• Nádia Alcalde

    Apaixonada por vinhos, Nádia Alcalde é jornalista, sommelière e consultora. Escreve sobre o universo da bebida, antenada com lançamentos, tendências e notícias..

Vinho chileno de Cabernet Sauvignon é eleito o melhor do mundo em 2024

Publicado em 02/12/2024 às 12h45
Vinho chileno Don Melchor

O Don Melchor é produzido no Chile apenas com uvas Cabernet Sauvignon. Crédito: Don Melchor

Historicamente, os vinhos do Velho Mundo (oriundos de países da Europa) carregam a fama de serem melhores por conta de toda a tradição vitivinícola envolvida em sua produção e também do seu terroir, mas as coisas vêm mudando bastante - e os holofotes, desta vez, estão todos no Chile.

É que o número um do ranking de melhores vinhos do mundo recém-divulgado pela renomada revista inglesa Wine Spectator é um rótulo chileno: o Don Melchor da safra 2021, 100% Cabernet Sauvignon.

A Wine Spectator é uma publicação que divulga a lista dos melhores vinhos do planeta desde 1988, e até então foram mais de 10.500 exemplares avaliados, levando em conta a qualidade, o valor, a disponibilidade e a forma como o vinho se posiciona no mercado com outros críticos e consumidores.

No Brasil, o Don Melchor é bastante conhecido, pois está ligado a uma grande vinícola, a Concha Y Toro - que arrisco dizer ser a mais famosa vinha do Chile ou pelo menos a mais visitada pelos turistas brasileiros.

Muita gente questiona as pontuações de ranking, e até já falamos sobre isso aqui na coluna, mas há muito o que se considerar sobre o mercado quando um destaque como esse vai para um vinho do Chile e a lista contempla ainda outros sete vinhos da América do Sul (veja lista abaixo). Dos Estados Unidos, também representando o Novo Mundo, há um Zinfandel, uva muito usada para vinhos mais em conta e conhecida por seu ligeiro açúcar residual.

Se pensarmos em tudo o que está por trás de cada rótulo, eu diria que estamos vivendo o momento dos vinhos mais flexíveis, produzidos a partir de vinhedos com muita inovação e tecnologia envolvidos.

As mudanças climáticas estão fazendo com que o cenário vitivinícola se adapte e com isso outras regiões entreguem um melhor resultado. Os vinhos do Novo Mundo, na verdade, já lidam com isso há tempos.

O Don Melchor é um ícone chileno produzido em Puente Alto, que se consolida como principal terroir de Cabernet Sauvignon do Chile e abriga outras vinícolas, como Almaviva e a Chadwick. O que faz dos vinhos dessa região grandes destaques é justamente a consistência da qualidade, ano após ano, mesmo com safras mais desafiadoras, porém sempre competindo de igual para igual com os melhores vinhos do planeta.

A safra 2021 do Don Melchor ainda não está disponível na Grande Vitória e deve chegar ao mercado em breve, com a garrafa custando na faixa de R$ 1.300.

Vinhos da América do Sul no ranking da Wine Spectator 

  • Don Melchor - Cabernet Sauvignon | Puente Alto Vineyard (1ª posição)
  • Kaiken Ultra - Malbec | Mendoza (30ª posição)
  • VIK Millahue Calla | Valle de Cachapoal (36ª posição)
  • Viña Cobos Cocodrilo - Corte | Mendoza (39ª posição)
  • Viña Tabali Sauvignon Blanc Limarí Valley Vetas 2023 (58ª posição)
  • Viña Mayu Syrah Elquí Valley Gran Reserva Don Mauro Vineyard 2021 (64ª posição)
  • Bodega Mil Suelos Estancia Uspallata Igneo Mendoza 2020 (87ª posição)

Este vídeo pode te interessar

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de HZ.

A Gazeta integra o

Saiba mais
chile Gastronomia opinião vinhos
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível