Um processo que sempre preocupa os motoristas no Brasil é a renovação da carteira de habilitação. O tema amplamente debatido e sempre em alta foi reavaliado pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e passará por alterações a partir de 2025, principalmente em relação à duração e validade da CNH.
O que vai mudar na renovação da CNH?
A principal alteração está relacionada ao prazo de validade da habilitação, estipulando um tempo necessário diferente para cada faixa etária renovar a CNH. Confira o que vai mudar para cada motorista:
Até 50 anos: o documento será válido por 10 anos;
De 50 a 69 anos: o documento será válido por 5 anos;
70 anos ou mais: o documento será válido por 3 anos.
O novo regulamento também incluirá descontos na taxa de renovação da CNH para condutores com mais de 50 anos.
Além disso, boatos sobre uma alteração na categoria B da CNH foram amplamente debatidos nas redes sociais, com uma mudança que criaria uma subdivisão para motoristas que dirigem exclusivamente carros automáticos. Porém, esta mudança não foi confirmada, tratando-se na verdade de um projeto de lei que circula na Câmara dos Deputados desde 2017, sofrendo diversas emendas, mas sem qualquer conclusão até o momento.
LEIA TAMBÉM
O que é a aliança contra a fome proposta pelo Brasil no G20?
O que a serpente arbórea marrom come?
Quais os requisitos para retirar a CNH Social?
Para participar do programa o candidato deve cumprir alguns requisitos, em que alguns detalhes podem variar em cada estado. Porém, em linhas gerais, para se inscrever, o candidato deve:
- Possuir CPF e RG;
- Ser maior de 18 anos;
- Ter uma renda familiar de até dois salários mínimos;
- Possuir habilidades de leitura e escrita;
- Estar desempregado por pelo menos um ano;
- Ser ou ter sido aluno da rede pública, com bom desempenho acadêmico;
- Estar inscrito no CadÚnico.
Além disso, durante o processo de inscrição, o candidato precisará comprovar sua baixa renda e seu endereço, e atender a possíveis outros critérios que possam ser diferentes em cada estado.
LEIA MAIS