Primeiro-Tenente (RM2-S) Irací Medeiros


Primeiro-Tenente (RM2-S) Irací Medeiros

 

Enfermeira, especialista em Saúde da Família, Urgência/Emergência e Unidade de Tratamento Intensivo Adulto e Neonatal, a oficial do quadro da Reserva de 2ª Classe (RM2) de Saúde, Irací Bezerra Neta Medeiros, não satisfeita em conquistar, em 2020, a Medalha Mérito Marinheiro com duas âncoras, por completar 750 dias de mar, superou os seus próprios limites e chegou, no dia 5 de setembro deste ano, aos "1.000 dias de mar", tornando-se a primeira oficial da Marinha a chegar a essa marca. O feito ocorreu durante a Comissão "Polo Purus" a bordo do Navio de Assistência Hospitalar "Oswaldo Cruz".

Nascida em Caicó, interior de Rio Grande do Norte, Irací atravessou quatro mil quilômetros e atracou na Amazônia, mais especificamente no Comando da Flotilha do Amazonas, organização militar subordinada ao Comando do 9° Distrito Naval, para contribuir com a missão dos “Navios da Esperança”, levou saúde onde houve vida especialmente às populações ribeirinhas e indígenas da Região Norte, durante as Operações de Assistência Hospitalar.

Há sete anos, ela participa dessas missões nos "Navios da Esperança". “É extraordinário vivenciar essa experiência, fazer história como mulher militar e sem dúvidas é memorável participar desse momento que está sendo marcante na minha vida. Espero que sirva de inspiração para outras mulheres com o intuito de ingressar nas Forças Armadas”, destacou.

Durante a Comissão "Purus", na qual a enfermeira comemorou a conquista dos requisitos para receber a Medalha Mérito Marinheiro, com passador e barreta de três âncoras em bronze, o Navio de Assistência Hospitalar “Oswaldo Cruz” realizou mais de oito mil procedimentos de enfermagem em 13 localidades atendidas no interior do Amazonas.