Atenção criadores, inscrição nas Convocatórias de Cultura Sesc RJ simplificada com foco na proposta artística.

Convocatórias de Cultura Sesc RJ: A inscrição do seu projeto está simplificada!

Agora ficou mais fácil inscrever seu projeto nas Convocatórias de Cultura Sesc RJ. Dedique-se apenas à elaboração artística nesta fase inicial.

A inscrição do seu projeto está mais simplificada. Nessa etapa, dedique-se apenas à elaboração do projeto. Você só precisará enviar a documentação da empresa se o projeto for selecionado.

O que queremos agora na etapa de inscrição?
Receber o seu projeto artístico detalhado. O foco da avaliação será dado na proposta artística encaminhada por meio da plataforma de inscrição.

E se o projeto for selecionado?
Após a seleção é que trataremos dos processos administrativos e jurídicos. Portanto, na inscrição, dedique-se à elaboração do projeto.

Por onde começar?

  • Leia atentamente o edital e seus anexos antes de iniciar sua inscrição. Muitos erros são cometidos pela falta de atenção com o teor do texto e sua compreensão.
  • Os editais são atualizados de um ano para outro. Modelos fornecidos e anexos podem variar. Não reutilize arquivos de anos anteriores.
  • Da mesma forma: itens do regulamento, solicitações de informações e restrições de participação podem ter sido alteradas. Mais uma vez: não deixe de ler o regulamento integralmente para não incorrer em erros ou impedimentos por conta das mudanças.
  • Cuidado com a reutilização de arquivos anexos e textos de usados em outras inscrições. Inscrições com referências a outros editais e convocatórias mostram um descuido com a inscrição, o que prejudica diretamente a avaliação da sua proposta.
  • Sobre protagonismo: o projeto inscrito na Convocatória O Corpo Negro-Indígena trata diretamente do protagonismo da pessoa negra e/ou indígena nas ações. O envio da autodeclaração dos participantes é uma informação fundamental para garantirmos a formação dos grupos inscritos na seleção. Já a Convocatória Baixada em Foco, destina-se a fomentar e apoiar a produção artística e cultural da Baixada Fluminense, sendo obrigatória a composição das fichas técnicas formadas integralmente por artistas e equipes técnicas residentes e/ou que comprovem vivência e produção artística nos municípios da Baixada Fluminense.

O que precisa evitar? 

  • Não perca tempo com informações que o avaliador já sabe de antemão por serem obrigatórias. Por exemplo: “o projeto é apresentar 4 sessões do espetáculo no Sesc Copacabana”. Se o regulamento diz que esta é uma obrigatoriedade, este texto é irrelevante. Tenha foco na criação/apresentação da obra, explique o que ela é ou a que ela se pretende, caso ainda não exista.
  • Não presuma que o avaliador conheça o seu trabalho, seja detalhado, mas conciso. Mesmo que você já possua uma trajetória no seu campo. Explique o que deseja para uma pessoa que não sabe quem você é. A avaliação é realizada a partir do material enviado por uma comissão com pessoas de diferentes regiões do Brasil. Os avaliadores não farão uma pesquisa na rede sobre lacunas de informações deixadas na inscrição.
  • Não apoie o seu texto apenas em conceitos. As referências e citações são interessantes como fontes de apoio, mas elas não vão dar visualização e materialidade à proposta. Utilize as referências a pensadores e artistas caso precise, mas tenha sempre em mente que os conceitos, citações e estatísticas não são obra, são apenas ideias e dados para provocar a criação. Portanto, lembre-se: o seu foco é a obra que será feita. Uma bibliografia não produz necessariamente um projeto de espetáculo.
  • Não presuma o que a instituição quer ou pensa. Caso queira alinhar-se a um pensamento, prática ou política proposta com o edital, realize um estudo prévio das suas programações já realizadas em outros anos. Conheça as ações das instituições, os seus projetos, o histórico de realizações. Perceba se o que você está propondo tem diálogo com isso, de que forma se soma ou complementa, se preenche lacunas ainda não desenvolvidas.
  • Não se detenha no vídeo de depoimento sobre informações que já estão na inscrição como o cronograma ou outras quaisquer. Um depoimento que apenas repete aquilo que já foi escrito no formulário é redundante, e não qualifica o que é o projeto. Utilize a sua fala em vídeo para demonstrar a sua segurança com o que pretende com o trabalho. Invista seu tempo em pensar em uma boa articulação, com consistência, que apresenta o percurso de criação com uma marca pessoal.

Sobre revisão 

  • Revise muito bem a sua inscrição. É prejudicial um projeto que se deixa perceber que foi copiado de inscrições para outros editais, com nomes e referências de outras instituições ou incentivadores, outros locais de apresentação e informações que não dizem respeito à seleção para a qual você está submetendo.
  • Informações em contradição prejudicam a avaliação do projeto, portanto tenha cuidado com os dados. Por exemplo, descrever cinco artistas na ficha técnica e seis artistas no orçamento é uma inconsistência prejudicial à análise. Revise sempre os materiais antes de enviar.

Agora que já deu uma conferida nessas dicas, inscreva o seu projeto em uma das convocatórias abertas clicando aqui!

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Sesc RJ Flamengo enfrenta o Batavo Mackenzie no último desafio do ano

Veja mais

Sesc RJ apoia o Projeto Botinho 2025, que abre inscrições na segunda-feira

Veja mais

Sesc é apoiador cultural do Réveillon do Rio e levará grandes nomes da música para os palcos da virada

Veja mais
livros gratuitos

Sesc RJ lança audiolivro com contos natalinos de Mário de Andrade narrados por residentes do Retiro dos Artistas

Veja mais