top of page

"Com o apoio de quem amo, estou motivado a aproveitar cada oportunidade"

Com uma grande rede de incentivo, Leonardo representa o sonho de muitos jovens brasileiros ao seguir para seu intercâmbio na Irlanda pela Soul Bilíngue.


Leonardo Alvarista, o último jovem da Soul Bilíngue a embarcar em 2024, está de malas prontas para estudar na CEC, na Irlanda. Ele compartilha sua trajetória, suas aspirações e os desafios que enfrentou ao longo do Game Soul até os dias de hoje.


Qual é o seu maior sonho e por quê?

Embora eu não tenha um sonho específico, meu maior objetivo atualmente é entrar na área de TI e crescer nessa carreira. Durante minha jornada na Soul Bilíngue, tive uma mentora excelente, e ela foi fundamental para o meu desenvolvimento. Essa experiência me inspirou a ser mentor na Soul, e, até o momento, já orientei quatro alunos. Ver a evolução deles é algo sensacional. Então, além de minha carreira em TI, também sonho em continuar ajudando quem está começando na jornada de aprendizado.


Quem é a sua maior inspiração e por quê?

Minha grande inspiração é minha mentora de 2022, Larissa Chan. Ela era extremamente paciente e divertida, qualidades que me ajudaram muito no meu processo de aprendizado. Essa experiência foi tão transformadora que eu quis me tornar mentor também. Tento sempre criar um ambiente seguro para meus mentorandos, onde eles possam cometer erros e aprender com eles, algo que acredito ser essencial para nossa evolução.


Qual foi o maior desafio que você já enfrentou?

Meu maior desafio foi me adaptar à mudança para a casa da minha mãe. Saí de uma casa onde morava só com meu pai e passei a viver com minha mãe e três irmãos, em um espaço muito menor. Com essa mudança, precisei abrir mão de hobbies, como minha coleção de HQs. Comecei a vendê-los online e acabei transformando essa necessidade em um negócio. Isso foi em 2018, e desde então, trabalho de forma autônoma, mantendo essa renda por cerca de seis anos.


O inglês surgiu na sua vida antes da Soul? Como eram as possibilidades de acessar outra língua para você?

Meu contato com o inglês veio desde a escola até os jogos eletrônicos, mas nunca consegui progredir muito, especialmente no ensino médio, quando a matéria se tornou mais avançada. No entanto, em 2020, com o hobby de speedcubing (esporte de resolver cubos mágicos no menor tempo possível), passei a consumir muito conteúdo em inglês para aprender novas técnicas. Como participei de comunidades internacionais, o inglês era o idioma principal. Pela primeira vez, eu tinha um propósito claro para aprender: o inglês se tornou uma ponte para me conectar com outras pessoas. A Soul Bilíngue me ajudou a praticar e organizar meus estudos de forma muito mais eficaz.


Qual foi o momento mais marcante da sua experiência com a Soul Bilíngue até agora?

Meu primeiro encontro com a mentora Larissa Chan foi um marco. Foi minha primeira conversa em inglês, e, embora estivesse nervoso, consegui me comunicar mais do que imaginava. Isso me deu muita satisfação e confiança. Ela teve um papel essencial no meu progresso, e essa experiência foi tão importante que decidi também ser mentor, ajudando iniciantes a enfrentarem seus desafios.



Mais alguém da sua família já teve a oportunidade de estudar inglês ou viajar para o exterior?

Não tive parentes próximos que estudaram inglês ou viajaram para o exterior; apenas alguns primos mais distantes. O apoio e orgulho das pessoas com quem vivo foram fundamentais e me motivam a estudar e aproveitar ao máximo essa oportunidade.


O que você mais espera aprender durante o intercâmbio?

Além do inglês técnico, espero me desenvolver convivendo em inglês. Sou uma pessoa tímida, e interagir em outro idioma será um desafio, mas acredito que isso me ajudará muito a crescer pessoalmente. Também espero ter a chance de conversar com nativos para aprender mais sobre a cultura irlandesa de uma maneira que dificilmente poderia viver novamente.


Como você imagina o seu futuro após o intercâmbio?

Espero que o intercâmbio seja um diferencial para minha carreira e me ajude a criar conexões com outras culturas e pessoas. Quero aproveitar ao máximo cada experiência e interação que esse intercâmbio me proporcionar.


Qual conselho você daria para outros jovens que querem aprender inglês?

Muitos jovens têm dificuldades porque não dão uma real utilidade ao inglês. Ter um propósito, como um hobby ou interesse, ajuda muito no aprendizado. Constância e paciência também são essenciais. Praticar todos os dias, mesmo que seja por pouco tempo, é fundamental para progredir.


Gostaria de agradecer profundamente a CEC e a parceiros da Soul Bilíngue por proporcionarem essa oportunidade única. Sei que essa experiência pode transformar vidas, e espero que vocês saibam que sempre terão um papel especial na minha trajetória.

Com Leonardo partindo agora para a Irlanda, a Soul Bilíngue conclui mais um ano de grandes conquistas para jovens brasileiros. E com as novas turmas em 2025, muitos outros jovens poderão viver experiências transformadoras graças a continuação da Soul Bilíngue e o apoio de suas escolas parceiras.


Acompanhe a viagem do Leo no nosso instagram!


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page