Este ano, nenhum item de moda ganhou as manchetes como os Sambas, modelo-sensação da Adidas. Eles estavam em todos os lugares até se tornarem populares demais, levando algumas pessoas a vendê-los, algumas a enterrá-los em seus guarda-roupas e algumas a ignorar a tendência e usá-los de qualquer maneira.
Em compensação, as tendências de tênis que definiram a segunda metade deste ano - e aquelas previstas para a próxima - sugerem que muitas pessoas estão se esforçando para designs anti-mainstream. Em um esforço para evitar outra situação de saturação do Samba, os fashionistas da nova geração começaram a personalizar os tênis com pingentes, correntes, fitas e cadarços coloridos, ou desenterraram modelos nostálgicos menos conhecidos como uma alternativa aos que estão sob os holofotes.
Claro, houve uma lista de modelos cults que, como Sambas, foram usados pelo que parece ser cada celebridade e fashionista. Sem nenhuma ordem específica: Onitsuka Tiger Mexico 66s, Puma Speedcats e vários modelos New Balance (9060s, 530s, 574s e versões em colaboração de Aimé Leon Dore) foram populares este ano. E acredite que as multidões na turnê de reunião do Oasis no próximo ano estarão dando dois passos em tênis Adidas inspirados em Gallagher (Liam Gallagher colaborou com a marca em várias versões de Spezials).
Outras previsões: o retorno dos tênis de skate que "poderiam ter sido roubados do quarto do irmão mais velho do seu melhor amigo em 2002, roubados do lado do Playstation 2 dele", como a jornalista Daisy Jones observou recentemente. Com base na onipresença da inteligência artificial e das inovações materiais, prevejo que alguns elementos tecnológicos também serão adicionados à mistura. Junto com uma obsessão contínua com tênis da tendência gorpcore (Salmons, Hokas, Merrells, Vibrams e Asics continuam dominando aqui). Claro que também haverá uma lista infinita de colaborações. Continue lendo para descobrir seis tendências de tênis para ficar de olho em 2025.
Parcerias, parcerias, parcerias
As colaborações sempre foram uma ferramenta poderosa na indústria dos tênis, com os modelos mais cobiçados sendo vendidos a preços inflacionados em sites de revenda muito depois do lançamento inicial. Este ano viu sucesso contínuo para as parcerias em andamento entre Wales Bonner e Adidas e Miu Miu e New Balance. Com mais marcas entrando na onda a cada momento, espere que 2025 siga firme e forte quando o assunto são parcerias.
Voltando no tempo
O sucesso dos tênis dos últimos anos foram impregnadas de nostalgia. Os tênis do passado que estão prestes a retornar? Os Shox da Nike, que referenciam os anos 2000 – como Daisy disse, o “anti Samba”, que foram reinterpretados por Martine Rose – Air Max 95 e 97 (os tênis favoritos entre os fãs de rave durante meus anos de faculdade), assim como os Air Max 1 e Converse. Meu colega Daniel Rodgers e eu também discutimos se ele deveria trazer de volta seus Balenciaga Triple Ss (é verdade que eles têm apenas sete anos, mas ainda parecem meio nostálgicos) ou se eles ainda são muito sérios.
O que são essas coisas?
Meu antigo colega da Vogue, Alex Kessler, testou na estrada os tênis loafer 1906L da New Balance antes de seu lançamento no ano passado — um dos muitos "híbridos" de tênis que entraram no bate-papo em 2024. Em outro lugar, Cecilie Bahnsen lançou Mary Janes esportivos por meio de sua colaboração com a Asics e Simone Rocha, misturando bailarinas com solas tratoradas, enquanto a Salomon revelou uma versão mule sem costas de sua silhueta XT-4, feita em colaboração com a MM6 Maison Margiela. A Salomon também uniu forças com Sandy Liang para criar tênis com fitas coquetes — que exploraram a tendência de personalização de adicionar pingentes, correntes e joias que dominou as redes sociais. Este é um movimento que Molly Rooyakkers, fundadora do perfil Style.Analytics no Instagram, diz que pode fazer "um item popular parecer pessoal".
Estilo skatista
Os tênis skatistas estão de volta. No entanto, os tênis skatistas considerados "fofos" não devem atingir o status de Samba – isso arruinaria seu charme. A antítese das silhuetas aerodinâmicas que dominaram ultimamente, esses tênis grossos e espumosos são chamativos, ousados e descarados. É preciso o estilo certo para usá-los; eles não são para todos. A Vans, no entanto, pode estar destinada ao apelo de massa: vi um aumento notável, com modelos usados pelo mesmo público que foi o primeiro a endossar dos Sambas.
À la chuteiras
“Com a Eurocopa feminina chegando no meio de 2025, prepare-se para ver ainda mais tênis inspirados no futebol em todos os lugares”, afirma Rachel Makar, diretora sênior de merchandising da StockX. A febre do futebol já tomou conta da moda durante a Eurocopa masculina – camisas de futebol e cachecóis se tornaram um acessório de estilo fora do campo – então prepare-se para 2.0 no próximo verão. Ao mesmo tempo, o Oasis estará em sua turnê de retorno – o pop britânico também está, é claro, intrinsecamente ligado à cultura do futebol – então prepare-se para ver os fãs arrasando com tênis de três listras (e parkas, e cortes mod…).
Gorpcore nível avançado
Gorpcore não é mais uma tendência – é um estilo de vida. Eu ouvi muitas conversas sobre looks desse estilo no meu bairro no leste de Londres, distribuídas por caras vestidos com calças Gramicci paraquedas, cardigans Beams e algum tipo de impermeável; andando por aí com uma bolsa ARCS pendurada no corpo. Eles anseiam por tênis como Salomons, Merrells, Hokas e Asics – o último dos quais superou a maioria das marcas de tênis de corrida de acordo com Emily Minea, diretora de merchandising da GOAT, que o apelida de "a marca de corrida indefinida definitiva". Eu também ouvi alguns moradores de Hackney discutirem a ideia dos Vibram V-Trails e me perguntei se eles estariam interessados nos tênis Tabi, caso eles entrassem no mainstream além de Margiela – Molly prevê que os detalhes dos dedos podem ganhar força em 2025.