Notícias

out 24, 2024

Instituto Banco Vermelho alerta sobre impacto da violência doméstica no diagnóstico e tratamento do câncer de mama

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do SENAI de Santo Amaro promoveu uma ação em alusão ao Outubro Rosa na tarde desta quinta-feira (24), no auditório da instituição. As ativistas Andréa Rodrigues e Paula Limongi, do Instituto Banco Vermelho, falaram sobre os impactos da violência doméstica na detecção e tratamento do câncer de mama, que é a principal causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.

As violências psicológica e patrimonial foram apontadas como destaques para dificultar não só o diagnóstico, mas também o tratamento. “Existem milhões de mulheres que estão em cárcere privado e isso não é um quarto escuro com grades. É simplesmente: ‘você vai sair e deixar a casa desarrumada?’ Aí ela vai deixando, vai deixando”, citou Andréa.

“Essa mulher que já está abalada fica com medo de descobrir que tem a doença e evita fazer o exame e muitas vezes nem lembra. O controle econômico também dificulta”, pontuou Paula.

Foram apresentados dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, indicando que 70% das mulheres diagnosticadas com câncer de mama são abandonadas pelos parceiros

“É muito importante o cuidado e a rede de apoio. É crucial promover campanhas nas empresas e as próprias pessoas se preocuparem. Muitas vezes perguntar faz a diferença”, disse Andréa.

O SENAI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.