PAM
Diretrizes para a Padronização dos Nomes das Feições do Relevo Submarino disponíveis em Português A Organização Hidrográfica Internacional (OHI) lançou uma versão em inglês/português da Publicação da OHI B-6 "Padronização dos Nomes das Feições do Relevo Submarino" (https://iho.int/en/bathymetric-publications).
Lançada a versão 2.0 do SISCORAR. Além da Baía de Guanabara, a nova versão inclui a Baía de Sepetiba. O SISCORAR é capaz de prever a intensidade e a direção da corrente gerada pela maré astronômica em águas rasas. Trata-se de um aplicativo interativo, intuitivo e amigável.
A IMO é um agência especializada da ONU responsável pelo estabelecimento de padrões internacionais visando à proteção e segurança do transporte marítimo e à prevenção da poluição do meio ambiente marinho por navios.
O Programa Nacional de Boias (PNBOIA) tem como propósito a coleta de dados oceanográficos e meteorológicos, por meio de um sistema operacional de boias de fundeio e de deriva, que transmitem dados em tempo quase real, via satélite.
O Serviço Meteorológico Marinho brasileiro (SMM) provê apoio ao navegante, obedecendo às normas da Organização Meteorológica Mundial.
As Cartas Náuticas são os documentos cartográficos que resultam de levantamentos de áreas oceânicas, mares, baías, rios, canais, lagos, lagoas, ou qualquer outra massa d’água navegável e que se destinam a servir de base à navegação.