Orientações para Matrícula
Orientações para Matrícula
Parabéns! Você foi selecionado(a) para um curso do IFSC!
Agora é preciso fazer sua matrícula para se tornar nosso(a) aluno(a). Mas eu já fiz a inscrição no processo seletivo, preciso fazer a matrícula? Sim, a inscrição é para participar do processo seletivo, a matrícula é a etapa seguinte: para quem foi selecionado(a) no processo confirmar que quer estudar conosco. Entenda a diferença entre inscrição e matrícula neste post do Blog do IFSC.
Editais de matrículas
Consulte no edital os documentos e prazos para matrículas conforme o tipo de curso
- Edital de Matrícula 03/DEIA/2025/1: Cursos de Graduação IFSC - Sistema de Seleção Unificada - SISU 2025 - diversos câmpus (publicado em 24/01/2025 e retificado em 27/01/2025)
- Edital de Matrícula 02/DEIA/2025/1: Cursos de Graduação do IFSC - Vestibular Unificado e Reopção - diversos câmpus (publicado em 17/01/2025 e retificado em 24/01/2025 e 27/01/2025)
- Edital de Matrícula 01/DEIA/2025/1: Pedagogia Bilingue Libras/Português - Vestibular Unificado - Câmpus Palhoça (publicado em 27/12/2024)
- Edital 19/DEING/2024-2: Cursos Qualificação Profissional
- Edital 20/DEING/2024-2: Cursos Qualificação Profissional - Idiomas
- Edital 05/DEING/2025-1: Cursos Técnicos Integrados - Exame de classificação
- Edital 06/DEING/2025-1: Cursos Técnicos Subsequentes - Exame de classificação
- Edital 07/DEING/2025-1: Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes - Sorteio
- Edital 08/DEING/2025-1: Cursos Técnicos Integrados - Sorteio
- Edital 09/DEING/2025-1: Cursos Proeja/Qualificação Profissional - Sorteio
- Edital 10/DEING/2025-1: Cursos Proeja/Técnicos - Sorteio
Como fazer a matrícula
Leia com atenção as orientações abaixo para não errar na hora de fazer a sua matrícula!
Quem pode fazer a matrícula?
Quando fazer a matrícula?
Como fazer a matrícula?
O IFSC envia algum comprovante de matrícula?
Documentos para a matrícula
Quando começam as aulas?
Orientações gerais
Quem pode fazer a matrícula?
Podem e devem fazer a matrícula todos os candidatos selecionados nos processos seletivos do IFSC. Para efetuar a matrícula no curso para o qual você se inscreveu e foi selecionado(a), é preciso cumprir todos os pré-requisitos exigidos para o curso. Você pode ver quais são esses pré-requisitos e também a documentação necessária no edital.
Quando fazer a matrícula?
Veja o período de matrícula e os documentos necessários no edital do curso para o qual você se inscrever. Não serão aceitas matrículas fora do prazo previsto em edital. A não realização da matrícula no prazo implica na perda da vaga.
Como fazer a matrícula?
O envio dos documentos de matrícula deverá ser feito por meio dos formulários eletrônicos disponibilizados no edital, dentro do prazo estipulado em cada processo seletivo. É preciso clicar no link de acordo com o câmpus para o qual você foi selecionado(a).
No caso de dificuldades no preenchimento do formulário de matrícula, o candidato poderá fazer a matrícula diretamente no câmpus em que o curso é ofertado, conforme horário de atendimento externo à comunidade (consulte nossos endereços e horários de funcionamento em ifsc.edu.br/faleconosco). Neste caso, o candidato deverá levar os documentos já digitalizados ou, havendo a impossibilidade de digitalização, deverá levar os documentos originais necessários para a matrícula.
Clique para ver o tutorial com o passo a passo de como preencher o formulário de matrícula
O IFSC envia algum comprovante de matrícula?
Os câmpus têm o prazo de até cinco dias úteis após o encerramento do período de matrículas para confirmar o recebimento dos documentos e solicitar outros faltantes, se for o caso.
Essa confirmação será realizada por e-mail, para o endereço de e-mail informado pelo(a) candidato(a) no formulário eletrônico (aquele que foi preenchido no momento da matrícula), por isso preste atenção na hora do preenchimento e envio da documentação. Este e-mail de resposta será o seu comprovante de matrícula.
Caso esteja faltando algum documento, também será informado nessa resposta. Neste caso, o câmpus indicará ainda o prazo para que o(a) candidato(a) encaminhe a documentação faltante.
ATENÇÃO: O IFSC só envia e-mail de confirmação de recebimento dos documentos de matrícula para os candidatos aprovados dentro do número de vagas. Para os convocados na lista de espera, o comprovante é a confimação do envio que o próprio formulário emite após o preenchimento do formulário.
Documentos para a matrícula
Os documentos a serem anexados nos formulários estão descritos no edital de cada processo seletivo.
Importante: Sempre confira a documentação para matrícula solicitada no edital. Os arquivos apresentados abaixo não substituem a documentação exigida em edital.
Quem não apresentar a documentação completa para matrícula permanecerá com sua matrícula condicional até sanar a pendência, assumindo o compromisso de entregar os documentos faltantes dentro do prazo determinado pelo câmpus (exceto laudo médico, que deverá ser entregue obrigatoriamente pelo candidato aprovado nas cotas de pessoas com deficiência no ato da matrícula). Após o término do prazo, caso a pendência não seja sanada, o candidato perderá o direito à vaga.
Veja abaixo os documentos necessários para cada tipo de curso e também modelos gerais de documentos:
Para candidatos aprovados em todos os cursos
Para candidatos aprovados em cursos de qualificação profissional
Para candidatos aprovados em cursos técnicos integrados
Para candidatos aprovados em cursos técnicos concomitantes
Para candidatos aprovados em cursos técnicos subsequentes
Para candidatos aprovados em cursos de graduação
Para candidatos aprovados em cursos de pós-graduação
Modelos gerais de documentos
Documentos necessários para a matrícula em todos os cursos
- Foto 3x4 (colorida com fundo claro e recente – não será aceita foto que não permita a identificação do candidato);
- Documento de identificação com foto - frente e verso. Pode ser Carteira de Identidade (RG); Documento Nacional de Identidade (DNI); Carteira Nacional de Habilitação; Carteira de Trabalho; carteiras expedidas pela Secretaria de Segurança Pública, pelos Comandos Militares, pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores do exercício profissional (Ordens, Conselhos etc); passaportes; carteiras funcionais do Ministério Público e da Magistratura. No caso de candidatos estrangeiros, pode ser utilizado o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE ou CIE) ou a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou o Passaporte com visto de estudante, ou ainda outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil.
- Declaração para matrícula de menores de idade, para candidatos com menos de 18 anos (o documento deverá ser assinado por um responsável legal pelo candidato). Faça o download do modelo: arquivo PDF | arquivo editável
- Comprovante de vacinação contra a rubéola, para candidatas do sexo feminino com idade entre 12 e 40 anos, conforme Lei estadual 10.196/1996.
- Comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório, para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos ou que completem 18 anos no ano corrente.
- Título de eleitor, para candidatos brasileiros, natos ou naturalizados maiores de 18 anos.
Atenção: candidatos que concluíram seus estudos (ensino fundamental, ensino médio ou equivalente) no exterior, exceto países integrantes do Mercosul, deverão apresentar o documento de revalidação e/ou equivalência de estudo no Brasil.
Para candidatos aprovados em cursos de qualificação profissional
Além dos documentos gerais, também é preciso:
- Comprovar os pré-requisitos exigidos pelo curso para o qual se inscreveu. No caso da escolaridade, poderá ser apresentado comprovante do nível exigido pelo edital ou de outro nível, superior ao exigido. Podem ser utilizados como comprovantes de escolaridade certificado de conclusão de curso, diploma ou autodeclaração. Faça o download do modelo da autodeclaração: arquivo PDF
Para candidatos aprovados em cursos técnicos integrados
Além dos documentos gerais, devem ser apresentados os seguintes documentos:
- Certificado de conclusão do ensino fundamental
- Para aprovados pela ampla concorrência, declaração negativa de matrícula simultânea em cursos técnicos no IFSC. Faça o download do modelo: arquivo PDF | arquivo editável
- Para aprovados pelo sistema de cotas:
- declaração negativa de matrícula simultânea em cursos técnicos no IFSC, declaração de que cursou todo o Ensino Fundamental em escola pública brasileira e autodeclaração da cota (pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência). Faça o download do modelo: arquivo PDF | arquivo editável
- Autodeclaração de candidatos quilombolas. Faça o download do modelo: arquivo PDF | arquivo editável
- histórico escolar do ensino fundamental contendo todas as séries;
- requerimento para comprovação de renda bruta familiar igual ou inferior a 1 salário mínimo. Faça o download do modelo: arquivo PDF | arquivo editável
- também é preciso apresentar os comprovantes da renda familiar de acordo com a situação empregatícia declarada no requerimento para comprovação de renda bruta familiar. A listagem dos comprovantes está no final do modelo de requerimento.
Para candidatos aprovados em cursos técnicos concomitantes
Além dos documentos gerais, devem ser apresentados os seguintes documentos:
- Certificado de conclusão do ensino fundamental
- Comprovante de matrícula no ensino médio em outro estabelecimento de ensino
- Para aprovados pela ampla concorrência, declaração negativa de matrícula simultânea em cursos técnicos no IFSC. Faça o download do modelo: arquivo PDF | arquivo editável
- Para aprovados pelo sistema de cotas:
- declaração negativa de matrícula simultânea em cursos técnicos no IFSC, declaração de que cursou todo o Ensino Fundamental em escola pública brasileira e autodeclaração da cota (pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência). Faça o download do modelo: arquivo PDF | arquivo editável
- Autodeclaração de candidatos quilombolas. Faça o download do modelo: arquivo PDF | arquivo editável
- histórico escolar do ensino fundamental contendo todas as séries;
- requerimento para comprovação de renda bruta familiar igual ou inferior a 1 salário mínimo. Faça o download do modelo: arquivo PDF | arquivo editável
Para candidatos aprovados em cursos técnicos subsequentes
Além dos documentos gerais, devem ser apresentados os seguintes documentos:
- Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente ou diploma registrado de curso superior
- Para aprovados pela ampla concorrência, declaração negativa de matrícula simultânea em cursos técnicos no IFSC. Faça o download do modelo: arquivo PDF | arquivo editável
- Para aprovados pelo sistema de cotas:
- declaração negativa de matrícula simultânea em cursos técnicos no IFSC, declaração de que cursou todo o Ensino Médio em escola pública brasileira e autodeclaração da cota (pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência). Faça o download do modelo: arquivo PDF | arquivo editável
- Autodeclaração de candidatos quilombolas. Faça o download do modelo: arquivo PDF | arquivo editável
- histórico escolar do ensino médio contendo todas as séries;
- requerimento para comprovação de renda bruta familiar igual ou inferior a 1 salário mínimo. Faça o download do modelo: arquivo PDF | arquivo editável
- também é preciso apresentar os comprovantes da renda familiar de acordo com a situação empregatícia declarada no requerimento para comprovação de renda bruta familiar. A listagem dos comprovantes está no final do modelo de requerimento.
Para candidatos aprovados em cursos de graduação
Além dos documentos gerais, devem ser apresentados os seguintes documentos:
- Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente ou diploma registrado de curso superior
- Para aprovados pela ampla concorrência, declaração negativa de matrícula simultânea em cursos de graduação no IFSC. Faça o download do modelo: arquivo PDF | arquivo editável
- Para aprovados pelo sistema de cotas:
- declaração negativa de matrícula simultânea em cursos de graduação no IFSC, declaração de que cursou todo o Ensino Médio em escola pública brasileira e autodeclaração da cota (pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência). Faça o download do modelo: arquivo PDF | arquivo editável
- Autodeclaração de candidatos quilombolas. Faça o download do modelo: arquivo PDF | arquivo editável
- histórico escolar do ensino médio contendo todas as séries;
- requerimento para comprovação de renda. Faça o download do modelo: arquivo PDF | arquivo editável
- também é preciso apresentar os comprovantes da renda familiar de acordo com a situação empregatícia declarada no requerimento para comprovação de renda bruta familiar. A listagem dos comprovantes está no final do modelo de requerimento.
Para candidatos aprovados em cursos de pós-graduação
Além dos documentos gerais listados acima e dos documentos específicos exigidos no edital do curso, deve ser encaminhada a seguinte declaração preenchida e assinada: arquivo PDF
Modelos gerais de documentos
- Atestado médico para discentes que não podem se vacinar contra a COVID-19 por contraindicação médica: arquivo PDF
- Autodeclaração de escolaridade: arquivo PDF
- Declaração de manipulação de alimentos: arquivo PDF
- Declaração de estudantes menores de idade: arquivo PDF | arquivo editável
- Declaração de atividade rural: arquivo PDF | arquivo editável
- Declaração de desempregado: arquivo PDF | arquivo editável
- Declaração de coleta de pensão alimentícia: arquivo PDF | arquivo editável
- Declaração de rendimentos (para quem é independente, profissional liberal, trabalhador informal/bico ou recebe ajuda financeira de terceiros): arquivo PDF | arquivo editável
- Declaração negativa de Carteira de Trabalho: arquivo PDF | arquivo editável
- Declaração negativa de Percepção de Rendimentos: arquivo PDF | arquivo editável
- Formulário de recurso à análise de renda: arquivo PDF | arquivo editável
- Modelo de declaração diversa: arquivo PDF | arquivo editável
- Modelo de procura para matrícula por terceiros: arquivo PDF
- Requerimento para comprovação de renda - Programa de ações afirmativas - Sistema de Cotas: arquivo PDF | arquivo editável
- Termo de ciência dos riscos para discentes que optam por não se vacinar contra a COVID-19: arquivo PDF
- Termo de ciência dos riscos para discentes que não podem se vacinar contra a COVID-19 por contra indicação médica e interesse retornar às atividades acadêmicas presenciais: arquivo PDF
Ficou com dúvidas?
Entre em contato com o setor de Registro Acadêmico do câmpus para o qual foi selecionado(a). Os contatos de cada câmpus estão no edital.
Quando começam as aulas?
Acesse o calendário acadêmico do seu câmpus para saber a data de início das atividades.
Seja bem-vindo(a) ao IFSC!
Temos uma página toda dedicada aos nossos estudantes e você pode acessá-la clicando aqui.
Mantenha-se informado(a) sobre tudo o que acontece na nossa instituição acompanhando nossas notícias e nos seguindo no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e/ou LinkedIn.