Primeiro-Tenente (RM2-S) Graciane
A Primeiro-Tenente (RM2-S) Graciane Fernandes Gomes do Nascimento tem 37 anos e é natural de Mimoso do Sul (ES). Ela serve à Marinha do Brasil (MB) como enfermeira há cinco anos. Antes de ser oficial da MB, a Tenente Graciane já havia trabalhado no Hospital de Urgência e Emergência Pediátrica, UTI Neonatal e Pediátrica, e CTI Adulto no município de Niterói (RJ).
“Foi maravilhoso ingressar na Marinha. A realização de um grande sonho. A MB me proporcionou a oportunidade de agregar conhecimentos, valores, além de servir à Pátria, trabalhando em uma instituição idônea cujas bases são a hierarquia e a disciplina, e crescer muito profissionalmente.”
No Hospital Naval Marcílio Dias, a Tenente Graciane iniciou suas atividades na pediatria, em janeiro de 2017. Atualmente, exerce sua função na UTI Neonatal e Infantil daquele hospital.
“Trabalhar na UTI Neonatal e Infantil é desafiador. É um setor onde são internados recém-nascidos graves, prematuros extremos e crianças que necessitam de vigilância e monitorização constantes. São realizados cuidados intensivos, procedimentos invasivos que buscam dar suporte ao desenvolvimento, crescimento e à manutenção da vida desses bebês e crianças. Nós, enfermeiros da UTI Neonatal e Infantil somos os responsáveis pelos cuidados a estes pacientes graves, de maior complexidade, que exigem conhecimentos de bases científicas e capacidade de tomada de decisões imediatas.”
A Tenente Graciane considera todas as crianças internadas na UTI Neonatal e Infantil como verdadeiros filhos, devido a toda entrega, dedicação e cuidado necessários.
"É muito gratificante e emocionante ver o desenvolvimento de um prematuro e a recuperação de uma criança. Eles se recuperam rápido e são muito fortes. Eu costumo chamá-los de 'almas apressadas' e crianças agraciadas, com uma grande força e vontade de viver, apesar de tão frágeis e sensíveis a qualquer estímulo, ficando lábeis pelo simples fato de se abrir a portinhola da incubadora. Todos os procedimentos são realizados com muito cuidado, precisão e zelo, como se estivéssemos tratando nossos próprios filhos. Afinal, nós estamos cuidamos do amor de alguém."