A Iniciativa de Digitalização de Filmes Brasileiros (IDFB) da Cinelimite e a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) apresentam, ao longo de outubro, novembro e dezembro de 2022 e janeiro de 2023, a
Digitalização Viajante - um projeto de digitalização móvel e gratuita de filmes em bitola Super 8 e 8mm.
No último ano, no decorrer das ações de digitalização da IDFB, foram percebidas questões muito graves de hiperconcentração geográfica no que se refere às oportunidades de digitalização de materiais em película cinematográfica no Brasil. Concentradas no Rio de Janeiro e em São Paulo, prioritariamente, as empresas que realizam digitalização profissional são poucas, não conseguindo atender à demanda nacional; e também apresentam custos elevados de operação, o que faz com que o serviço se torne inacessível para um grupo mais amplo de indivíduos ou instituições. Além disso, é muito comum que filmes considerados “amadores” e/ou "caseiros" estejam à margem das escassas políticas públicas para a digitalização do cinema brasileiro.
A
Associação Brasileira de Preservação Audiovisual se junta a esta iniciativa com a intenção de fomentar a criação de cópias digitais aptas à preservação digital, conectar membros e instituições interessadas em participar, pensar a preservação digital a longo prazo das cópias geradas, prestar auxílio técnico e promover ações educativas como oficinas, debates e outros eventos.
- O scanner utilizado será o
Pictor Pro, da FilmFabriek - uma tecnologia de ponta e portátil para a digitalização de filmes em bitolas Super 8 e 8mm. O projeto conta também com todos os recursos paralelos ao scanner para a realização das digitalizações - computador e tela portáteis, enroladeira portátil, coladeiras, fita adesiva, tesoura e bisturi, dentre outros equipamentos e insumos. Estaremos de fato viajando com uma estação de digitalização completa, para que, em todas as localidades, tenhamos os recursos necessários para realizar as ações de digitalização.
A princípio, a chamada aberta estará disponível para as cidades de Brasília (DF), Goiânia (GO), Recife (PE), Teresina (PI), e São Paulo (SP). O cronograma, bem como as cidades visitadas, poderão ser alterados pelo projeto de acordo com o interesse da IDFB e da ABPA.
Esta é apenas a primeira fase do projeto. A intenção é ampliar as nossas parcerias, atingindo cada vez mais instituições, arquivos, e pessoas em diversos estados do Brasil. Estar em apenas 7 cidades durante 3 meses, infelizmente, não é o suficiente para começar a mitigar a defasagem de digitalização que enfrentamos hoje no país.
Gostaríamos também de continuar realizando próximas fases em outros estados e cidades do Brasil. Para isso, buscamos instituições ou indivíduos que se interessem em nos receber.
Leia o edital nas páginas seguintes com atenção e faça a inscrição de seu(s) filme(s) neste link:
https://forms.gle/oujVqirfer5Ehy4P6Entre em contato conosco através do seguinte email:
[email protected]