Remando contra a maré
O cenário politico e econômico no Brasil é preocupante. O País entrou recentemente em uma recessão técnica e demonstra sinais de uma população frustrada com a gestão do atual governo, um cenário preocupante para empresas que mantêm ou pretendem manter operações no Brasil. Mas, existem setores que preservam um espírito otimista, apesar das adversidades do mercado, e que ainda apostam no potencial da maior economia da América Latina.
O setor de e-commerce figura nessa lista. O e-commerce no Brasil continua crescendo a níveis acima dos 30% por ano e contraria claramente as previsões de crescimento da economia brasileira. E a Adyen é uma das empresas que ainda acredita fortemente no potencial e nas oportunidades que o mercado brasileiro oferece.
Ingressamos no mercado brasileiro em 2011 para atuar em um setor altamente competitivo e permeado por uma pequeno número de empresas, atualmente, dominando um mercado de 35 bilhões de dólares. Nos estabelecemos com uma operação de uma única pessoa e começamos a compreender e a analisar o ambiente competitivo, assim como as reais necessidades das empresas do setor.
Reconhecemos imediatamente que não somente o potencial do setor era enorme e demonstrava características de crescimento que víamos em outros mercados da Europa e dos Estados Unidos há cinco anos ou mais, mas também que existia uma carência enorme por soluções tecnológicas avançadas e por empresas capazes de revolucionar um mercado dominado por pessoas ainda pouco preparadas para as expectativas de crescimento e escalabilidade dos grandes players de e-commerce.
Hoje, estamos com uma equipe que ultrapassa 20 pessoas e continuamos contratando em um ritmo acelerado. Buscamos os maiores talentos do mercado porque acreditamos que assim conseguiremos nos diferenciar como a melhor e mais inovadora empresa do setor. Um status que já conseguimos atingir internacionalmente.
Nos últimos três anos, a Adyen conseguiu se estabelecer fortemente no mercado brasileiro. Alcançamos uma façanha inatingível para as empresas domésticas: por nossa atuação de âmbito global, atraímos um grande número de empresas também globais, entre elas, muitas dos pesos-pesados do Vale do Silício, que hoje nacionalizaram suas atuações em território brasileiro e em outros mercados da América Latina. Essas empresas costumavam ter receios para entrar no país por causa dos altos custos envolvidos nos negócios, mas também, por causa da extrema burocracia exigida. Ou seja, as empresas optavam por operar a partir de sua sede, sem estabelecer uma operação local e não contribuíam de maneira significativa para o crescimento e a especialização do setor no Brasil.
Com o tempo, conseguimos provar para estas empresas que há grandes vantagens em uma atuação 100% local, apesar das grandes adversidades encontradas no nosso mercado. Os nossos clientes internacionais estão particularmente surpresos, pois conseguiram aumentar consideravelmente sua base de consumidores em um mercado estratégico como o Brasil e multiplicaram a eficiência da sua operação de e-commerce, reduzindo custos e alavancando a sua receita. Ou seja, conseguimos trazer para o Brasil mais investimentos no setor e um volume de faturamento enorme que antes não fazia parte das projeções do e-commerce brasileiro.
Sim, estamos preocupados com as atuais projeções de mercado por causa dos sinais negativos que o nosso governo envia às empresas que cogitam investir no Brasil, mas sabemos muito bem quais são as reais necessidades das empresas locais que estão em plena fase de expansão de sua operação de e-commerce. Sem dúvida, pela experiência que temos e pelo know-how que detemos, somos a empresa mais bem preparada a ajudar estas companhias a remar contra a maré e contrariar as expectativas mais sombrias do mercado. A aposta que fizemos no Brasil há três anos deu muito certo e acreditamos fortemente que ainda há muito a fazer por aqui. Nós estamos muito bem preparados para ajudar nossos clientes a fazer o mesmo.
Intelligent automation specialist, New technologies, focusing on cities of the future with cases on several continents.
10yA classe Politica destrui muito de bom que tinhamos na Europa a nivel produtivo, desde logo ( um povo que nao trabalho/produz morre, tarde ou cedo ) transferindo-a para outros lugares do Mundo! Eu vi isso a acontecer de forma estrategica pelos governos vendidos, socilistas ou sociais democratas na Europa nos ultimo 30 anos! Agora que estou no Brasil vejo a acontecer os mesmos erros e exatamente a mesmo estrategia! Estrategia essa que vai levar o brasil a uma CRISE sem precedentes...