A reunião foi destaque no jornal O Liberal, afiliado à Rede Globo. 

Nos dias 4 e 5 de dezembro, o ITV DS sediou uma importante reunião de planejamento do Projeto Genômica da Biodiversidade Brasileira (GBB), fruto de uma parceria entre ITV e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O encontro teve como objetivo principal discutir as ações estratégicas que serão implementadas em 2025, visando fortalecer o desenvolvimento e impacto do projeto. 

O evento reuniu 21 participantes, incluindo o Diretor Científico do ITV DS Guilherme Oliveira, pesquisadores do ITV e servidores do ICMBio que compõem o comitê gestor do GBB, além de membros da equipe de Gestão de Projetos do ITV DS. 

Durante o encontro, foram destacados pontos essenciais para os próximos anos do projeto, como as entregas previstas para 2025 e sua ampla divulgação à sociedade, incluindo a participação do GBB na COP 30; as capacitações em análise de dados genômicos para servidores do ICMBio e colaboradores; e a priorização dos projetos que contemplam as demandas de conservação do ICMBio. 

“O GBB é um projeto com capilaridade em todo o território nacional, envolvendo uma ampla rede de parceiros. Um dos nossos maiores desafios é garantir a integração de todos esses pesquisadores e instituições, por isso, a reunião de planejamento com os comitês gestores do ITV e ICMBio foi fundamental para alinhar conjuntamente as ações do projeto nos próximos anos. O objetivo maior é obter dados genômicos de alta qualidade para permitir tomadas de decisão eficazes em prol da biodiversidade do nosso país”, destacou Silvia Barreto, PMO (Project Management Office) do projeto GBB.

 

Os comitês gestores do ITV DS e ICMBio planejam se encontrar anualmente para avaliar, discutir e planejar o andamento do projeto GBB, garantindo ações bem estruturadas para enfrentar os desafios de gerir um consórcio de genômica a nível nacional, que visa promover a conservação da biodiversidade brasileira. 

Projetos como o GBB desempenham um papel fundamental para o sucesso de grandes iniciativas voltadas à conservação da biodiversidade, pois promovem avanços científicos no território nacional e o fortalecimento de parcerias estratégicas entre instituições comprometidas com a ciência e a preservação ambiental.