22/12/2024 11:00 - EM
Xerém
Fluminense conquistou título da primeira edição nacional da Copinha
Segundo maior campeão, Tricolor venceu primeiro de cinco troféus em 1971


Prestes a inaugurar sua 55ª edição, a Copinha é figurinha carimbada no calendário de competições de base do Brasil desde 1969. No entanto, foi a partir de 1971 que a disputa, inicialmente restrita a equipes de São Paulo, passou a receber clubes do país inteiro. Naquele ano, o troféu parou nas Laranjeiras.

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Leia mais: Categoria de base do Flu fecha temporada com 20 títulos

A estreia nacional do torneio, à época conhecido como Taça São Paulo de Futebol Juvenil, contou com uma final carioca. Fluminense e Botafogo, únicos representantes do Estado do Rio de Janeiro, decidiram o campeonato no dia 6 de março, no Centro Esportivo de Pirituba, em São Paulo (SP). Foi a primeira das únicas cinco edições sem paulistas na finalíssima.

Na ocasião, os rivais empataram em 3 a 3 no tempo regulamentar. A igualdade persistiu na prorrogação: 1 a 1. O vencedor do Clássico Vovô saiu nos pênaltis, quando o Flu, atual campeão carioca e comandado pelo ídolo Pinheiro, derrotou o adversário por 4 a 3.

Segundo maior vencedor, atrás apenas do Corinthians, que soma 11 títulos, o Fluminense possui os mesmos cinco do Internacional, com quem divide o posto de principal ganhador não-paulista.

Além do troféu conquistado em sua primeira participação, na terceira temporada do torneio, o Tricolor subiu ao lugar mais alto do pódio em 1973, 1977, 1986 e 1989, além de ter ficado com o vice-campeonato em 1979 e 2012, tornando-se o time do Rio que mais venceu a competição.

Relembre a campanha

A disputa, realizada de 5 de dezembro de 1970 a 6 de março de 1971, contou com a participação de 16 times, divididos em quatro chaves de quatro integrantes. Vice-líder do Grupo B, o Fluminense somou quatro pontos com uma vitória, dois empates, 11 gols marcados e dois sofridos.

Na primeira fase, o Tricolor goleou o também estreante Nitro-Química-SP por 9 a 0. Depois, empatou com Ponte Preta (2 a 2), que lideraria o grupo, e Corinthians (0 a 0).

A equipe comandada pelo técnico Pinheiro eliminou o São Paulo, nas quartas de final, com vitória nos pênaltis por 3 a 1, depois de empate em 1 a 1. A classificação à finalíssima veio com triunfo por 2 a 1 sobre o Nacional-SP.

O Flu se sagrou campeão invicto ao desbancar a invencibilidade do Botafogo, superado nas penalidades por 4 a 3. Com bola rolando, igualdade em 4 a 4.

Texto: Comunicação/FFC



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Univassouras original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Colegioforcamaxima original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Socios original
Cbc original
Prata original