HGF dá início ao Programa de Cirurgia Bariátrica e inaugura Salas Inteligentes

26 de dezembro de 2024 - 15:46 # # # #

Felipe Martins e Luã Diógenes - Ascom HGF - Texto
Felipe Martins e Luã Diógenes - Ascom HGF; José Wagner - Vice-governadoria - Fotos

Atualmente, há 19 pacientes em avaliação no hospital para realização de cirurgia bariátrica

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), deu início ao Programa de Cirurgia Bariátrica. Nesta quinta-feira (26), a cirurgia inaugural contou com a presença da vice-governadora e anunciada nova titular da Secretaria da Proteção Social do Estado, Jade Romero; e a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho.

O novo serviço no HGF passa a integrar os atendimentos realizados na Rede Sesa, que já conta com o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), referência em cirurgias bariátricas. Para a vice-governadora, esta é mais uma importante ação do Governo do Ceará que reforça o cuidado às pessoas que sofrem com doenças decorrentes da doença.

Cirurgia inaugural contou com a presença da vice-governadora e anunciada nova titular da Secretaria da Proteção Social do Ceará, Jade Romero; e a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho | Foto: José Wagner (Vice-governadoria)

“É uma forma de garantir que nossos cearenses, que têm hipertensão, diabetes, entre outras doenças decorrentes da obesidade, possam fazer aqui, no serviço público de referência, essa cirurgia, e ter direito a uma nova vida”, ressaltou Jade Romero.

HGF deverá realizar cerca de oito cirurgias bariátricas mensalmente | Foto: Felipe Martins (HGF)

As cirurgias ocorrerão semanalmente, sempre às sextas-feiras, com dois procedimentos realizados por dia — um pela manhã e outro à tarde. “Nós estamos iniciando as cirurgias com as salas integradas no HGF, o primeiro hospital público a utilizar salas inteligentes no Ceará e no Brasil”, destacou a secretária Tânia Coelho.

As chamadas Salas Inteligentes podem ser utilizadas em vários procedimentos, além das bariátricas. Elas possuem tecnologias que reduzem os fios por meio de colunas fixadas ao teto e possibilitam a transmissão em tempo real dos procedimentos cirúrgicos com internet de alta velocidade. Dessa forma, médicos e especialistas de qualquer lugar do Brasil e de outros países podem acompanhar as cirurgias ao vivo, à distância, e oferecer suporte remoto imediato.

Cirurgias bariátricas

A triagem é fundamental para avaliar os riscos e definir o tratamento mais adequado às pessoas que se tornam candidatas à cirurgia bariátrica. Atualmente, há 19 pacientes em avaliação no hospital.

“Cada caso é analisado com muito cuidado. A decisão de operar depende do estado de saúde e da real necessidade de intervenção”, explica o chefe do serviço de Cirurgia Gástrica do HGF, Olavo Napoleão. “Toda cirurgia envolve riscos, por isso priorizamos a segurança do paciente em todas as etapas do processo”, afirma.

A triagem começa no ambulatório de Endocrinologia, com um acompanhamento especializado que permite identificar não apenas condições físicas, mas também fatores metabólicos e hormonais que influenciam no ganho de peso e na dificuldade de perdê-lo. Os pacientes são avaliados por uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos e nutricionistas.

Após a cirurgia bariátrica, os pacientes serão monitorados pela equipe para ser acompanhada a evolução de cada caso | Foto: Luã Diógenes

Endocrinologista do HGF, Wladia de Paula ressalta a complexidade da cirurgia bariátrica, desde a preparação até o pós-cirúrgico. “Nosso papel é avaliar o paciente de forma individualizada, oferecendo suporte clínico e preparando-o para um possível procedimento cirúrgico. Mas a cirurgia não é um fim, faz parte de um processo de transformação que exige comprometimento”, pontua.

Moradora do município de Pindoretama, a 36 Km de Fortaleza, Leidiane da Costa, de 38 anos, convive com a obesidade há mais de dez anos. “Desde 2012, sou acompanhada no HGF por problemas gástricos e hipertensão. Ano passado, o quadro piorou com o surgimento da diabetes”, relata a costureira.

A notícia de que seria contemplada pelo programa emocionou Leidiane. “Nem acreditei quando soube. Foi uma alegria imensa, porque, além de recuperar minha saúde, poderei recuperar também minha autoestima”, afirmou.

Novas tecnologias para avançar o Ceará

Além da modernização de duas salas de cirurgia, o Governo do Ceará investiu na aquisição de um tomógrafo de última geração para o HGF. O novo aparelho possibilita a realização de cem tomografias por dia.

O tomógrafo computadorizado oferece a capacidade de realizar exames com resoluções extremamente detalhadas, permitindo imagem de alta qualidade. O novo equipamento, que funciona 24h, proporciona também maior celeridade aos procedimentos, permitindo maior conforto aos pacientes e menor tempo de espera.

O Governo do Ceará investiu, ao todo, R$ 8 milhões nos novos equipamentos para o HGF, contemplando as Salas Inteligentes no Centro Cirúrgico e o serviço de tomografia computadorizada.

Novo tomógrafo permite diagnóstico mais rápido, essencial para a redução de complicações em patologias de emergência, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) | Foto: José Wagner (Vice-governadoria)