A Secretaria Nacional de Justiça (Senajus) desempenha papel fundamental na promoção de políticas de justiça no Brasil. Ela é responsável pela formulação de políticas públicas nas áreas de cooperação jurídica internacional, migrações, refúgio, apatridia, combate ao tráfico de pessoas e ao contrabando de migrantes, classificação indicativa e qualificação de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs).
Além disso, a Senajus coordena, em conjunto com outros órgãos da administração pública, a recuperação de ativos, o enfrentamento à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao crime organizado transnacional.
Suas atividades são exercidas por meio do Departamento de Migrações (DEMIG), do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), da Coordenação de Classificação Indicativa (CPCIND) e do Núcleo de Gestão de Organização da Sociedade Civil e Organizações Estrangeiras (NG-OSCIP/OE).
Assuntos
Mídias
VOCÊ CONHECE A SECRETARIA NACIONAL DE JUSTIÇA?
A Secretaria Nacional de Justiça, uma das mais antigas do MJSP, é responsável por promover a política de justiça por meio da articulação com os órgãos e as entidades dos três Poderes, governos estaduais, distrital e municipais, bem como com a população em geral..
▶️ Entenda todo o funcionamento da Senajus em nosso vídeo.