Jornalismo

Turno de oferta: Matutino
Duração: Mínimo - 4 anos | Máximo - 6 anos

Perfil do egresso

O egresso do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia tem como característica a formação cultural geral, humanística e teórica do campo, permitindolhe o exercício da profissão com criticidade, reflexão, contextualização e ética para produzir narrativas, textos e discursos de acordo com a diversidade de linguagens possibilitadas pelas tecnologias da comunicação, pelas mídias e pela multiplicidade de plataformas.

O curso propõe a formação de um profissional capaz de exercer a função de mediador entre a sociedade e seu repertório de temas factuais e potenciais relacionados à cultura, ao pluralismo social, à ética e às questões emergentes da cidadania, da política, dos direitos humanos e dos enfrentamentos socioeconômicos.

Forma de Acesso ao Curso/Processo Seletivo

A Resolução n° 03/2013 do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) dispõe sobre a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e sobre a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SISU)/MEC, para ingresso nos cursos de graduação da UFBA. Segundo a norma, desde o primeiro semestre de 2014, os ingressantes nos cursos de graduação da UFBA – incluindo o Curso de Jornalismo – são selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), após realizarem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

O Curso de Jornalismo manterá a oferta de 60 vagas anuais, com ingresso de 30 estudantes por semestre. Está prevista a oferta de 20% de vagas para o Bacharelado Interdisciplinar, de acordo com o §1º, Art. 6º da Resolução nº 02/2008, do CONSEPE/UFBA. Há a reserva de 50% das vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas, de acordo com a Resolução nº 07/2018 do CAE/UFBA (dentre essas vagas 50% são destinadas a estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, além de estudantes que se declararem pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência). São disponibilizadas, ainda, também na Resolução nº 07/2018 do CAE, até quatro vagas supranumerárias, sendo cada uma delas distribuída entre as seguintes categorias: a) índios aldeados, b) moradores das comunidades remanescentes dos quilombos, c) pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis), e d) imigrantes ou refugiados em situação de vulnerabilidade.

Período para indicação das bancas examinadoras pelo(a) professor(a) orientador(a)

Período para indicação das bancas examinadoras pelo(a) professor(a) orientador(a) Quando: 16/12/24 a 12/01/25
Como: por meio de formulário online a ser divulgado oportunamente e preenchido exclusivamente pelo(a) orientador(a).

Prazo de entrega do trabalho digital à banca

Entrega do trabalho digital à banca Quando: até 20/01/25 Como: diretamente para os(as) integrantes da banca, por e-mail, com cópia para o Colegiado ([email protected]).

Prazo para Apresentação dos trabalhos

Apresentação dos trabalhos
Quando: 27/01/25 a 12/02/25
Como: remota ou presencialmente

Final semestre

A UFBA aprovou as novas datas do calendário acadêmico de 2024.1 e 2024.2. Os períodos ficaram assim:

2024.2

Em 30 de setembro, tem início o semestre de 2024.2. O recesso de final de ano acontece entre 23 de dezembro de 2024 e 04 de janeiro de 2025. 

As atividades de 2024.2 voltam em 06 de janeiro, com término em 14 de fevereiro de 2025.