NORMALIZAÇÃO
A normalização é a atividade que, de forma organizada, viabiliza a elaboração das normas. Consiste em estabelecer, face a problemas, reais ou potenciais, disposições para a utilização comum e repetida, tendo em vista a otimização, num determinado contexto.
A normalização abrange a elaboração, a edição e a implementação de normas e outros documentos normativos.
A normalização desenvolve-se pelas e para as partes interessadas, sendo, por isso, uma atividade orientada pelo mercado e para o mercado.
As normas dão um enorme contributo em muitos aspetos das nossas vidas, embora muitas vezes, seja um contributo impercetível para o cidadão.
A vida seria muito difícil sem normas! O que aconteceria se, por exemplo, não existissem normas sobre produtos de construção, material elétrico ou sobre segurança de equipamentos? A título de exemplo, sem dimensões normalizadas de contentores de carga, o comércio internacional seria mais lento e caro.
Habitualmente desconhecemos o papel desempenhado pelas normas no aumento dos níveis de qualidade, segurança, eficiência, interoperabilidade, bem como no fornecimento de todos estes benefícios, com um custo mais económico.
Qualquer norma é considerada uma referência idónea do mercado a que se destina, sendo por isso utilizada em processos de legislação, de acreditação, de certificação, de metrologia, de informação técnica e de relações comerciais Cliente – Fornecedor. Veja como os princípios da normalização garantem a idoneidade e credibilidade das normas.
As normas suportam os 3 pilares do desenvolvimento sustentável: Económico, Social e Ambiental. Saiba como a Normalização contribui para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas de forma efetiva, eficiente e eficaz.