Ícone acessibilidade Acessibilidade

13 de dezembro de 2024

Notícias

Grupo Boticário conquista prêmio por sustentabilidade e inclusão no design de produtos

O Grupo Boticário recebeu o prêmio Design for a Better World 2024 no último dia 28 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A conquista marca o reconhecimento mundial da companhia pelo compromisso com a sustentabilidade e inclusão no design de produtos no setor de beleza.

A premiação é uma iniciativa do Centro Brasil de Design (CBD) e concedeu ao Grupo três estatuetas Curupira, um símbolo que celebra a conexão entre natureza e tecnologia. O intuito é destacar a colaboração, a visão sistêmica e a sustentabilidade como peças essenciais para um futuro mais inclusivo no mundo do design.

Dois dos projetos vencedores foram desenvolvidos pela DSGN in house, agência interna de design do Grupo Boticário, em parceria com a área corporativa de diversidade e inclusão, especialistas e pessoas diversas. O objetivo era desenvolver soluções que combinam estética e funcionalidade com as metas de ESG da companhia. 

Imagem de sete pessoas em cima de um palco, são cinco mulheres e dois homens, sendo que duas mulheres seguram um troféu. Ao fundo, no telão, está projetada uma imagem dos pincéis acessíveis de Make B., de O Boticário.

Sustentabilidade e inclusão no design de produtos

Um dos projetos vencedores foi o lançamento dos pinceis acessíveis de Make B, que ganhou destaque na categoria “Design de Produtos”. Trata-se de uma coleção com cinco modelos: pincéis para base (nas versões duo fiber e kabuki), pó, blush e um pincel espiral. 

O diferencial está no design inovador que apresenta cabos quadrados e afunilados para maior precisão, firmeza e segurança durante o uso. Além disso, possuem marcações táteis na base para facilitar a identificação e a usabilidade de pessoas com deficiência visual.

Essa é a primeira linha de acessórios de maquiagem articulados e acessíveis do Brasil, projetados especialmente para pessoas com deficiência física ou limitações motoras nos membros superiores.

O projeto é resultado do trabalho da área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário em parceria com a Comunidade Beleza Livre – a primeira comunidade online no país com o propósito de codesenvolver soluções que tornem a experiência de beleza mais inclusiva. 

Outra iniciativa de inclusão no design, que garantiu um troféu, foi o desenvolvimento de acessórios inclusivos desenvolvidos em parceria com a Mercur.

Imagem de seis pessoas em cima de um palco, são três mulheres e três homens, sendo uma das mulheres segura um troféu. Ao fundo, no telão, está projetada uma imagem de duas pessoas com deficiência, um homem e uma mulher, utilizando os produtos desenvolvidos pelo Grupo Boticário em parceria com a Mercur.

Entre os itens, estão a Base Aderente, criada para oferecer maior fricção e facilitar a abertura de embalagens, e o Engrossador Multiuso, que melhora a usabilidade de batons, máscaras de cílios, pincéis e cremes para as mãos. 

Ambos têm como objetivo promover maior autonomia no uso de produtos, auxiliando pessoas com deficiência ou limitações motoras nos membros superiores.

O Grupo também recebeu um troféu na categoria “Embalagem”, em reconhecimento ao sabonete líquido da linha Cuide-se Bem Bob Esponja, que introduziu o primeiro frasco feito com plástico reciclado pós-consumo (PE PCR).Desenvolvida pela área de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Boticário, a linha foi pioneira ao lançar produtos com o selo “fórmula amiga das águas”, que certifica produtos com fórmulas feitas para minimizar o impacto ambiental nos recursos hídricos.

Diversidade já é realidade no Brasil e no mundo

Os consumidores estão cada vez mais conscientes e demandam das empresas ações que reflitam essa pluralidade e atendam às suas especificidades. 

Diante desse cenário, o Grupo Boticário tem criado estratégias para ampliar e naturalizar a pauta de diversidade e inclusão no design, relacionando-a às necessidades de colaboradores, da sociedade e de todo o ecossistema conectado com o negócio.

Para Gustavo Dieamant, diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, a conquista do Design For Better World 2024 reforça a importância de investir em inclusão no design “para que possamos transformar a sociedade para além dos nossos muros, fazendo com que a beleza seja algo acessível para todas as pessoas.”

Uma Beleza de Futuro

Essas iniciativas potencializam e reforçam o programa “Uma Beleza de Futuro”, que materializa os Compromissos 2030 do Grupo Boticário, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O programa representa a jornada da agenda ESG da companhia em prol do meio ambiente e do combate à desigualdade social.

Assim, para o Grupo Boticário, há sinergia na conquista dos prêmios, já que o Design for a Better World 2024 celebra também projetos alinhados aos ODS da ONU, reconhecendo iniciativas que geram impacto positivo em acessibilidade, sustentabilidade e inclusão social.

Desta forma, a premiação mostra que o Grupo Boticário está no caminho certo para liderar mudanças significativas no mercado e na sociedade, destacando a inclusão no design para um futuro mais próspero e justo.