Plano Estratégico, Plano Plurianual e Principais Ações

Carteira uniformizada olhando o horizonte em cima de uma montanha. Texto: Plano estratégico.
Carteira uniformizada olhando o horizonte em cima de uma montanha. Texto: Plano estratégico.
Duas pessoas utilizando Flipchart a frente de um grupo reunido ao redor de uma mesa.

Plano Estratégico 2024/2028

Em atendimento ao previsto na Lei nº 13.303/2016 (Lei de Responsabilidade das Estatais), o Plano Estratégico foi atualizado para o período 2024/2028.

O Plano Estratégico dos Correios é construído a partir da realização de diagnóstico, que contempla análise do plano vigente, dos ambientes interno e externo, das tendências de mercado (internacional e nacional), das melhores práticas adotadas pelas administrações postais no mundo, das diretrizes governamentais, da atual situação da empresa e dos principais desafios a serem superados. 

Nossos objetivos

No Plano Estratégico dos Correios para 2024/2028, os Objetivos Estratégicos foram atualizados. Eles alinham os esforços institucionais para que os Correios cumpram sua Missão de "promover a integração nacional, contribuindo com o Governo no desenvolvimento socioeconômico, conectando pessoas, instituições e negócios", e alcancem a Visão de “ser referência no ecossistema global de logística, com soluções de negócios e promoção de políticas públicas para a sociedade, de forma sustentável”.

Conheça nossa Identidade Corporativa: Negócio, Missão, Visão e Valores.

Mão segurando uma dardo, mirando o centro de uma alvo em cima de uma superfície.


Uma mão movimentando uma peça em  uma tabuleiro de xadrez.

Nossas Metas

As metas definidas para os indicadores estratégicos, bem como os resultados alcançados, possuem caráter estratégico e não serão divulgadas no decorrer do exercício, uma vez que sua exposição ou divulgação irrestrita poderia prejudicar a competitividade dos Correios no mercado concorrencial em que atua, gerar riscos e ameaças à empresa, ao seu patrimônio, aos seus serviços e comprometer o seu equilíbrio econômico-financeiro, acarretando prejuízos. A presente classificação em informação estratégica tem por respaldo a Lei nº 13.303/2016 (art. 86, § 4º); Lei nº 12.527/2011 (art. 22) e Decreto nº 7.724/2012 (art. 5º).

Relatório Integrado

Anualmente os Correios apresentam uma visão clara e concisa sobre como o Plano Estratégico, em seu ambiente interno e externo, leva à geração de valor público no curto, médio e longo prazos, acompanhada de demonstrações e justificativas dos resultados alcançados em face dos objetivos e metas estabelecidos, para suprir as necessidades de informação, de controle, transparência, responsabilização e tomada de decisão, consoante ao preconizado no art. 3º da IN TCU 84/2020.

Acesse e conheça nosso Relatório Integrado.

notebook aberto sobre uma superfície, com vários gráficos sendo exibidos na tela
Mão com uma pequena ampulheta em mãos, com o reflexo de uma luz ao fundo.

Plano Plurianual

O PPA é um dos principais instrumentos de planejamento das políticas públicas pelo governo federal. Instituído por meio da Lei nº 13.971/2019, o (PPA) 2020-2023 abrange os seguintes programas direcionados aos Correios: Programa de Gestão e Manutenção das Empresas Estatais Federais e o Programa Conecta Brasil, que têm por objetivo promover o acesso universal e ampliar a qualidade dos serviços de comunicações do país.
Os indicadores de universalização são oriundos das metas de universalização e qualidade dos serviços postais, estabelecidos por meio da Portaria MCOM Nº 2.729, DE 28 de maio de 2021.

Ações e Programas

Acesse aqui as informações pertinentes aos programas, ações, projetos e atividades implementadas pelos Correios.
Os Correios não desenvolvem programas, ações, projetos e atividades que resultem em renúncias de receitas.

Pessoas apontado para vários post-it organizados em uma parede, à frente de uma mesa com pessoas reunidas.