Macrologística Agropecuária
Armazenagem e Beneficiamento
-
Sobre
No caminho entre o campo e o consumidor brasileiro ou o mercado internacional, a maior parte dos produtos agropecuários passa por um período de estocagem ou pelo beneficiamento em uma agroindústria. A disponibilidade de armazéns é ponto crítico para a ajustar as safras à demanda por produtos.
Nesta página, apresentamos uma visão territorial da distribuição de armazéns, unidades de beneficiamento de grãos, frigoríficos e usinas produtoras de açúcar e etanol. Para algumas dessas estruturas, estão disponíveis também informações sobre a capacidade de estocagem ou produção.
Armazéns de Produtos Agrícolas
O painel apresenta, na tabela, informações detalhadas sobre cada um dos armazéns instalados no Brasil e registrados na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No mapa, está representada a distribuição da armazenagem nas microrregiões brasileiras - quanto mais escuro o tom, maior a capacidade estática naquela localidade. Ao lado, o gráfico mostra número e capacidade de armazéns, por tipo.
O usuário pode filtrar informações, a partir do mapa ou do gráfico. No mapa, use o seletor para escolher uma ou mais regiões e visualizar, ao lado, os dados referentes apenas aos armazéns daquela localidade. Outra possibilidade é, no mapa, clicar sobre uma microrregião para selecioná-la e visualizar, no gráfico, os tipos de armazéns presentes ali. O gráfico, por sua vez, permite que se clique sobre um tipo de armazém para visualizar a distribuição dele no mapa.
Estruturas de processamento
Esse conjunto de painéis traz dados sobre estabelecimentos que processam alguns dos principais produtos agropecuários brasileiros:
- Beneficiamento: unidades de beneficiamento de algodão, milho e soja;
- SIF: estabelecimentos que processam produtos de origem animal e que possuem Selo de Inspeção Federal (SIF). Reúne unidades classificadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária como abatedouros frigoríficos, entrepostos de produtos de origem animal e unidades de beneficiamento de carnes e produtos cárneos
- Usinas: usinas produtoras de açúcar e etanol a partir de cana-de-açúcar e milho.
Use a barra superior (azul), para selecionar o tipo de estabelecimento sobre o qual deseja obter informações. Em cada painel, o mapa ilustra o número de estabelecimentos por microrregião. É possível selecionar uma ou mais microrregiões clicando sobre ela no mapa, para que os gráficos passem a exibir apenas informações sobre a(s) localidade(s) escolhida(s). Da mesma forma, é possível selecionar uma categoria nos gráficos para exibir apenas as informações relativas a ela no mapa. Por exemplo, ao clicar sobre “etanol de milho” no gráfico “Produtos Gerados” do painel “Usinas”, o mapa exibirá as microrregiões em que há estabelecimentos produtores desse biocombustível. A seleção também faz com que o gráfico “Fase” mostre apenas o status das usinas que geram etanol de milho.
Fontes de dados
Conab - Companhia Nacional de Abastecimento
Abiove - Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais
Unem - União Nacional de Etanol de Milho
Ministério da Agricultura e Pecuária
► Para entender como sistematizamos os dados, acesse Como Fizemos - Armazenagem e Beneficiamento.
Veja também
-
Produção Agropecuária
Série histórica com volume produzido e área colhida e análise da concentração espacial da produção. -
Exportação Agropecuária
Série histórica com o volume e valor da produção por microrregião, produto, ponto de escoamento e país de destino. -
Bacias Logísticas
Delimitação das bacias logísticas de grãos no território nacional, de acordo com o porto preferencial de embarque das exportações. -
Logística de Nutrientes
Estimativas da demanda e oferta potencial de nutrientes para as principais culturas agrícolas brasileiras de exportação.