Em uma das mais relevantes premiações do mundo na área de tecnologia e realidade virtual, egressos da Universidade de São Paulo se destacaram ao contribuir em um projeto que oferece uma nova perspectiva ao treinamento de equipes médicas de UTIs neonatais.
Legenda: Equipe responsável pelo XR Babyleo. Philippe Bertrand (CCO da VirtualSurg, fileira de trás à direita). Fileira de trás, à esquerda: Renan Alves (Bacharel em Engenharia Elétrica pela EP/USP). Na fileira da frente, da esquerda para direita: Lucas Sallaberry (Bacharel em Ciências Moleculares e Mestre em Engenharia da Computação pela EP/USP), Allan Amaral Tori (Mestrando em Engenharia da Computação pela EP/USP), Elen Collaço de Oliveira (CTO e Co-fundadora, Doutora em Engenharia da Computação Poli USP – PPGEE), Tomás Francisco Barbosa Ramos (XR Developer, Bacharel em Engenharia da Computação Poli-USP), Caio Mamede (artista 3D, graduado em arquitetura pela FAU e ex-aluno do IFUSP).
No início deste mês, o projeto Dräger Virtuo XR Babyleo conquistou o Prêmio Obsidian AIXR Awards, destinado a projetos de inovação e avanço tecnológico em realidade estendida (XR). Na equipe premiada, cinco egressos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo colaboraram para o desenvolvimento de um treinamento imersivo autônomo para equipes médicas de UTIs de bebês prematuros. Renan de Araújo Alves (bacharel em Engenharia Elétrica), Ellen Collaço de Oliveira (doutora em Engenharia da Computação), Lucas Sallaberry (bacharel em Ciências Moleculares e mestre em Engenharia da Computação), e Tomás Francisco Ramos (bacharel em Engenharia da Computação) atuaram ao lado de Caio Mamede, egresso graduado em Arquitetura e Urbanismo pela nossa Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e outros profissionais e alunos da universidade, como o mestrando em Engenharia da Computação Allan Amaral Tori.
Nessa simulação em XR, equipes médicas de UTIs de bebês prematuros podem realizar um treinamento imersivo, através de situações realistas, para aprimorar seu trabalho na análise de casos clínicos, tomada de decisões em situações de emergência e trabalho em equipe. Neste treinamento também são desenvolvidas competências emocionais necessárias para uma comunicação empática e compreensiva para com pais e responsáveis que acompanham os bebês nesse período de cuidado especializado. O projeto foi desenvolvido pelos egressos por meio de uma parceria entre as empresas Dräger Canadá e VirtualiSurg, que atuam na área de tecnologia médica e segurança ao redor do mundo.
O reconhecimento proposto pelo AIXR Awards, uma das maiores premiações internacionais na área de realidade virtual e estendida, demonstra a crescente relevância do aperfeiçoamento socioemocional do trabalho médico, assim como os brilhantes caminhos que nossos egressos vêm trilhando para contribuir de forma positiva e significativa com a sociedade através da ciência e da tecnologia. O treinamento proposto pelo Dräger Virtuo XR Babyleo oferece novas possibilidades para revolucionar a educação médica e torná-la cada vez mais segura, prática e humanizada.
O Escritório Alumni USP parabeniza Renan Alves, Lucas Sallaberry, Tomás Ramos e Caio Mamede pelo trabalho desenvolvido e pela premiação, e deseja boa sorte na continuidade de suas pesquisas e contribuições.
Texto por Ana Beatriz Marka Fraga Moreira