Centro de Intendência da Marinha em Manaus

Apoiando com competência e efetividade na Amazônia

Histórico

A Marinha idealizou um modelo de Sistema de Abastecimento constituído por órgãos, processos e recursos interligados e interdependentes, com a finalidade de promover, manter e controlar o provimento do material necessário à manutenção das Forças e demais Órgãos Navais em condições de plena eficiência. Incluídos nesse sistema estariam estabelecimentos regionais de apoio logístico, responsáveis pela distribuição de material de várias categorias, com o objetivo de tornar mais ágil o atendimento das necessidades logísticas e colaborar com o aprestamento das Forças Navais. 

          Em 12 de maio de 1995, por meio da Portaria Ministerial nº 0285, foi criado o Depósito Naval de Manaus, com autonomia administrativa, com o propósito de contribuir para a eficácia do abastecimento dos meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais, sediados ou em trânsito na área de responsabilidade do Comando Naval da Amazônia Ocidental, bem como dos estabelecimentos de terra apoiados, sendo ativado em 22 de novembro do mesmo ano, conforme Ordem do Dia nº 007/95, do CON.

          Nestes anos de existência, o DepNavMa ampliou suas atribuições, deixando de ser um órgão voltado unicamente para atividades de Abastecimento e passando a direcionar, também seus esforços para Centralização das Contas de Gestão de Execução Financeira, Obtenção (incluindo Processos Licitatórios e celebração de Acordos Administrativos), Pagamento de Pessoal e COPIMED das OM apoiadas (OMAp) da área do Comando do 9º Distrito Naval, bem como, as atividades de Autoridade Requisitante, em relação ao transporte de pessoal e bagagem, permitindo que as OMAp pudessem dedicar mais tempo à execução das suas atividades fim.

          Assim, em 11 de abril de 2011, o DepNavMa teve o nome alterado para CENTRO DE INTENDÊNCIA DA MARINHA EM MANAUS, por meio da Portaria Ministerial nº 121, cujo o propósito é contribuir para a prontidão dos meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais, sediados ou em trânsito em suas respectivas áreas de responsabilidade, bem como dos estabelecimentos de terra por eles apoiados.

Missão

            Tem o propósito de contribuir para a prontidão dos meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais, sediados ou em trânsito em suas respectivas áreas de responsabilidade, bem como dos estabelecimentos de terra por eles apoiados.

            Para a consecução do seu propósito, cabem ao CeIMMa as seguintes tarefas:

  1. Executar as atividades gerenciais: armazenagem; contabilidade do material; controle de estoque; destinação de excessos de material da linha de fornecimento do SAbM; e tráfego de carga;
  2. Administrar os Postos de Distribuição de Uniformes (PDU) sob sua responsabilidade;
  3. Coordenar e executar a fase II do Programa de Organização de Sobressalentes (POSE), em conjunto com a equipe dos navios;
  4. Apoiar o cumprimento do Plano de Prontidão Permanente do SAbM (P3SAM);
  5. Executar, de forma centralizada, a atividade gerencial obtenção cuja competência lhe seja atribuída, incluindo processos licitatórios, inclusive para contratação de transporte por delegação de competência da autoridade requisitante, e a celebração de acordos administrativos;
  6. Exercer atribuições de Unidade Gestora Executora (UGE) da execução financeira para as OM apoiadas, cuja competência lhe seja atribuída;
  7. Exercer as atribuições de Organização Centralizadora (OC) do pagamento do pessoal militar e de Unidade Pagadora (UPAG) do pagamento do pessoal civil para as OM Centralizadas (OMC) / OM apoiadas, cuja competência lhe seja atribuída;
  8. Exercer a centralização da Gestoria da Conta de Pagamentos Imediatos (COPIMED) para as OMC;
  9. Proceder as alterações de pagamento do pessoal militar inativo, pensionista e anistiado, em suas respectivas áreas de responsabilidade, conforme especificado em normas oriundas da Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha, da Secretaria-Geral da Marinha e orientação de seu Comando Imediatamente Superior (COMIMSUP); e
  10. Emitir e assinar as requisições de transporte autorizadas pela Autoridade Requisitante em relação ao transporte de pessoal e bagagem, conforme orientação do seu COMIMSUP.

Visão de Futuro

      A Visão representa um estado futuro desejável da organização, aquilo que se pretende que a organização se torne ao longo de um espaço temporal definido. É uma projeção sobre como os usuários enxergarão a organização após esse período de tempo. A definição de onde se pretende chegar permite que a organização identifique seus "gargalos" e adote alternativas para eliminá-los. O atendimento aos requisitos de eficiência e efetividade está diretamente ligado a elevação do nível de serviço dos processos e produtos oferecidos pelo Centro.

Usando por base documentos normativos, com destaque para o Relatório 10-1 da DAdM, o Comitê de Gestão Organizacional definiu a nova visão de futuro como:

“Ser reconhecido pelo elevado grau de satisfação dos clientes e pela otimização da aplicação dos recursos públicos em sua área de atuação. ”

Porém, fruto de uma análise mais profunda e com o objetivo de tornar mais palpável aonde o CeIMMa deve chegar, foi definida a seguinte visão de futuro detalhada:

“Conquistar, até 2022, um grau de satisfação dos clientes superior a 95%, ser reconhecido como um Órgão Público que promove a otimização dos recursos públicos e manter-se como órgão reconhecido fundamental para o apoio logístico em todas as áreas da atividade fim. ”

Valores

      A definição da filosofia de uma organização visa a fundamentar os valores que a permeiam, com base nos valores dos indivíduos que nela trabalham. Elas devem ser factíveis e entendidas por todos os membros da OM. Os valores do CeIMMa estão pautados em:

VALORES

DEFINIÇÃO

Patriotismo

Sentimento de amor e respeito à Pátria e aos seus símbolos, tais como a Bandeira, o Hino Nacional, o Hino da Bandeira, o Hino da Independência.

Honestidade

Atributo do que apresenta probidade, honradez, segundo certos preceitos morais socialmente válidos.

Ética

Conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

Transparência

É a virtude que impede a ocultação de alguma vantagem pessoal, a ocultação de alguma.

Efetividade

Na área pública, afere em que medidos os resultados de uma ação trazem benefício à população.
Qualidade É a adequação ao uso, e está em conformidade com as exigências.

Iniciativas

Ânimo pronto e enérgico para conceber e executar antes de outros.

Integração

Fazer com que todos trabalhem em equipe.

Segurança

Estado, qualidade ou condição de quem ou de que está livre de perigos, incertezas, assegurado de danos e riscos eventuais; situação em que nada há a temer.

Respeito ao cliente

O cliente espera ser bem atendido, com eficiência, rapidez e eficácia, sem falsas promessas ou soluções miraculosas. Ninguém gosta de ser relegado ao segundo plano.

Cooperação

É trabalhar em conjunto visando um objetivo comum.

Valorização das Pessoas

Nosso pessoal satisfeito é sinônimo de colaborador motivado e integrado com o trabalho e, principalmente, com o CeIMMa.

Responsabilidade Sustentável

Utilizar os recursos financeiros e orçamentários de forma otimizada, consciente, responsável e transparente, bem como, identificar e traçar metas para eliminar, minimizar ou compensar os impactos negativos que a OM pode vir a causar no meio ambiente.

Heráldica

Descrição

          Num escudo boleado, encimado pela coroa naval e envolto por elipse feita de cabo de ouro, terminado em nó direito, no campo verde um âncora de prata, tendo brocante sobre a mesma folha de acanto, posta em faixa; no contra chefe, faixado-ondado, de prata; no chefe, uma amazona, vestida de ouro e vermelho, armada de capacete e lança, ambas de ouro, e montado em cavalo tordilho, de prata, apoiado nas patas traseiras e voltada para destra.

Explicação

          No campo de verde; evocativo das imensas florestas amazônicas, o faixado-ondado de prata alude ao Rio Amazonas e seus afluentes. A folha de acanto sobreposta à âncora representa o Serviço de Intendência da Marinha. No chefe, uma amazona figura mitológica de mulheres guerreiras do Thermodon - das quais se teria lembrado FRANCISCO DE ORELLANA, ao ser atacado, durante a descida do descobrimento fluvial, por indígenas de longos cabelos.

Ouvidoria

A Ouvidoria é um canal privilegiado de comunicação entre o cidadão e a Instituição.

A Ouvidoria tem a função de receber, examinar e encaminhar, aos setores competentes, todas as sugestões, reclamações, elogios e denúncias que lhe sejam enviadas. Além disso, é sua competência acompanhar as providências adotadas e garantir que o cidadão receba a resposta à sua manifestação.

O acesso ao Serviço de Ouvidoria do Centro de Intendência da Marinha em Manaus pode ser realizado pelo telefone (92) 2123-4606 (das 08:00 às 16:00h) ou por meio eletrônico onde o interessado deve encaminhar as seguintes informações para o e-mail [email protected].

CAMPOS OBRIGATÓRIOS

1) Identificação
a) Nome completo (sublinhar o nome de guerra, se militar)
b) Posto ou Graduação (somente para militares)
c) NIP (somente para o público da MB – Ativa, Reserva e Reformados)
d) Organização Militar (somente para os militares e servidores civis da MB em atividade)
e) Telefone para contato (com DDD)
f) e-mail para contato

2) Descrição
Descreva de forma objetiva o fato ocorrido, fornecendo informações suficientes para apuração dos fatos. Informe a data, a hora e o local da ocorrência do fato sempre que possível.

3) Envolvidos
Cite o nome de todas as pessoas envolvidas, na ocorrência do fato, identificando o seu vínculo (se funcionário, testemunha ou vítima etc).

4) Manifestação anterior
Caso já tenha registrado alguma manifestação anterior, informe a data do último e-mail endereçado à ouvidoria ou o último contato telefônico.

Endereço

Rua Rio Itaquaí, S/N - Vila Buriti - Distrito Industrial. CEP 69.072-080 - Manaus/AM

Telefone: (92) 2123-4600