Deep linking
O que é deep linking?
Deep linking é a prática de enviar usuários diretamente para um destino específico dentro de um app, sem direcioná-los a uma página inicial genérica ou um site mobile.
Os deep links funcionam de forma muito semelhante aos links da web – quando clicamos neles, somos levados a um artigo ou a uma página específica dentro de um site. A diferença é que, no contexto mobile, esse links nos levam a um conteúdo dentro de um aplicativo.
Por exemplo, vamos supor que você tenha uma campanha no Facebook, onde você promove uma oferta de 20% para um par de tênis…
- Sem os deep links, os usuários clicariam no anúncio, seriam enviados à página inicial do seu app e teriam que tentar encontrar a oferta sozinhos.
- Com os deep links, quando os usuários clicam no anúncio, eles são enviados diretamente para o destino certo dentro do seu app, onde eles podem acessar a oferta e comprar os tênis – sem precisar pesquisar nada!
Assim, podemos identificar claramente qual é a melhor experiência que tem uma maior probabilidade de impulsionar uma venda.
Os deep links funcionam em praticamente qualquer campanha que possa incluir um link, como campanhas de SMS, QR code, e-mail, web, etc.
O que é deferred deep linking?
Você pode estar se perguntando o que acontece quando um usuário ainda não tem o seu aplicativo instalado.
Aqui entra o deferred deep linking. Essa tecnologia permite que os usuários que ainda não baixaram o seu app façam uma parada rápida em uma loja de aplicativos para fazer o download antes de seguir em frente para o conteúdo desejado.
Por que os deep links são importantes?
Essa é uma tecnologia essencial para o seu kit de marketing, por alguns motivos:
- Ela proporciona uma experiência melhor e mais segura aos seus usuários
- Ela gera um aumento em conversões e impulsiona a retenção (reduzindo o risco de churn)
- Os deep links são facilmente mensuráveis, fornecendo insights granulares
Os deep links criam uma experiência simples e direta, fundamental para melhorar a performance das suas campanhas de aquisição de usuários, engajamento e reengajamento.
Se você quiser saber como os deep links são usados em diferentes empresas, veja esse blog post (disponível em inglês).
Como configurar o deep linking
A configuração de deep links varia de acordo com o sistema operacional.
No iOS, é necessário especificar um esquema de URL personalizado para Universal Links. Já no Android, é necessário configurar App Links.
Pode saber mais sobre a configuração desses tipos de link, veja nosso blog post sobre Universal Links e App Links.
Há uma outra forma de implementar essa tecnologia, que é através de um esquema URI personalizado. No entanto, essa é uma opção menos segura e menos utilizada do que os Universal Links e App Links.
Como adicionar deep links à sua campanha de marketing
Os deep links são essenciais para as suas campanhas de marketing – mas como você pode configurá-los (e será que você precisa de um desenvolvedor)?
A boa notícia é que a maioria das MMPs oferece um gerador de deep links bastante simples que cria um link com base em qualquer experiência (referral-to-app, social-to-app, etc.).
Para saber mais sobre como implementá-los, veja o capítulo seis do nosso guia de deep linking.
Deep linking com a AppsFlyer
Criar (e mensurar) deep links com a AppsFlyer é extremamente simples e pode ser feito sem a ajuda de um desenvolvedor.
Depois de se cadastrar e instalar nosso SDK no seu app, você pode acessar nosso conjunto de ferramentas de deep linking e experiência do cliente.
Lá, basta seguir o passo a passo de configuração, que inclui:
- Seleção de uma experiência do usuário
- Configurações gerais
- Configurações específicas da experiência
- Configurações de deep linking e redirecionamentos
- Configurações de parâmetros adicionais
Feito isso, você terá um deep link que pode ser usado na sua campanha. Seus resultados serão exibidos no dashboard de visão geral.
Para mais informações sobre o deep linking com a AppsFlyer, veja o artigo em nosso centro de ajuda.