Google TV vs Tizen: qual é o sistema de TV mais adequado para você?
Entenda as diferenças entre os sistemas operacionais de smart TVs do Google e da Samsung. Saiba qual deles tende a entregar a melhor experiência para o seu perfil de uso.
Google TV e Tizen são dois dos mais populares sistemas operacionais de smart TVs. Enquanto o primeiro é uma solução baseada no popular Android e aparece em TVs de diversas marcas, o Tizen é o sistema das smart TVs Samsung. Isto faz do software um dos mais utilizados, uma vez que televisores da marca são bem procurados.
O Google TV promete ser uma solução versátil e compatível com uma infinidade de aplicações compatíveis com sistema do Google. Já o Tizen tende a ser ágil e muito funcional, apresentando até alguns recursos exclusivos que podem agradar principalmente aos jogadores. Abaixo, o TechTudo apresenta mais informações que podem te ajudar a entender qual sistema operacional pode ser mais indicado para você.
📝 Qual smart TV comprar? Saiba no Fórum TechTudo
Interface
A interface é a forma com a qual o sistema se apresenta aos usuários, exibindo as informações na tela e organizando as aplicações e os recursos. O Google TV tem um visual mais irreverente, já que separa os apps em blocos grandes, e apresenta os recursos mais utilizados logo na tela inicial.
Para utilizar o sistema, você vai precisar criar uma conta Google. Assim, o sistema pode exibir alguns itens integrados na tela inicial, como recomendações do YouTube e outros serviços associados.
No Google TV, os apps aparecem em blocos grandes, tendo ainda miniaturas e banners que vão exibindo séries, filmes e conteúdos que podem ser interessantes. O acesso ao menu de configurações se dá pela barra no canto direito, e quando acionado, leva os usuários a uma tela de configurações similar ao que encontramos em dispositivos Android.
O Tizen por sua vez, promete um visual mais organizado e elegante. Seus apps também são apresentados em blocos, porém menores, o que deixa a tela menos poluída. Alguns conteúdos também aparecem em janelas e banners como no Google TV, mas para visualizar estes itens, você tem de rolar a tela para baixo.
Em modelos mais recentes, como a CU7700, o Tizen separa os conteúdos em abas ao lado esquerdo, tendo uma para mídia, com serviços como YouTube, Star+, Globoplay e outros, e outras como a aba jogos, com apps como Twitch, GeForce Now, Xbox Game Pass e outros, sendo este um dos diferenciais do sistema.
O Tizen assim como o Google TV, permite que você organize os apps mais utilizados os deixando na tela inicial. Porém, o sistema da Samsung exibe os apps de uma forma mais discreta, deixando assim um visual mais minimalista. Para utilizar o sistema, você vai precisar criar uma conta gratuita na Samsung e associar contas como Google e outros serviços.
Desempenho
O Tizen é um sistema ágil, tanto para iniciar quanto para navegação e abertura ou encerramento de aplicações. O Google TV leva um pouco mais de tempo para iniciar, mas também oferece uma boa experiência na navegação.
Porém, uma diferença notável é que o Tizen foi pensado para smart TVs, enquanto o Google TV por vezes parece apenas uma adaptação do Android para ser utilizado em televisores. Isto pode fazer com que os usuários possam ter alguns pequenos problemas ao alternar entre aplicações, assim como uma certa lentidão ao iniciar alguns apps e janelas de notificação.
Além disso, ao desligar uma Google TV e ligá-la novamente, pode se ter uma sensação de que a tela apenas foi bloqueada, assim como acontece em um smartphone por exemplo. Este é mais um ponto que compromete um pouco a imersão com o sistema do Google.
Recursos
O Google TV é completamente integrado ao sistema do Google, o que faz com que usuários de Android possam encontrar recursos como pareamento de conteúdo e acesso a alguns apps que você já utiliza em seu dispositivo móvel. O Google Assistente também está integrado ao sistema, assim como o Chromecast, que permite que você faça o pareamento de conteúdos de seu smartphone ou aba do navegador Google Chrome no PC.
O Tizen, por sua vez, oferece suporte aos assistentes Bixby e Alexa (Amazon), o que permite usar comandos de voz para iniciar seus apps e serviços. Nos modelos mais recentes de televisores, o Tizen conta com o Gaming Hub, que dá acesso a serviços de streaming de jogos como GeForce Now e Xbox Cloud Gaming. Com isso, é possível jogar games do PC ou Xbox na sua TV mesmo sem ter o console, exigindo apenas uma assinatura e joystick pareado via Bluetooth.
Acessibilidade
Ambos os sistemas possuem diversas ferramentas que prometem tornar o uso mais intuitivo e acessível, mas claro que quem já está habituado ao Android, vai ter ainda mais facilidade para utilizar o Google TV. O Tizen é um sistema bem otimizado e que vai direto ao ponto, sendo assim mais indicado para aqueles usuários que querem um aparelho que ofereça mais funcionalidades integradas.
Conclusão
O Google TV é um sistema muito versátil, já que conta um número maior de aplicativos disponíveis. O software oferece integração completa com sistema do Google, sendo muito indicado para quem tem familiaridade com recursos como Chromecast e Google Assistente. Vale dizer que o sistema está presente em TVs de diversas marcas, dando assim mais opções aos usuários.
Já o Tizen oferece fluidez e acesso aos serviços mais utilizados em smart TVs. O sistema da Samsung tende a ser mais acessível para quem não tem tanta experiência com smart TVs. Além disso, é uma solução completa de entretenimento, já que reúne recursos como jogos, streaming e TV. Porém, você necessariamente precisará adquirir uma TV Samsung, já que o sistema está presente apenas nos aparelhos da marca.
🎥 CES 2024: veja tela com tecnologia microLED da Samsung
CES 2024: veja tela com tecnologia microLED da Samsung