Encorajada pelo 1º intercâmbio com a Soul Bilíngue, Jovem embaixadora embarca para mestrado na Itália
Deixar a família, uma rotina estabelecida e um bom emprego para trás estão entre as decisões tomadas pela jovem embaixadora Sara dos Anjos para fazer mestrado em Gestão Internacional na Universidade de Trento, na Itália. Aos 24 anos, a agora ex-moradora do Grajaú, bairro da periferia da zona sul de São Paulo, quebra um ciclo de gerações ao abraçar um desafio que, segundo ela mesma, não aconteceria sem a experiência de um mês no Havaí, em 2022, por meio da Soul Bilíngue. O motivo? Coragem.
Sonhadora, como tantas jovens espalhadas pelo País, Sara talvez perdesse a oportunidade pela falta de autoconfiança. “Eu teria muito mais medo de tentar, uma insegurança grande por achar que não sou boa o suficiente se eu não tivesse ido para o Havaí. Meu inglês também não estaria tão bom como hoje”, diz.
Sara conquistou a última das dez bolsas concedidas pela Soul Bilíngue no segundo semestre de 2021, quando competiu com outras 329 pessoas. Desde então, se manteve ligada à iniciativa social: promoveu oficinas de planejamento financeiro para outros estudantes, virou mentora de inglês, acompanhando jovens individualmente, e aderiu ao plano de doadores mensais, iniciativa que contribui para a sustentabilidade financeira da ONG.
“Faço parte da primeira geração da família a fazer faculdade, sou a primeira a fazer intercâmbio e a viver uma experiência maior, de pós-graduação. Penso bastante sobre ser uma inspiração e em como devolver isso, motivando outras pessoas. Antes de sair do trabalho, me reuni com os jovens aprendizes e falei sobre estudar fora, fazer intercâmbio e realizar sonhos. Fiz isso porque a gente vive em comunidade e acredito que se você tem algo a compartilhar, tempo a doar, o que quer que seja, não te custa nada e ainda te faz muito bem”, conta.
O Mestrado
Sara deseja estudar no exterior desde a faculdade de Economia - concluída em 2023. Percebeu na Soul Bilíngue - que conheceu por meio de outra jovem embaixadora, Ana Luiza Melo Arcanjo, intercambista em Londres - uma possibilidade de aproximar o sonho da realidade.
A viagem para o Havaí, em 2022, serviu como um alimento. Após um mês em Honolulu, voltou a São Paulo transformada. Se por um lado, quatro semanas pareciam um tempo relativamente curto para melhorar o inglês, foram mais que suficientes para ela adquirir a confiança e a segurança necessárias para alçar voos maiores.
Dali até ver as iniciais do seu nome e a data de nascimento na lista de aprovados para a bolsa da Universidade de Trento, foram muitos meses de preparo, estudo e tentativas frustradas, seja pelas possibilidades que conheceu nos Soul Summits, eventos que a ONG promove para apresentar modalidades de intercâmbio acessíveis, ou das que encontrou pesquisando na internet.
Nas aplicações para bolsas na Hungria, em Portugal, na Irlanda ou na Itália, sempre ressaltou o histórico de vida, a entrada na faculdade - uma grande conquista pessoal - e a experiência no Havaí. Tão importante quanto isso era mostrar, em cartas ou nos vídeos necessários, a importância da pós-graduação no futuro dela.
“Nos próximos dois anos eu quero aproveitar tudo o que a universidade tem, conhecer gente, fazer projetos, fazer programas de verão, enriquecer meus objetivos, estagiar numa boa empresa e ampliar minha experiência internacional”, conta.
Em Trento, ela estudará com a mensalidade 100% coberta pela bolsa e contará com uma ajuda de custo para a hospedagem e demandas pessoais. O curso também prevê um estágio ao longo do segundo ano.
Para além disso, contou com uma ajuda do destino e estará mais próxima do namorado, Lello, italiano que conheceu pela internet e vive em Nápoles, a cinco horas da faculdade. “É uma rede de apoio, uma segunda família, aqui, algo que valorizo muito. Outra coisa que gosto muito é que a Itália possui uma cultura parecida com a brasileira, tem uma culinária boa e um povo muito caloroso”, diz.
Trento fica numa região montanhosa do país e chegou a ser parte da Áustria. Numa cidade que promete ser recheada de idiomas e culturas diferentes, Sara comemora a confiança do inglês, idioma oficial da faculdade.
Comments