O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
É um benefício concedido a cidadãos portugueses que residem no Brasil, desde que o requeiram, pois não é automático, e que lhes garante a igualdade de direitos e deveres com os brasileiros.
-
Quem pode utilizar este serviço?
Cidadãos portugueses com nacionalidade ativa, civilmente capazes, segundo a lei brasileira, que tenham autorização de residência por prazo indeterminado no território nacional e que pretendam adquirir igualdade de direitos e obrigações civis.
Ter nacionalidade portuguesa ativa; residir no Brasil, ter autorização de residência por prazo indeterminado e apresentar requerimento.
Cidadãos portugueses com nacionalidade ativa, civilmente capazes, segundo a lei brasileira, que tenham autorização de residência por prazo indeterminado no território nacional há três anos, tenham o gozo de direitos políticos em Portugal e que que pretendam adquirir igualdade de direitos e obrigações civis e gozo de direitos políticos.
Ter nacionalidade portuguesa ativa, residir no Brasil há três anos, ter autorização de residência por prazo indeterminado, ter o gozo de direitos políticos em Portugal e apresentar requerimento.
Cidadãos portugueses com nacionalidade ativa, civilmente capazes, segundo a lei brasileira, que tenham autorização de residência por prazo indeterminado no território nacional há três anos, o gozo de direitos políticos em Portugal, a igualdade de direitos e obrigações civis no Brasil e pretendam adquirir o gozo de direitos políticos.
Ter nacionalidade portuguesa ativa, residir no Brasil, ter autorização de residência por prazo indeterminado no território nacional há três anos, o gozo de direitos políticos em Portugal, a igualdade de direitos e obrigações civis no Brasil e apresentar requerimento.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Apresentar requerimento por meio do protocolo físico ou eletrônico, diretamente no Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Documentos comuns para todos os procedimentos de igualdade de direitos:
Formulário disponível no endereço: https://www.justica.gov.br/seus-direitos/migracoes/nacionalidade-naturalizacao-e-certidoes/formularios-de-requerimento;
Cópia, e via original, da Carteira de Registro Nacional Migratório, anda que vencida
Canais de prestação
Web :Poderá solicitar de forma eletrônica através do Acesso de Usuário Externo por Peticionamento Eletrônico do Sistema SEI.
Para cadastrar, acesse o seguinte link no portal eletrônico do Ministério da Justiça e Segurança Pública:
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelCaso o sistema esteja indisponível, seja identificado problemas de acesso e ou erros encaminhe e-mail ao [email protected]
Postal :Departamento de Migrações - Ministério da Justiça e Segurança Pública - Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Anexo II, sala T3, Brasília/DF, CEP: 70.064-900.
Presencial :Departamento de Migrações - Ministério da Justiça e Segurança Pública - Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Anexo II, Térreo, sala T3. Cep: 70064-900 / Brasília-DF.
Tempo estimado de espera : Até 5 minuto(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casosIGUALDADE DE DIREITOS E OBRIGAÇÕES CIVIS-
Certificado de Nacionalidade onde conste que o requerente se encontra em pleno gozo da sua capacidade civil em Portugal; e
Comprovante de residência habitual no Brasil;
IGUALDADE DE DIREITOS E OBRIGAÇÕES CIVIS E GOZO DOS DIREITOS POLÍTICOS-
Certificado de Nacionalidade onde conste que o requerente se encontra em pleno gozo da sua capacidade civil e de seus direitos políticos em Portugal; e
Comprovantes de residência habitual no Brasil por três anos.
OUTORGA DO GOZO DE DIREITOS POLÍTICOS PARA QUEM JÁ TEM IGUALDADE DE DIREITOS E OBRIGAÇÕES CIVIS-
Certificado de Nacionalidade onde conste que se encontra em pleno gozo da sua capacidade civil e de seus direitos políticos em Portugal;
Comprovantes de residência no Brasil por três anos; e
Cópia da Carteira de identidade brasileira e via original para conferência.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
-
Acompanhar o processo
As dúvidas referentes a este tipo de pedido poderão ser encaminhadas para o e-mail [email protected].
Canais de prestação
Web :E-mail :Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Consultar o Diário Oficial da União
A consulta poderá ser feita digitando o seu nome no campo Informe o termo que deseja pesquisar
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
-
Apresentar requerimento por meio do protocolo físico ou eletrônico, diretamente no Ministério da Justiça e Segurança Pública.
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimadoDepende da documentação apresentada pelo interessado.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoHá também o e-mail: [email protected], no qual o cidadão tem a comunicação direta com o setor responsável pelo serviço.
Este é um serviço do(a) Ministério da Justiça e Segurança Pública . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação-
[Portaria nº 623 de 13.11.2020] (https://in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-623-de-13-de-novembro-de-2020-288547519)
-
[Decreto nº 9.199/2017] (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9199.htm)
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoDisponibilização de informações em linguagem clara, que esclarecem o cidadão sobre seus direitos e deveres na requisição do serviço, além da disponibilização de modo de consulta processual, por meio do qual o interessado pode acompanhar o andamento do seu processo.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoAlém dos canais, correio e protocolo eletrônico, o serviço pode ser protocolado pessoalmente no Protocolo-Geral do Ministério da Justiça, Bloco T, Anexo II, Térreo, sala T3. Cep: 70064-900 / Brasília-DF. O local apresenta 4 (quatro) vagas de estacionamento para deficientes, 1(uma) em frente à sala e 3 (três) próximas; e 4 (quatro) vagas para idosos próximas. Todas as vagas possuem rampas para acesso.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioPessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos; portadoras de deficiência, física ou mental; e as portadoras de uma das seguintes doenças: tuberculose ativa; esclerose múltipla; neoplasia maligna; hanseníase; paralisia irreversível e incapacitante; cardiopatia grave; doença de Parkinson; espondiloartrose anquilosante; nefropatia grave; hepatopatia grave; estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante); contaminação por radiação; síndrome de imunodeficiência adquirida, ou outra doença grave. É necessária a apresentação de comprovação médica.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço