A criação da Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS, em junho de 2003, veio reforçar uma área extremamente estratégica do Ministério, por meio do fortalecimento e ampliação das ações de Vigilância Epidemiológica.
Com sua criação, as atividades antes desempenhadas pelo extinto Centro Nacional de Epidemiologia, da Fundação Nacional de Saúde, passaram a ser executadas pela SVS. Em janeiro de 2023, a Secretaria de Vigilância em Saúde, por meio do Decreto nº 11.358, de 1º de janeiro de 2023, passou a ser denominada Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - SVSA
Entre suas ações estão incluídos os programas nacionais de combate à dengue, à malária e outras doenças transmitidas por vetores; o Programa Nacional de Imunização, a prevenção e controle de doenças imunopreveníveis, como o sarampo, o controle de zoonoses; e a vigilância de doenças emergentes.
A inclusão do termo ambiente diz respeito à concepção de uma só saúde que conecta a saúde humana, animal e ambiental.
Arboviroses
Notícias
Saiba mais sobre Vigilância em Saúde e Ambiente
ACORDO COM GESTORES
Saúde vai ampliar acesso a imunobiológicos especiais no SUS
Documento, pactuado durante reunião da CIT, vai definir os critérios para criação da Rede de Imunobiológicos para Pessoas com Situações Especiais (RIE)
AÇÃO COORDENADA
Ministério da Saúde intensifica vigilância e prevenção contra influenza aviária em humanos
Pasta lançou Plano de Contingência do Setor Saúde para Influenza Aviária. Ação é preventiva. No Brasil, não existem casos humanos confirmados ou em investigação