Convocatórias de Cultura Sesc RJ: A inscrição do seu projeto está simplificada!
Agora ficou mais fácil inscrever seu projeto nas Convocatórias de Cultura Sesc RJ. Dedique-se apenas à elaboração artística nesta fase inicial.
A inscrição do seu projeto está mais simplificada. Nessa etapa, dedique-se apenas à elaboração do projeto. Você só precisará enviar a documentação da empresa se o projeto for selecionado.
O que queremos agora na etapa de inscrição?
Receber o seu projeto artístico detalhado. O foco da avaliação será dado na proposta artística encaminhada por meio da plataforma de inscrição.
E se o projeto for selecionado?
Após a seleção é que trataremos dos processos administrativos e jurídicos. Portanto, na inscrição, dedique-se à elaboração do projeto.
Por onde começar?
- Leia atentamente o edital e seus anexos antes de iniciar sua inscrição. Muitos erros são cometidos pela falta de atenção com o teor do texto e sua compreensão.
- Os editais são atualizados de um ano para outro. Modelos fornecidos e anexos podem variar. Não reutilize arquivos de anos anteriores.
- Da mesma forma: itens do regulamento, solicitações de informações e restrições de participação podem ter sido alteradas. Mais uma vez: não deixe de ler o regulamento integralmente para não incorrer em erros ou impedimentos por conta das mudanças.
- Cuidado com a reutilização de arquivos anexos e textos de usados em outras inscrições. Inscrições com referências a outros editais e convocatórias mostram um descuido com a inscrição, o que prejudica diretamente a avaliação da sua proposta.
- Sobre protagonismo: o projeto inscrito na Convocatória O Corpo Negro-Indígena trata diretamente do protagonismo da pessoa negra e/ou indígena nas ações. O envio da autodeclaração dos participantes é uma informação fundamental para garantirmos a formação dos grupos inscritos na seleção. Já a Convocatória Baixada em Foco, destina-se a fomentar e apoiar a produção artística e cultural da Baixada Fluminense, sendo obrigatória a composição das fichas técnicas formadas integralmente por artistas e equipes técnicas residentes e/ou que comprovem vivência e produção artística nos municípios da Baixada Fluminense.
O que precisa evitar?
- Não perca tempo com informações que o avaliador já sabe de antemão por serem obrigatórias. Por exemplo: “o projeto é apresentar 4 sessões do espetáculo no Sesc Copacabana”. Se o regulamento diz que esta é uma obrigatoriedade, este texto é irrelevante. Tenha foco na criação/apresentação da obra, explique o que ela é ou a que ela se pretende, caso ainda não exista.
- Não presuma que o avaliador conheça o seu trabalho, seja detalhado, mas conciso. Mesmo que você já possua uma trajetória no seu campo. Explique o que deseja para uma pessoa que não sabe quem você é. A avaliação é realizada a partir do material enviado por uma comissão com pessoas de diferentes regiões do Brasil. Os avaliadores não farão uma pesquisa na rede sobre lacunas de informações deixadas na inscrição.
- Não apoie o seu texto apenas em conceitos. As referências e citações são interessantes como fontes de apoio, mas elas não vão dar visualização e materialidade à proposta. Utilize as referências a pensadores e artistas caso precise, mas tenha sempre em mente que os conceitos, citações e estatísticas não são obra, são apenas ideias e dados para provocar a criação. Portanto, lembre-se: o seu foco é a obra que será feita. Uma bibliografia não produz necessariamente um projeto de espetáculo.
- Não presuma o que a instituição quer ou pensa. Caso queira alinhar-se a um pensamento, prática ou política proposta com o edital, realize um estudo prévio das suas programações já realizadas em outros anos. Conheça as ações das instituições, os seus projetos, o histórico de realizações. Perceba se o que você está propondo tem diálogo com isso, de que forma se soma ou complementa, se preenche lacunas ainda não desenvolvidas.
- Não se detenha no vídeo de depoimento sobre informações que já estão na inscrição como o cronograma ou outras quaisquer. Um depoimento que apenas repete aquilo que já foi escrito no formulário é redundante, e não qualifica o que é o projeto. Utilize a sua fala em vídeo para demonstrar a sua segurança com o que pretende com o trabalho. Invista seu tempo em pensar em uma boa articulação, com consistência, que apresenta o percurso de criação com uma marca pessoal.
Sobre revisão
- Revise muito bem a sua inscrição. É prejudicial um projeto que se deixa perceber que foi copiado de inscrições para outros editais, com nomes e referências de outras instituições ou incentivadores, outros locais de apresentação e informações que não dizem respeito à seleção para a qual você está submetendo.
- Informações em contradição prejudicam a avaliação do projeto, portanto tenha cuidado com os dados. Por exemplo, descrever cinco artistas na ficha técnica e seis artistas no orçamento é uma inconsistência prejudicial à análise. Revise sempre os materiais antes de enviar.
Agora que já deu uma conferida nessas dicas, inscreva o seu projeto em uma das convocatórias abertas clicando aqui!
Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.