Renato Moreth, Jacke Helud, Paulo Gomide e Laure Bacqué na exposição de Gomide no Reserva Cultural
Já não era sem tempo
Notícia boa para o bolso dos niteroienses A Aneel aprovou a revisão tarifária extraordinária da conta de luz da Enel. A revisão para consumidores de baixa tensão, em sua maioria clientes residenciais, alterou o aumento de 9,72% para 7,49%, e para os clientes de média e alta-tensão, em geral indústrias e grandes comércios, o índice aprovado de 9,65% caiu para 7,49%. A revisão passa a vigorar a partir do dia 01 de abril de 2019. Que alívio!
Palestra na SFF
A Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF) realiza, no dia 04 às 19 horas, a palestra com a fotógrafa Sheila Oliveira, que falará sobre o seu mais recente trabalho “Caminho das Águas”, em que percorreu 16 municípios do Ceará para mostrar os efeitos da seca na vida dos nordestinos. Sheila, que já trabalhou em diferentes agências internacionais de notícias como a Agence France Press, estará pela segunda vez na SFF e a palestra é um desdobramento do livro homônimo lançado no ano passado.
Chef por um dia
Olha que bela sacada do restaurante Olimpo, que fica aqui em Charitas. O local vai receber a cozinheira Luzinete, que sempre trabalhou em casa de família, para o projeto “Chef por um dia”, que estreia neste final de semana. Sob o comando de Daniel Hollanda, chef de cozinha do restaurante, a convidada vai preparar, como prato principal, o seu famoso Cabrito à Luzinete para os presentes ao evento. Parece ser de dar água na boca.
Homenagem
Uma solenidade no Teatro Municipal de Niterói homenageou, nesta semana, todas as mulheres que trabalham na prefeitura. Elas foram representadas por 39 colegas, uma de cada órgão das administrações direta e indireta do município, que subiram ao palco e receberam diplomas e flores. A homenagem faz parte do calendário do Mês da Mulher, que se estendeu por todo este mês de março na cidade.
Alerj 1 x 0 Witzel
A Alerj derrubou o veto do governador Wilson Witzel ao projeto de lei que estabelece cota para representação de negros na publicidade governamental do nosso estado. De acordo com o texto, quando houver campanhas publicitárias de órgãos da administração pública estadual, direta e indireta, deverá observar a representação étnico-racial afrodescendente em todas as peças de publicidade na proporção de, no mínimo, um modelo negro para cada dois modelos em atuação.
Alerj 2 x 0 Witzel
A Assembleia do Rio também derrubou o veto do governador ao projeto de lei que determina o tombamento, como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro, do Liceu de Artes e Ofícios, localizado no centro da Cidade Maravilhosa. Em razão do tombamento, fica proibida qualquer destruição ou descaracterização do imóvel, preservando-se suas características originais. A Alerj terá quinze dias para publicação da nova lei no Diário Oficial.
CHN premiado
A equipe do CHN participou, recentemente, do EBMT, evento sobre transplante de sangue e medula óssea, em Frankfurt, na Alemanha. O hospital de Niterói apresentou três trabalhos científicos, sendo que um deles – o de terapia infusional em TMO – foi premiado e ficou entre os quatro finalistas no congresso Europeu. Vale lembrar que o complexo hospitalar é responsável por 60% dos transplantes de medula óssea feitos no estado do Rio de Janeiro, líder do ranking como unidade privada que mais realiza esse tipo de procedimento.
Poupança
Na última quinta-feira (28), Niterói criou, por meio de emenda à Lei Orgânica, o Fundo de Equalização da Receita. Trata-se de uma “poupança” criada com 10% dos recursos provenientes dos royalties de petróleo, para cobrir possíveis necessidades financeiras da receita, com restrição ao pagamento de dívidas e de quadro permanente de pessoal. O primeiro aporte é de R$ 100 milhões. A cidade recebe, hoje, 43% das receitas provenientes da exploração do Campo de Lula, na Bacia de Campos. A população poderá acompanhar a situação do Fundo através da internet.
Posse
O advogado Fernando Tinoco tomou posse como presidente da Comissão de Políticas Públicas e Controle Social da OAB Niterói para o triênio 2019/2021.
Papo sobre Síndrome de Down
A jornalista Flavia Abranches bateu um papo superinteressante e informativo com Adriana Neves, educadora e responsável pelo evento “Niterói Down Click na Beleza” esta semana. No encontro, Adriana falou sobre a realidade do mundo da Síndrome de Down e o que ainda falta na sociedade para que a inclusão social seja uma realidade para todos. A entrevista pode ser lida na íntegra no nosso site www.folhanit.com.br.
Exemplo
Em seu espaço no jornal O Dia, a engenheira de transportes da UFRJ Eva Vider citou Niterói como exemplo de boas práticas em relação ao sistema de ônibus, em meio à crise que vive a capital do nosso estado nessa área. Ela elencou a implantação do corredor de ônibus Centro x Praias Oceânicas e a modernização da frota de ônibus, com 86% dos veículos com ar-condicionado, como os principais fatores para que Niterói seja vista como a cidade a ser seguida no estado.
Filmambiente
Em tempos de diversas tragédias envolvendo a natureza, Niterói receberá o Filmambiente, festival de cinema com foco na temática de preservação ambiental. A maratona começa no próximo dia 4 de abril, com produções do Reino Unido, da África do Sul, Canadá, Estados Unidos, França, Argentina, Turquia, Argélia, Índia, Irã e México além de filmes brasileiros. Criado em 2011, esta edição na cidade contará com 34 filmes – nove na Mostra competitiva e 25 curtas e médias metragens reunidos em quatro programas. As exibições serão no Cine Arte UFF, em Icaraí, de 5 a 10 de abril, às 19 horas, e de 4 a 10 de abril no Reserva Cultural, no Gragoatá, às 21 horas.
Ilustre visita
Na manhã da última terça-feira (26), um cardume de golfinhos foi flagrado passeando pela Praia de Itaipu, na Região Oceânica. Os mamíferos, da espécie nariz de garrafa, nadaram por toda a orla, inclusive próximos à Ilha Mãe, e encantaram os banhistas que puderam presenciar a visita surpresa.