Notícias
TUBERCULOSE
Brasil participa do 38º Stop TB Partnership Board Meeting na Nigéria
Entre os dias 12 e 14 de dezembro foi realizada, na cidade de Abuja, na Nigéria, a 38a reunião do Conselho Diretor da Stop TB Partnership, uma coalizão global que atua desde 2015 no fortalecimento da resposta à tuberculose e que reúne representantes do governo, de organismos internacionais, do setor privado e da sociedade civil organizada.
O Brasil faz parte do conselho diretor da Stop TB Partnership, com o assento ocupado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, com suplência da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel.
A coordenadora-geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias não-tuberculosas do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (CGTM/Dathi/SVSA/MS), Fernanda Dockhorn, que representou o Ministério da Saúde do Brasil na reunião, ressaltou a relevância do encontro para a estratégia nacional contra a doença.
“A reunião nos deu a oportunidade de tratar de temas importantes para o cuidado integral às pessoas e comunidades afetadas pela tuberculose, como o enfrentamento do estigma e o papel do suporte nutricional durante o tratamento”, aponta. Fernanda também destaca que foram discutidas as perspectivas em relação ao financiamento e às vacinas candidatas para prevenção da doença.
Autoridades como os ministros de saúde da Nigéria, Indonésia, Filipinas, África do Sul e Tajiquistão também participaram da reunião, reafirmando o compromisso político com as estratégias de controle da doença e compartilhando as iniciativas desenvolvidas em seus países.
A Stop TB Partnership desenvolve ações de advocacy e consultoria técnica em tuberculose, além de apoiar projetos em todo o mundo por meio de chamadas para intervenções, pesquisas e sociedade civil organizada voltadas à ampliação do acesso ao cuidado em tuberculose.