Notícias
Projeto Redes Antirracistas lança editais para seleção de pesquisadores
- Foto: UnB Agência/ Emília Silberstein
O Projeto Redes Antirracistas, uma iniciativa da Diretoria de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação (Damgi) da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), lançou novos editais para a seleção de projetos e contratação de pesquisadores. O projeto, que faz parte do Termo de Execução Descentralizada nº 26/2023, firmado entre o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a UnB, tem como objetivo promover a igualdade racial através da pesquisa e da extensão.
O primeiro eixo do projeto, o Observatório de Políticas Públicas em Igualdade Racial, visa monitorar e analisar as políticas públicas voltadas para a igualdade racial no Brasil. Este eixo é fundamental para compreender a efetividade dessas políticas e propor melhorias contínuas.
O Edital nº 3 se concentra no segundo eixo do projeto, que visa fomentar a pesquisa e a extensão em políticas públicas de igualdade racial nos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs), Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs) e grupos correlatos. Serão selecionados dez projetos, que receberão apoio financeiro através de um Kit Bolsas de Pesquisa. Os temas de pesquisa incluem políticas educacionais para relações étnico-raciais, políticas específicas para comunidades quilombolas, proteção ambiental em comunidades vulneráveis, e políticas de saúde para a população negra.
O Edital nº 5, focado no terceiro eixo, busca selecionar cinco projetos para fomentar estratégias de combate ao racismo e à intolerância religiosa em Núcleos de Prática Jurídica. Esses projetos funcionarão como Pontos Focais do Eixo 3 - PRO-NPJ, promovendo a articulação com a Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) e a gestão local de igualdade racial.
Os projetos devem ser executados ao longo de 12 meses, com início previsto para agosto de 2024. A equipe de cada projeto deverá ser composta por um coordenador doutor e cinco pesquisadores de graduação.
"O Projeto Redes Antirracistas é uma via privilegiada de interlocução do MIR com as universidades e institutos federais, a partir de uma primeira parceria com a UnB e com o IFB. Nesse edital, além dos projetos da UnB, serão apoiados mais 10 projetos de pesquisa e 5 núcleos de prática jurídica de universidades", conta Tatiana Dias Silva, Diretora de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação, da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
Inscrições e seleção
Cada projeto selecionado será contemplado com bolsas para pesquisadores em diferentes níveis acadêmicos, incluindo doutores, mestres e graduandos. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de agosto de 2024, deve encaminhar a documentação solicitada no edital por meio do e-mail [email protected]. A seleção priorizará projetos que demonstrem articulação com políticas públicas e que contribuam para o avanço das práticas antirracistas no país.