Desconfiança nos brancos e ameaças fazem indígenas Ka’apor resistirem com suas próprias regras
Após revolta e decepção com política dos brancos, indígenas resistem ao fogo e invasores com estrutura de governança e leis próprias no Maranhão.
Após revolta e decepção com política dos brancos, indígenas resistem ao fogo e invasores com estrutura de governança e leis próprias no Maranhão.
Relatório aponta que mais de 100 terreiros correm risco, mas comunidades afetadas não foram ouvidas em consulta prévia.
O desinvestimento em setores nocivos ao planeta e que sustentam a máquina de guerra e genocídio israelense é urgente. E o Brasil pode ajudar.
Nilma Lima, do MDB, estava no Azerbaijão enquanto a cidade de Moju era assolada pelo fogo. Idosos, grávidas e mães com recém-nascidos tiveram de sair de casa por conta da fumaça.
O filósofo Vladimir Safatle, da USP, analisa como a extrema direita naturaliza a violência, da guerra ao desastre ambiental, culminando na subjetividade bélica do 'cada um por si' personificada em figuras como o coach Pablo Marçal.
Leia as cinco propostas do MST na Cop29 para garantir soberania alimentar durante a tragédia climática no planeta.
Fome de quê?
Conhecemos a retomada Guaiviry, onde praticamente todas as famílias são ameaçadas pela fome.
Eleições 2024
Romerinho Jatobá, candidato à reeleição pelo PSB com apoio de João Campos, foi identificado como responsável por desmatamento e gado ilegal no Pará. Ele nega.
Fome de quê?
Agricultores reflorestaram e conseguiram certificado para produzir cacau orgânico. Mas o prefeito de Arataca, fazendeiro e empresário, tinha outro plano.
Queimadas de setembro e enchentes no RS provam que não é 'fiscalmente responsável' cortar em prevenção de desastres para gastar muito mais desfazendo o estrago.
Paulo Saldiva, médico patologista e professor da Faculdade de Medicina da USP, não tem dúvidas: a fumaça tóxica vai matar.
Em entrevista ao Intercept, ministra do Meio Ambiente defende endurecimento da pena para queimadas, a criação de uma figura legal da 'emergência climática' e diz que novo legado será um plano estruturado para adaptar o país às mudanças climáticas.
Eleições 2024
Dois anos após as chuvas que deixaram 64 mortos, maioria dos candidatos nas cidades afetadas ignora adaptação a eventos climáticos extremos.
Agronegócio segue extremamente poderoso no Brasil, mesmo sob Lula. O estado brasileiro segue gastando muito mais com grandes fazendeiros do que com a agricultura familiar, social e ambientalmente melhor.
Enquanto Banco Central tem regras para excluir desmatadores do crédito rural, Fiagro, CRAs e outros instrumentos financiam infratores ambientais
Até a nossa reportagem foi seguida por seguranças da empresa, que disputa área pública para explorar uma das maiores jazidas de ouro do Brasil.
Políticas de imigração criam cada vez mais empecilhos e sancionam violência contra migrantes em busca de refúgio.
Para a associação de servidores ambientais, o governo não se preparou adequadamente para a temporada de incêndios no Pantanal e seca na Amazônia, previstos desde o ano passado.
Quase dois meses após os eventos climáticos extremos, condições precárias da população de baixa renda escancaram a ausência do estado.
Em entrevista ao Intercept, Sabrina Fernandes aponta caminhos para uma saída ecológica e socialmente justa em momentos de calamidade climática.