Manter os cabelos fortes e saudáveis é um processo constante que exige cuidados diários - em sua maioria, que começam de dentro para fora, já que os fios refletem diretamente nossa saúde interna. Problemas como a queda de cabelo podem sinalizar desequilíbrios nutricionais ou até questões emocionais.
Segundo a médica tricologista Romana Novais, a biotina, ou vitamina B7, pode ser uma grande aliada na rotina de cuidados capilares, pois estimula a produção de queratina necessária para a saúde do cabelo, além de promover a hidratação. "Em alguns casos, a deficiência de biotina pode agravar a queda de cabelo, sendo a suplementação uma solução viável, desde que monitorada por um profissional de saúde", afirma.
Para quem busca incluir biotina de forma natural, alguns alimentos são excelentes fontes da vitamina. “Ovos, especialmente a gema, são ótimos para a saúde capilar, mas devem ser consumidos cozidos para evitar interferências na absorção da biotina. Além disso, alimentos como nozes, amêndoas, abacate, salmão, batata-doce, brócolis e fígado são recomendados para enriquecer a dieta com essa vitamina, promovendo cabelos mais fortes e saudáveis", explica a médica.
Romana adverte, no entanto, que a suplementação de biotina deve ser feita com cautela. “É segura na maioria dos casos, mas não deve ser tomada sem acompanhamento médico. Somente um profissional pode definir a dosagem correta e checar condições pré-existentes”, orienta. A biotina em excesso pode interferir em exames laboratoriais, como os de tireoide e cardíacos, além de exigir precauções especiais em casos de doenças renais, hepáticas ou uso de medicamentos específicos.
Além dos suplementos e alimentos, os produtos capilares com biotina, como shampoos e tônicos, também são ótimos aliados para cuidar dos fios. “Esses produtos atuam localmente e são eficazes para melhorar a aparência e textura do cabelo, reduzindo a quebra e dando mais brilho”, pontua Romana. O uso de produtos com biotina deve ser combinado com uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, pois o cuidado capilar depende tanto de práticas externas quanto de uma boa saúde interna.
Todos os produtos apresentados na Vogue são selecionados de forma independente por nossos editores. No entanto, quando você compra algo por meio de nossos links, podemos ser remunerados via comissão. Os preços foram verificados na publicação deste conteúdo. Preços e disponibilidade estão sujeitos à variação.