Soldado (FN) Gustavo Medella Lúcio dos Santos


 

Gustavo Medella Lúcio dos Santos é um jovem, natural de Duque de Caxias (RJ), que conheceu as Forças Armadas ainda criança, ao ingressar no Programa Forças no Esporte (PROFESP), que visa promover a prática desportiva entre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Hoje, graças ao incentivo dos instrutores do programa, o ex-aluno se tornou o Soldado Fuzileiro Naval Lúcio.

Foi nas instalações do Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no Rio de Janeiro (RJ), que Lúcio alimentou seu sonho de ser da Marinha do Brasil (MB). Foi também lá que ele se forjou Soldado Fuzileiro Naval. No dia 16 de junho, juntou-se a outros 431 jovens e, após 18 semanas de curso, formaram-se e agora são parte integrante da Marinha do Brasil. “O curso de formação foi difícil, cansativo, porém consegui superar as minhas dificuldades e fiz amizades que levarei para a vida. Estou realizando um sonho, estou muito feliz. Agora espero poder ajudar minha família e ser um excelente militar. Espero ter uma excelente carreira, ser um excelente soldado e seguir evoluindo”, conta.

Durante a formação, Lúcio e os outros novos fuzileiros passaram por rigorosos treinamentos, concluindo com êxito todas as etapas e demonstrando valores fundamentais como coragem, dedicação e trabalho em equipe.

Os soldados foram capacitados para enfrentar situações peculiares à carreira, aprendendo a utilizar o material de Equipagem Individual Básica de Combate, montagem de área de estacionamento, manejo de armas da Esquadra de Tiro e muitas outras habilidades. Tudo isso alinhado à missão de proteger as fronteiras marítimas e terrestres do Brasil.

A importância do PROFESP
O soldado Lúcio é um exemplo do sucesso do PROFESP. O programa, que é uma parceria do Governo Federal com as Forças Armadas, incentiva a prática esportiva e contribui para a formação cidadã dos jovens, estreitando a relação com as Forças Armadas. Lúcio ressalta a importância do programa em sua formação e na sua escolha de carreira. “O programa incentivou a minha escolha de várias formas, uma delas foi me espelhando nos militares da Marinha do Brasil. O que aumentou meu interesse em ser um militar também”, afirma.

O PROFESP e a Marinha do Brasil
Além de formar soldados, o CIAMPA é, também, responsável pela implementação do Programa Forças no Esporte em suas instalações. O programa atende crianças, jovens e adolescentes, preferencialmente em situação de vulnerabilidade social, matriculados na rede pública de ensino. No CIAMPA, são quatro Núcleos de Atividades Esportivas, que atendem cerca de 400 adolescentes de, 13 a 17 anos.