Veja entrevista com José Padilha, Douglas Costa e Bernardo Romero, brasileiros por trás de American Cancer Story

Ao chamar atenção para causa de morte de crianças e adolescentes nos EUA, filme comovente foi premiado em categorias no Cannes Lions e no Clio Health Awards

Crédito: Fast Company Brasil

Mariana Castro 4 minutos de leitura

"Eu não sou essa pessoa que fica com medo de mostrar uma ideia boa." É assim que o diretor José Padilha conta como recebeu a proposta de fazer o curta-metragem "American Cancer Story", premiado no Cannes Lions 2024 e no Clio Health Awards*.

O filme fala sobre a mortalidade de crianças e jovens por armas de fogo e câncer – respectivamente, a primeira e a terceira maiores causas de mortes de pessoas com menos de 19 anos nos Estados Unidos, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Em 2020, as mortes por armas de fogo superaram o número de mortes por acidentes de trânsito.

Para chamar atenção sobre o tema e humanizar as estatísticas, "American Cancer Story" não poderia ser mais comovente. Conta a história de Ana, uma criança que supera um câncer e se torna vítima da violência dentro da escola.

A causa do curta reuniu um time estrelado. Além de Padilha ("Ônibus 174", "Tropa de Elite", "Narcos"), estão na equipe James Valentine, do Marron 5, responsável pela trilha sonora, e Pierre Buffin ("Avatar", "A Lagosta").

Também integram o time brasileiros que se destacam no mercado audiovisual norte-americano: Douglas Costa, fundador da Taking Over, e Bernando Romero, da Klick Health. Marcio Hashimoto Soares, que atua no Brasil, é responsável pela edição.

Quem apresenta o filme é a Change the Ref, instituição fundada pelo casal de venezuelanos Patricia e Manuel Oliver. Eles perderam o filho Joaquim, de 14 anos, uma das 17 vítimas do ataque à escola Marjory Stoneman Douglas High School, em Parkland, em 2018.

Considerados epidêmicos no país, os ataques às escolas nos EUA cresceram quase 800% de 2013 a 2022, de acordo com a plataforma K-12 School Shooting. Aprovada em 1791, a Segunda Emenda à Constituição dos EUA permite a compra e a posse de armas para cidadãos com mais de 18 anos.

Em um país polarizado politicamente, o assunto é espinhoso. Mas não foi nos EUA que, além de comover, "America Cancer Story" gerou alguma polêmica. No Brasil, com a repercussão do filme, bolsonaristas contestaram dados do CDC e se manifestaram a favor da liberação das armas.

O filme conta a história de Ana, uma criança que supera um câncer e se torna vítima da violência dentro da escola.

Durante o governo Bolsonaro, o número de licenças para armas de fogo aumentou quase sete vezes. No governo Lula, um decreto passou a restringir a circulação das mesmas.

Em entrevista à Fast Company Brasil, o diretor e roteirista José Padilha, o produtor Douglas Costa e o co-roteirista e idealizador do filme, Bernardo Romero, falaram sobre esse e outros assuntos relacionados a "American Cancer Story". Entre eles, como a ideia do curta se tornou realidade, como foi filmar uma história tão impactante, o envolvimento da equipe durante o trabalho e o talento da atriz Logan Britt-Bimle.

Entre os próximos projetos, Padilha está preparando uma nova série com os atores Wagner Moura e Edgar Ramirez sobre a morte de Leon Trótski. "Não queria sair dessa entrevista sem falar uma coisa: o Wagner [Moura] está mostrando para o mundo uma coisa que eu já sabia: ele está no nível dos melhores atores do mundo."

Confira abaixo trechos da conversa.

American Cancer Story

* Prêmios e indicações

Cannes Lions 2024

GOLD: Entertainment: Brand Partnerships, Sponsorships & Collaborations

SILVER: Entertainment: Fiction Films: Up to 5 Minutes

SHORTLIST: Entertainment: Social Behavior & Cultural Insight

SHORTLIST: Film: Viral Film

SHORTLIST: Film: Screens & Events

SHORTLIST: Film: Single-Market Campaign

Clio Health Awards 2024

GOLD: Film Craft (Health Awareness & Advocacy): Direction

GOLD: Film Craft (Health Awareness & Advocacy): Copywriting

GOLD: Film (Health Awareness & Advocacy): 61 Seconds to Five Minutes

GOLD: Creative Use of Data (Health Awareness & Advocacy): Storytelling

SILVER: Film Craft (Health Awareness & Advocacy): Casting / Performance

SILVER: Film Craft (Health Awareness & Advocacy): Cinematography

SILVER: Film Craft (Health Awareness & Advocacy): Editing

SILVER: Film Craft (Health Awareness & Advocacy): Production Design

SILVER: Film Craft (Health Awareness & Advocacy): Sound Design

SILVER: Public Relations (Health Awareness & Advocacy): Cause Related

BRONZE: Branded Entertainment & Content (Health Awareness & advocacy). Film Scripted

BRONZE: Film Craft (Health Awareness & Advocacy): Music

SHORT LIST: Creative Use of Data (Health Awareness & Advocacy): Targeting

SHORT LIST: Direct (Health Awareness & Advocacy): Film

Ficha técnica

Direção: José Padilha

Música: James Valentine @jamesbvalentine - Maroon5

Produção: Douglas Costa

Pós-produção: Pierre Buffin

Edição: Márcio Hashimoto Soares

BUF Company @buf_vfx

DP @adolphoveloso

Som @audioink

Serviço:

A página dedicada ao filme pede doações para instituições que pesquisam o câncer pediátrico e que as pessoas lutem para que haja leis mais rigorosas que tenham como impacto a diminuição dos ataques com armas de fogo em escolas. Outro pedido é para que as pessoas compartilhem o filme, para que ele possa chegar a mais gente.


SOBRE A AUTORA

Mariana Castro é editora executiva da Fast Company Brasil. saiba mais