse o momento ideal para adotar práticas que ajudam a reduzir o consumo de energia e garantir o bom funcionamento dos eletrodomésticos, mesmo enquanto fora de casa. Vale lembrar que a reconfiguração dos aparelhos não só minimiza os gastos, mas também previne danos causados pelo tempo parado. Dessa maneira, é possível viajar tranquilo, sabendo que, além de pagar menos nas faturas, os equipamentos estarão bem cuidados.
Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com cinco ajustes simples que você pode fazer nos seus dispositivos. As dicas incluem desligar aparelhos em standby, ajustar a temperatura da geladeira, entre outras. Confira!
🔎 8 eletrodomésticos que você NUNCA deve comprar para a sua casa
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 É seguro comprar eletrodomésticos online? Confira no Fórum do TechTudo
Ano Novo: que ajustes fazer nos aparelhos antes de viajar?
- Desligue aparelhos em stand by
- Ajuste o termostato da geladeira
- Descongele o freezer
- Faça manutenção preventiva na máquina de lavar
- Limpe a air fryer
1. Desligue aparelhos em stand by
Muitas pessoas mantêm aparelhos conectados à tomada o tempo todo, o que os deixa no modo de espera, ou standby. Esse hábito pode representar até 12% do consumo total de energia elétrica, segundo estimativas do Inmetro, contribuindo para o aumento na conta de luz. Por isso, desconectar esses aparelhos, especialmente antes de viagens, é uma medida prática para diminuir os gastos no final do mês. Entre os dispositivos que costumam permanecer em standby estão carregadores de celular, cafeteiras, micro-ondas, TVs, aparelhos de som, notebooks, air fryers, entre outros.
2. Ajuste o termostato da geladeira
O termostato é o sensor responsável por controlar a temperatura das geladeiras, garantindo a conservação adequada dos alimentos. Assim, evita que eles fiquem muito congelados ou acabem deteriorando por conta do calor. Sendo assim, esse recurso é muito importante não só para preservar os produtos, mas também para economizar energia, já que mantém a temperatura estável, reduzindo o esforço do motor e prevenindo danos ao aparelho.
Seu funcionamento combina dois mecanismos principais: um que detecta variações térmicas no sistema e outro que ajusta e corrige essas alterações quando necessário. Além disso, o termostato remove o calor do interior da geladeira e deve ser regulado conforme a quantidade de alimentos armazenados e a temperatura externa. Assim, ele ajuda a manter o ambiente interno na temperatura ideal para a conservação dos alimentos e bebidas.
3. Descongele o freezer
Outra dica importante antes de viajar é descongelar o freezer, caso o modelo não seja Frost Free. Essa tarefa é simples e contribui para o bom funcionamento do aparelho, além de ajudar na conservação. Existem duas maneiras de descongelar o aparelho. A primeira, mais simples, mas também mais demorada, consiste em desligar o aparelho e esperar que o gelo derreta naturalmente. Já se não tiver muito tempo para esperar, você pode usar um secador de cabelo para acelerar o processo. Basta desligar o freezer e direcionar o ar quente a uma distância segura, evitando danos ao congelador.
Se for passar muito tempo fora ou perceber que há uma camada espessa de gelo no freezer, é importante realizar essa tarefa antes de viajar. Caso contrário, ao voltar, você pode se deparar com altas contas de luz devido ao consumo dobrado do aparelho.
4. Faça manutenção preventiva na máquina de lavar
Fazer manutenção preventiva na máquina de lavar, assim como em outros eletrodomésticos, é uma ótima maneira de prolongar sua vida útil e mantê-la funcionando como nova. Afinal, com o tempo, o aparelho pode perder desempenho e ficar mais suscetível a problemas. Por isso, é ideal realizar cuidados regulares, como limpar filtros e verificar os componentes. Esses cuidados ajudam a evitar defeitos e garantem que a máquina continue funcionando da melhor maneira por mais tempo.
5. Limpe a air fryer
Limpar a air fryer todos os dias, após cada uso, é uma prática importante para garantir que o aparelho continue funcionando corretamente e para manter a qualidade das receitas. Esse cuidado deve se tornar um hábito, já que, apesar de simples, a fritadeira precisa de atenção constante. Por isso, antes de viajar, lembre-se de deixar a air fryer bem limpa e guardada em um local seguro, para evitar o acúmulo de sujeira que pode atrair insetos durante a ausência, evitando assim uma dor de cabeça ao voltar.
Com informações de Consul (1), Consul (2) e Electrolux
Eletrodomésticos:
- Qual a melhor marca de eletrodomésticos do Brasil? Veja qual comprar
- Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular
- Selo Procel: veja o que é, o que significa e como entender as letras
- Cozinha planejada: 6 eletrodomésticos para otimizar o seu espaço
- O que não ligar na extensão? 7 eletrodomésticos para só ligar direto na tomada
- Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Saiba qual é mais vantajoso
- Conta de luz aumentou: saiba economizar com geladeira, lava roupa e mais 'vilões'
🎥 Vídeo: Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Conheça os lugares proibidos
Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Conheça os lugares proibidos