Os casamentos da realeza sempre conquistaram interesse e curiosidade do público. Alguns detalhes, como o vestido da noiva e as alianças, acabam ganhando mais atenção e ditando tendências, mas a verdade é que todas as minúcias de um matrimônio real são carregadas de significado.
O bolo de casamento, por exemplo, foi popularizado durante o reinado da rainha Victoria. Quando a monarca se casou com o príncipe Albert de Saxe-Coburgo-Gota, em 1840, o bolo do casal pesava mais de 130 quilos e era decorado com bustos da rainha e seu futuro consorte, de acordo com registros oficiais da família real britânica. Ele ainda era coberto com glacê branco que simbolizava a virgindade e o poder aquisitivo, já que na época o glacê puro branco era excepcionalmente caro.
Um pedaço do bolo de casamento de Victoria foi até mesmo preservado para a posteridade. Em 2016, o colecionador David Gainsborough Roberts vendeu uma fatia com mais de um século de idade por £ 1.500 (mais de R$ 11 mil na cotação atual) em um leilão. Embora a maioria concorde que um bolo de 184 anos dificilmente seja a coisa mais apetitosa do mundo, os descendentes da rainha mantêm viva a tradição de impressionar o mundo com seus bolos de casamento.
A seguir, sete bolos de casamento icônicos da história da realeza britânica.
1. Princesa Eugenie e Jack Brooksbank (2018)
Sophie Cabot criou este bolo para celebrar o casamento da princesa Eugenie de York com Jack Brooksbank, em 12 de outubro de 2018, em Windsor, na Inglaterra.
2. Príncipe Harry e Meghan Markle (2018)
Claire Ptak, da padaria Violet Cakes, sediada em Londres, fez este bolo para o casamento real de Meghan Markle com o príncipe Harry, em 19 de maio de 2018, em Windsor, na Inglaterra. Meghan conheceu Ptak, que também é californiana, anos antes do casamento, quando ela tinha um blog de estilo de vida chamado The Tig.
3. Príncipe William e Kate Middleton (2011)
Fiona Cairns foi a responsável por preparar o bolo da celebração do casamento do príncipe William e Kate Middleton, em 2011.
4. Rei Charles III e rainha Camilla (2005)
Para o seu segundo casamento, o agora rei Charles III confiou à padeira galesa Etta Richardson a missão de preparar o bolo. O então príncipe de Gales se encantou pelo bolo de frutas de Etta durante uma visita real e pediu que ela o fizesse especialmente para a celebração de sua união com Camilla Parker-Bowles.
5. Rei Charles III e princesa Diana (1981)
O rei Charles e a princesa Diana, então Lady Diana Spencer, tiveram 27 bolos de casamento para seu dia especial. O bolo retratado acima era o bolo "oficial". As Forças Armadas Navais Reais prepararam a confeitaria ao longo de 14 semanas.
6. Princesa Anne e Mark Phillips (1973)
A confeitaria Audrey foi a responsável pelo bolo de casamento de Anne, a princesa real, com Mark Phillips, em 14 de novembro de 1973. O topo do bolo em forma de cavalo era uma referência ao amor da princesa pelos esportes equestres.
7. Rainha Elizabeth II e príncipe Philip, duque de Edimburgo (1947)
Na foto, Fredrick Schur, o confeiteiro chefe da McVities & Price, está ao lado do bolo de casamento da rainha Elizabeth II, em 1947. Na época, o Reino Unido ainda estava sob racionamento alimentar por conta da Segunda Guerra Mundial. Então, Elizabeth foi obrigada a obter uma permissão especial para servir o bolo, que tinha quase três metros de altura e pesava mais de 200 quilos.
Canal da Vogue
Quer saber as principais novidades sobre moda, beleza, cultura e lifestyle? Siga o novo canal da Vogue no WhatsApp e receba tudo em primeira mão!