IEGM
O índice de efetividade da gestão municipal (IEGM) é um indicador calculado com a finalidade de medir, avaliar e comparar a qualidade dos gastos municipais e das políticas e outras atividades públicas dos gestores municipais, bem como o grau de aderência da gestão a processos e controles em 07 (sete) áreas de atuação, chamadas dimensões: (i) I-AMB (meio ambiente), (ii) I-CIDADES (defesa civil), (iii) I-EDUC (educação), (iv) I-FISCAL (gestão fiscal), (v) I-GOV TI (governança em tecnologia da informação), (vi) I-PLAN (planejamento) e (vii) I-SAÚDE (saúde).
O índice é composto pela combinação de dados governamentais abertos, dos sistemas de prestação de contas ao TCE-PI e de informações levantadas a partir dos questionários preenchidos por todas as 224 (duzentas e vinte e quatro) prefeituras municipais do Estado do Piauí.
A partir da versão 2024 do IEGM, relativa ao ano-base 2023, os formulários das sete dimensões são preenchidas via sistema INSPECT, disponibilizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).
Cada município receberá um link de identificação para cada um dos questionários. Eles são individuais e intransferíveis.
Para acessar os questionários basta seguir os seguintes passos:
- Acessar o mural de avisos via sistema Documentação Web deste TCEPI;
- Entrar utilizando o token informado (links de acesso);
- Designar os responsáveis para cada dimensão, com as cautelas necessárias à segurança da informação no compartilhamento do link;
- Para iniciar o preenchimento de cada um dos questionários, basta ao agente designado clicar no link.
Mais dúvidas sobre o índice podem ser direcionadas ao contato de e-mail [email protected].
Material de Apoio
- Apresentação e metodologia do IEGM 2024 (ano-base 2023)
- Manual Técnico do Sistema INSPECT
- Questionários:
- Ofício Circular 2261/2024 – Presidência do TCE-PI
Links
Arquivos de Versões Anteriores
- 2023:
- Anos Anteriores: